Veja quais são os quatro maiores prêmios de fotografia do mundo!

0 4.955

O trabalho de um fotógrafo, além da possibilidade óbvia de ser remunerado, poder se dedicar exclusivamente a se aperfeiçoar tecnicamente e também melhorar seu equipamento como um todo, dá a chance do profissional ter seu trabalho reconhecido por um grande grupo de admiradores e também especialistas de fotografia, lhe rendendo até prêmios de fotografia pelos seus trabalhos.

E, afinal de contas, quem não gosta de notar que os seus esforços estão sendo recompensados com reconhecimento e felicitações por um conjunto de obras ou, em outros casos, por ter percebido e retratado de maneira única um momento que ficará marcado na história?

É sobre exatamente isso que esse texto vai falar a partir de agora, mostrando quais são os quatro prêmios de fotografia que, somente de ouvir e ter uma pequena noção de suas dimensões mundiais, com certeza os fotógrafos e apaixonados pela arte darão verdadeiros suspiros ao se imaginarem no lugar mais alto do pódio:

Prêmio Pulitzer de Fotografia

Maiores prêmios de fotografia do mundo

Pode não ser aquele com a maior dimensão em caráter geográfico, já que a eleição engloba apenas os fotojornalistas que trabalham em meios de comunicação norte-americanos, porém possui um glamour tamanho em volta de sua existência que, naturalmente, acaba fazendo parte desse grupo seleto.

Existindo desde 1980 e levando como nome uma homenagem ao histórico jornalista político e investigativo Joseph Pulitzer, a premiação envolve diversas votações que englobam categorias artísticas e jornalísticas, estando dentre uma delas o fotojornalismo.

O prêmio de fotografia da edição 2015 ficou com o freelancer do The New York Times Daniel Barehulak por seu trabalho de cobertura feito no continente africano, onde retratou os efeitos devastadores do Ebola.

Sony World Photography Awards

Maiores prêmios de fotografia do mundo

Em quantidade de participantes e, consequentemente, amplitude de julgamento, o Sony World Photography Awards pode ser tranquilamente considerado como o mais abrangente prêmio de fotografia do planeta.

Composto por nove jurados e com a chancela da Sony e da World Photo Organisation, a competição envolve 15 categorias profissionais (onde geralmente são analisadas séries fotográficas e não trabalhos individuais), 10 categorias abertas a imagens em separado, três categorias para crianças fotógrafas de 12 a 19 anos, uma categoria para estudantes de fotografia e uma votação para a melhor imagem da terra natal entre mais de 50 países concorrentes.

A foto mostrada acima é de Wilson Lee, vencedor da categoria Sorriso na edição 2015 da premiação.

World Press Photo

Maiores prêmios de fotografia do mundo

Em uma lista que consta os prêmios de fotografia mais importantes do mundo é simplesmente inimaginável deixar de citar o World Press Photo, já que ele pertence a uma das mais respeitadas (senão a mais respeitada) organizações de fotojornalismo do mundo. Fundada no ano de 1955 em Amsterdã, na Holanda, é a reunião dos maiores e mais conceituados especialistas da área, algo que torna ainda mais valoroso para quem tem a honra de se premiado.

Os principais patrocinadores do prêmio são a Dutch Postcode Lottery (empresa que administra a loteria holandesa) e a Canon, mostrando ainda mais a real dimensão de sua importância no mundo da fotografia.

Na principal categoria (World Press Photo of the Year), o dinamarquês Mads Nissen faturou a edição 2015 retratando um momento de intimidade entre o casal gay Jon e Alex no apartamento dos dois em São Petesburgo, na Rússia.

A imagem buscava fazer um paralelo com o clima de tensão entre homossexuais e pessoas contrárias a questão, algo que inclusive aumentou significativamente o número de agressões e mortes de gays por assassinatos violentos no país.

Prêmio ISPWP

prêmios de fotografia

Esse tipo de premiação altamente específico também pode estar entre os maiores feitos de um profissional que trabalha com fotografia principalmente pelo alto índice de concorrência existente no ramo de fotógrafos especializados em casamentos.

Com um sistema criterioso de avaliação, a International Society of Professional Wedding Photographers (Sociedade Internacional de Fotógrafos Profissionais de Casamento) avalia primeiramente a capacidade do requerente em se afiliar a sociedade para, depois disso, ter o direito de participar do concurso.

Devido as variações de decoração e outros aspectos (iluminação do ambiente, clima etc) que influenciam nas fotos, foram criadas quatro edições anuais do concurso, uma para cada estação do ano de acordo com o calendário do Hemisfério Norte.

Na última edição realizada, válida pela primavera de 2015, o italiano Daniele Vertelli venceu pelo seu trabalho feito em um casamento na cidade de Florença, na Itália.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.