O Matte Box e um acessório de câmera muito importante, mas que muita gente mal sabe para o que ele serve, então eu resolvi explicar quais são as suas funções. ...
O Matte Box e um acessório de câmera muito importante, mas que muita gente mal sabe para o que ele serve, então eu resolvi explicar quais são as suas funções. ...
O Matte Box e um acessório de câmera muito importante, mas que muita gente mal sabe para o que ele serve, então eu resolvi explicar quais são as suas funções.
O Matte Box é utilizado na extremidade da lente para bloquear as luzes indesejáveis, como a luz direta do sol ou de alguma outra fonte luz, impedindo o brilho e a refração, o famoso lens flare, que são aqueles reflexos formados em cada lente da objetiva, formando figuras geométricas como hexágonos e círculos. O Matte-Box possui um conjunto e barndoors (lâminas que na maioria das vezes são feitas em alumínio) e máscaras específicas para os determinados ângulos de cada lente. Muitas pessoas podem falar que este acessório é um “Para Sol”, este conceito não está errado, só que é um“Para Sol” muito mais sofisticado e com mais recursos e ajustes. Outro recurso muito importante do Matte-Box é que ele também é um suporte para filtros, tanto de correção como os de efeito. Os filtros utilizados são totalmente diferentes dos filtros circulares. Os filtros utilizados no Matte Box, são filtros quadrados e retangulares que apesar dos seus formatos, o Matte Box tem um dispositivo rotatório que permite girar o filtro 360°, recurso muito utilizado com os filtros polarizadores. Os tamanhos padrões dos filtros são: 4 X 4/4 X 5/4 X 5.650/5 X 6 e 6.6 X 6.6. Estes filtros são de altíssima qualidade ótica e as marcas “Tiffen” e “Lee” são as mais respeitadas do mercado. Espero ter tirado as dúvidas a respeito deste acessório de câmera. O meu próximo post será sobre outro acessório muito importante o “Follow Focus”.
Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras.
Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo.
Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam".
Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal:
“Ottica Art Magazine! ”