Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Matte Box ! Mas para que serve este acessório?

Matte Box ! Mas para que serve este acessório?

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
8
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O Matte Box e um acessório de câmera muito importante, mas que muita gente mal sabe para o que ele serve, então eu resolvi explicar quais são as suas funções.

O Matte Box é utilizado na extremidade da lente para bloquear as luzes indesejáveis, como a luz direta do sol ou de alguma outra fonte luz, impedindo o brilho e a refração, o famoso lens flare, que são aqueles reflexos formados em cada lente da objetiva, formando figuras geométricas como hexágonos e círculos. O Matte-Box possui um conjunto e barndoors (lâminas que na maioria das vezes são feitas em alumínio) e máscaras específicas para os determinados ângulos de cada lente. Muitas pessoas podem falar que este acessório é um “Para Sol”, este conceito não está errado, só que é um“Para Sol” muito mais sofisticado e com mais recursos e ajustes.  Outro recurso muito importante do Matte-Box é que ele também é um suporte para filtros, tanto de correção como os de efeito. Os filtros utilizados são totalmente diferentes dos filtros circulares. Os filtros utilizados no Matte Box, são filtros quadrados e retangulares que apesar dos seus formatos, o Matte Box tem um dispositivo rotatório que permite girar o filtro 360°, recurso muito utilizado com os filtros polarizadores. Os tamanhos padrões dos filtros são: 4 X 4/4 X 5/4 X 5.650/5 X 6 e 6.6 X 6.6.  Estes filtros são de altíssima qualidade ótica e as marcas “Tiffen” e “Lee” são as mais respeitadas do mercado. Espero ter tirado as dúvidas a respeito deste acessório de câmera. O meu próximo post será sobre outro acessório muito importante o “Follow Focus”.

Abraços a todos!

Fernando Rozzo

 

Matte Box
Matte Box
Matte Box com os seus "Barndoor"
Matte Box com os seus “Barndoor”
Sistema de ajuste do "Barndoor"
Sistema de ajuste do “Barndoor”
Os filtros utilizados no Matte Box.
Os filtros utilizados no Matte Box.
As molduras do Matte Box para os filtros.
As molduras do Matte Box para os filtros.
Os slots (baias) do Matte Box para as molduras dos filtros.
Os slots (baias) do Matte Box para as molduras dos filtros.
HDSLR equipada com Matte Box, Follow Focus e Shoulder Mount.
HDSLR equipada com Matte Box, Follow Focus e Shoulder Mount.

Post anterior

Conheça as Câmeras de ação Garmin para encarar a GoPro !

Próximo post

Conheça a Canon 5Ds por dentro

O Autor

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras.
Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo.
Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam".
Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal:
“Ottica Art Magazine! ”