É muito importante ter o domínio do lado técnico das fotografias urbanas. Afinal, se você não entender a sua câmera, você não será capaz de por as dicas a seguir em prática.
Porém, são as dicas não tão técnicas assim – é o pensar além da câmera – que pode te ajudar a se destacar entre o mundo das fotografias urbanas. Confira algumas delas:
1. Seja espontâneo
Ao sair às ruas para fotografar, é comum analisar demais para evitar cortar pernas, não compor bem a imagem, ou não estragar uma foto por acidente. É claro que esses problemas técnicos devem ser levados em consideração, mas perder energia pensando nessas coisas pode acabar com a sua capacidade de capturar aqueles momentos incríveis que aparecem rapidamente na sua frente.
Por isso, tente desligar o lado analítico do seu cérebro quando for sair para fazer fotografias urbanas. Curta o processo e gaste o seu tempo procurando por assuntos interessantes e pela luz correta.
Permita-se ser espontâneo e transmita essa espontaneidade nas suas fotografias. Deixe seus instintos dominar a sua Câmera Fotográfica. Quanto mais você treiná-los, melhor fotógrafo você vai ser.
2. Desacelere e observe
Não há motivo para ter pressa quando você for fazer suas fotografias urbanas. Ter pressa nessa processo pode te atrapalhar na hora de observar o que te cerca. E comum encontrar fotógrafos que chegam em um lugar e, por não ver nada de interessante imediatamente, partir para o próximo local sem dar a devida chance ao primeiro.
Cenas e lugares mágicos não aparecem do nada. Geralmente, todos os locais que você visitar vai ter algo interessante para o campo das fotografias urbanas. É só você parar e olhar mais uma vez.
3. Não tenha medo de fazer fotografias urbanas ruins
Fotografar despreocupado pode te render muitas fotografias ruins, mas também pode gerar imagens incríveis e interessantes. Fotografe sem pensar se as pessoas vão entender o que foi retratado. Fotografe para você.
4. Perceba a luz
Quanto mais calma você tiver na hora de fazer fotografias urbanas, mais você vai reparar nos detalhes do seu entorno. E isso vai fazer você entender melhor a iluminação que você tem à disposição e, consequentemente, vai saber trabalhá-la melhor. A luz dita ao fotografo como a cena vai ficar na câmera, então você precisa prestar atenção na sua intensidade, de onde ela vem e como ela incide nos elementos da fotografia.
5. Repare as pessoas de longe
Fotografias espontâneas de pessoas na rua são o coração das fotografias urbanas. Quando você para para reparar ao seu redor, vai conseguir capturar várias cenas interessantes de pessoas. Você vai conseguir retratar as interações entre elas e pode conseguir contar uma história através da as imagem.
6. Seja consistente
Consistência é a chave das suas fotografias urbanas. As habilidades para fazer imagens desse tipo são difíceis de serem dominadas e é fácil ficar enferrujado se você não praticar. Por isso, tente criar um cronograma consistente de sessões de fotografia.
7. Expressão, gesto e emoção
A fotografia serve para mostrar emoção a quem vê. Capturar gestos e expressões nas pessoas na rua é uma maneira extremamente importante de se atingir isso. Afinal, a superfície é importante na fotografia, mas o que está por trás dela é mais ainda.
8. Livros sobre fotografia
Procure por inspiração fora do seu próprio trabalho. Compre livros sobre fotografias urbanas para se especializar também teoricamente. Isso vai te ajudar a ter mais ideias na hora de realizar uma sessão de fotos.
O que achou das dicas? Já costumava utilizá-las em suas sessões de fotos? Tem alguma sugestão? Compartilhe duas ideias com a gente nos comentários!