Enquanto umas companhias parecem reduzir as suas áreas de atuação no momento delicado que passa a economia global como é o caso da Olympus e a negociação da divisão fotográfica, outras empresas parecem estar em plena ampliação de suas atividades como é o caso da também japonesa Canon. Segundo informação do portal DPReview, a parceria com a empresa do mercado de lançamento de satélites Rocket Lab renderá a Canon a possibilidade do lançamento de seu micro-satélite CE-SAT-IB para potencializar a capacidade de registros através de câmera de alta resolução da superfície do Planeta Terra.
Apesar da parceria com a Rocket Lab, quem fará o gerenciamento de todo o processo de lançamento previsto para acontecer no próximo dia 4 de julho na Nova Zelândia será a Spaceflight Inc., companhia baseada no estado norte-americana da Virginia que é especializada no tema.
A expectativa do Laboratório do Departamento de Sistemas de Satélite da Canon Electronics é de fazer com que o lançamento seja a experiência ideal para notar a reação das melhorias realizadas no equipamento em comparação a primeira versão do micro-satélite lançado em 2017, o CE-SAT-I.
“Esse lançamento é crítico para a Canon Electronics, pois estamos lançando um satélite onde nos melhoramos consideravelmente o desenvolvimento de componentes em comparação ao outro lançamento. A parceria com a Spaceflight nessa missão tem sido de grande ajuda e estamos esperando um lançamento bem-sucedido dos nossos satélites”, afirmou o executivo Nobutada Sako.
O lançamento do próximo dia 4 de julho deve ser apenas o primeiro de vários micro-satélites com câmera de alta resolução (baseada nos componentes da Canon EOS 5D Mark III com o telescópio Cassegrain 40cm em lentes de 3720 mm) lançados na parceria entre o fim desse ano e 2021.