Monitoração – O Monitor de Vídeo!

0 651

Hoje eu vou começar uma nova série de posts relacionados com a monitoração de vídeo, lembrando que eu também estou escrevendo  outra série de posts relacionados com os suportes e estabilizadores. Neste primeiro post eu vou descrever quais são as principais entradas e funções que um monitor de vídeo profissional e nos próximos posts eu vou escrever sobre o viewfinder, o monitor broadcast e os multi-monitores, então vamos lá!

Uma das principais funções dos monitores de vídeo além do enquadramento das cenas é o auxílio ao ajuste de foco, a quantidade de pixels existente em uma imagem de alta resolução como no HD, 2K, 4k, etc., atinge a cada dos milhares. No entanto, a quantidade de pixels existente no display LCD das câmeras é muito menor do que isso. Por isso, ajustar com precisão o foco utilizando o LCD é tarefa extremamente difícil pela falta de precisão. Já o viewfinder, apesar de possuir área menor, possui normalmente mais pixels (densidade maior), o que facilita essa verificação. No entanto, o melhor recurso, neste caso, é o uso de um monitor externo de vídeo, capaz de exibir imagens de alta resolução.

Monitor Externo 7" Polegadas - Monitor de Vídeo
Monitor Externo 7″ Polegadas

 

Mas como escolher o monitor de vídeo certo? Existem diversos tipos de monitores para uso nas câmeras que costumam ser mais caros, porém muita mais precisos e com várias funções facilitadoras e mais apuradas do que um monitor comum de TV. São recursos imprescindíveis para a verificação da qualidade da imagem que está sendo gravada. Um dos tipos básicos de monitores é o monitor de vídeo para gravações externas fora do estúdio, costumam ser de 5 a 21 polegadas, ficam localizados ao lado do diretor ou adaptados em cima da câmera

Monitores de vários tamanhos. - Monitor de Vídeo
Monitores de vários tamanhos.

 

Monitor 7" Pol. - Monitor de Vídeo
Monitor 7″ Pol.

 

. Nos estúdios ou na finalização (ilha de edição), pode existir além dos monitores para a edição um monitor maior, que a principal função é a verificação dos resultados da cor, da exposição, enquadramento e qualidade durante o trabalho. É também utilizado na finalização um televisor comum, conectado como monitor, com a finalidade de mostrar a imagem o mais próximo possível de como será vista pelo expectador e a verificação de eventuais cortes na imagem, principalmente em letreiros.Mas voltando para a escolha de um monitor, um item a ser verificado é a presença de conexões adicionais de entrada (áudio e/ou vídeo), úteis para monitorar mais de uma fonte de vídeo. Os tipos   de conexões mais frequentes são:

-RCA – (Recording Corporation of America) tipo de conector utilizado normalmente em cabos que transmitem sinal de vídeo e audio do tipo composto. Existe uma convenção de cor para este tipo de plug – amarelo – para diferenciá-lo dos plugs do mesmo tipo utilizados com sinal de Som. RGB(Red, Green, Blue) tipo de sinal em que as informações de cor são transmitidas de modo separado, em 3 sinais componentes, vermelho, verde e azul (o cabo que carrega este sinal possui um fio exclusivo para cada uma destas cores básicas). Estas cores são as cores básicas do modelo RGB.

Conectores RCA - Monitor de Vídeo
Conectores RCA

-HDMI – (High-Definition Multimedia Interface) conexão para áudio e vídeo em alta definição (HD)

 

Entrada HDMI - Monitor de Vídeo
Entrada HDMI

-SDI – (Serial Digital Interface) conexão para áudio e vídeo utilizada no segmento profissional em estúdios, conectando câmeras e gravadores de vídeo e áudio entre si ou com sistemas de edição. Também utilizada em alguns modelos de mixers de vídeo (switchers). Utiliza sem compressão que trafega através de cabos com conectores BNC. Cabos com este tipo de sinal não sofrem interferências (devido ao sinal ser digital), podendo ser construídos com considerável extensão (100 metros por exemplo). Cabos SDI podem transportar também, juntamente com o áudio e o vídeo, informações de Timecode, o que permite sincronizar diversos equipamentos conectados entre si.

Monitor com conexão SDI - Monitor de Vídeo
Monitor com conexão SDI

A maioria monitores utilizados em gravações externas trabalham tanto com baterias como ligados na rede elétrica (AC), uma dica importante e verificar o consumo e tempo de funcionamento quando o monitor alimentado por bateria.

 

Monitor alimentado por bateria. - Monitor de Vídeo
Monitor alimentado por bateria.

Os monitores também trazem funções muito importantes para auxiliar nos ajustes do foco e da exposição das cenas, tais como:

-Focus Peaking – É uma ferramenta que auxilia no foco, principalmente quando usado manualmente. Este recurso destaca as áreas que estão em foco com um contorno realçado nas cores vermelho, azul, amarelo e verde.

Monitor com Focus Peaking - Monitor de Vídeo
Monitor com Focus Peaking

-False colors – É um recurso que auxilia na exposição das cenas. Exibe a cena em cores que representam os níveis de luminosidade. Junto com o monitor  é fornecida uma tabela com as cores correspondentes a cada nível de exposição.

False Colors - Monitor de Vídeo
False Colors

-Waveform – O waveform é um instrumento de medição que faz a leitura dos valores de luminosidade conforme captados pelo sensor das câmeras e nos apresenta em gráficos. É o método mais seguro e preciso para ajustar a exposição.

Monitor com Waveform - Monitor de Vídeo
Monitor com Waveform

-Vector Scope – É outro instrumento de medição que auxilia na correção das cores, principalmente no ajuste do branco (white balance). Ele faz a leitura da fase das principais cores aditivas vermelho, verde e azul (R-G-B) e subtrativas amarelo, ciano e magenta (YL-CY-MG), mostrando em gráficos quais das cores devem ser  ajustadas.

Vectorscope - Monitor de Vídeo
Vectorscope
Monitor com Vectorscope - Monitor de Vídeo
Monitor com Vectorscope

Na parte de áudio, os monitores costumam ter uma entrada para fones de ouvido e uma saída auxilar de áudio para monitoração com um sistema de caixas acústicas.

Nos próximos posts eu vou detalhar os outro sistemas de monitoração de vídeo.

Abraços a todos! E até mais!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.