Home»Artigos de Foto e Video»Como Montar Fotos em Time Lapse?

Como Montar Fotos em Time Lapse?

11
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Já falamos aqui no Blog eMania sobre uma técnica de fotografia utilizada nos filmes de Hollywood (veja o artigo sobre Bullet Time aqui), e nosso tema de hoje não será diferente. Apesar do Time Lapse não ser de uso exclusivo dos cinemas é muito mais comum neste tipo de projeto.

Acredito que alguma vez você já viu aquelas imagens aceleradas mostrando o movimento das pessoas em uma rua super lotada, ou ainda, a construção de um edifício ou ginásio de esporte. Neste artigo vai entender o que é, como funciona e como montar fotos em Time Lapse da melhor forma possível.

O que é Time Lapse?
o que é timelapse - time lapse

Como qualquer coisa no mundo que não estamos tão habituados, precisamos conhecer o Time Lapse em detalhes para podermos trabalhar com ele da maneira correta. O método para fazer isso com eficácia é conhecer o que é Time Lapse, então, vamos a isso.

Basicamente, fotografia Time Lapse é a captura em diversas fotos de um mesmo evento, distribuídos por um período de tempo e, em seguida, colocados em seqüência em um vídeo clipe, que pode ser reproduzido em apenas alguns segundos.

Esta definição, um pouco técnica demais, pode não ser suficiente para apresentar este tipo de fotografia incrível. Vamos tomar um exemplo claro para que consiga entender de maneira mais fácil como isso funciona.

Quanto tempo leva o pôr do sol? Eu sei, parece uma pergunta estranha, mas na maioria das vezes, se você quer assistir este espetáculo natural vai ter de esperar, em média, até quatro horas para conferir o evento completo. Com o Time Lapse é possível acelerar tudo isso, sem perder a mágica e emoção do acontecimento.

Agora, vamos conferir os passos simples para aprender como montar fotos em um Time Lapse, eles parecem simples, porém, vai precisar de algumas sacadas e muita atenção em cada um deles para que tudo ocorra bem.

Passo 1: Escolha o seu tema

Existe uma série de coisas que podem se tornar boas fotos em Time Lapse e acredite escolher o seu tema pode ser mais difícil do que imagina. Do mesmo modo, parece que a maioria das coisas já foram criadas por outras pessoas, então, pode ser um desafio gigante ser original com o seu projeto.

Por outro lado, não subestime sua criatividade e inteligência. Tenho certeza que será capaz de encontrar um tema incrível e, melhor, super interessante e motivador para fazer o seu Time Lapse.

Todavia, se estiver com dificuldades para tomar este passo importante de seu projeto, aqui vão algumas dicas: O apodrecimento de frutas, derretimento do gelo, a grama crescendo, nascer e pôr do sol (muito comum), o movimento de uma rua importante de sua cidade, a gestação de uma mamãe e o crescimento da barriga, uma construção civil, a movimentação das estrelas, seu auto retrato com o passar dos anos, ciclo de vida de uma árvore, etc.

Como você pode ver, tem uma grande variedade de temas que você escolher para fazer o seu Time Lapse. Mas, é importante lembrar que cada um deles vai precisar de um comprometimento diferenciado, ou seja, filmar o pôr do sol, que geralmente leva algumas horas, vai precisar de menos esforço e tempo do que uma construção civil, que pode levar meses ou anos para a conclusão da obra.

Passo 2: Defina os intervalos de tempo
timelapse intervalo de tempo - time lapse

Com base em seu tema, definido no passo anterior, você vai querer saber quanto tempo ele vai durar, ou quanto tempo você está disposto a investir nele. Da mesma maneira, vai precisar definir qual o tempo de duração do vídeo final de seu Time Lapse. Lembre-se que a idéia é apresentar eventos longos em curto período de tempo, esta é a mágica do Time Lapse.

Neste passo você vai aprender a definir melhor esses intervalos de tempo para obter o melhor resultado.

A duração do evento

Normalmente, a duração do evento muda a forma como você irá fazer as fotos para montar o Time Lapse. Um projeto de curto prazo, como uma gravidez, por exemplo, pode ser obtido através de fotos diárias da gestante. Já para um evento mais longo e com alterações rápidas, uma construção, por exemplo, vai precisar de mais fotos e em menor espaço de tempo. Para eventos com poucas alterações apesar de longos, no entanto, o intervalo entre as fotos pode ser muito maior.

Não há muito que se dizer aqui, você precisa perguntar a si mesmo quanto tempo pode dedicar para essas fotos enquanto vai documentando a ação do evento. Em alguns casos pode ser necessário um intervalometer, para automatizar o registro das fotos de tempos em tempos.

Velocidade do obturador e intervalo
timelapse velocidade - time lapse

O seu Time Lapse pode acabar de duas maneiras: em blocos ou lisos e sem costura. Com blocos, as fotos parecem que vão mudar abruptamente de uma cena para outra. Em um Time Lapse de uma rua movimentada, por exemplo, uma pessoa pode aparecer em um lado da rua em uma foto e na próxima estar do outro lado. A parte ruim é que isso pode tirar a naturalidade da cena, e você não quer isso!

Outra coisa que pode acontecer é quanto a velocidade do obturador, e aqui vale a regra básica de fotografia. Uma captura rápida demais pode deixar os objetos confusos, o que dificulta para o espectador acompanhar o que está acontecendo na cena. Em uma captura mais lenta os objetos estarão mais nítidos e as suas movimentações mais claras.

A melhor alternativa sempre vai depender do que você está fotografando e o resultado pretendido com estas fotos. Em quanto a alta velocidade pode deixar confuso a circulação de pessoas e automóveis em uma rua, pode ser excelente para retratar a rotina em uma construção de grande porte, já que as alterações ocorrem com maior freqüência e mais rapidamente.

A fórmula mágica

A matemática está presente em tudo que fazemos, mas se você não gosta dela ou não tem intimidade, não se preocupe, vou deixar o mais simples possível. Em primeiro lugar, você precisa lembrar que a maioria dos filmes possuem cerca de 20-30 frames por segundo. Em outras palavras, isso quer dizer de 20 a 30 fotos a cada segundo para montar a sua fotografia final.

O que isso importa? Quanto mais frames a Câmera DSLR tiver, maior será a qualidade da sua foto. Além disso, isso vai ser importante para a pequena fórmula mágica que torna qualquer Time Lapse um verdadeiro sucesso.
timelapse formula - time lapse

Para essa conta, além de conhecer a quantidade de frames por segundo da câmera, precisa saber quanto tempo vai durar o seu Time Lapse, o vídeo clipe com suas fotos. Este fator vai depender do evento que você pretende fotografar, contudo, é um dado fácil de obter já que é você quem decide a duração deste vídeo.

Para ilustrar, vamos dizer que você pretende gravar o pôr do sol, considerando que este evento leva cerca de 4 horas para se tornar completo. Bom, para o vídeo final pretendemos mostrar isso em apenas 30 segundos e a nossa câmera tem 24 fps. Então a conta ficará assim:

24(fps) X 30(segundos) = 720 fotos

Resultado: você vai precisar de 720 fotos para retratar o pôr do sol completam
ente.

Agora, vamos descobrir o intervalo de tempo entre cada uma das 720 fotos. Considerando os mesmos dados que citei anteriormente e com a ajuda de um pouco de matemática rápida, temos:

14.400 segundos (4h X 60s) dividido por 720 fotos = 20 segundos (intervalo entre as fotos)

Pronto! A matemática você já tem, vamos ao próximo passo.

Passo 3: Fotos e equipamentos

Realmente, o equipamento que você vai usar para fazer fotos para o seu Time Lapse não importa desde que você saiba operá-lo da maneira correta. Algumas pessoas usam câmeras SLRs, point-and-shoot, ou até mesmo webcams.

Use um tripé
timelapse tripe - time lapse

No entanto, alguns equipamentos são recomendados para melhorar o seu desempenho, um deles é o tripé. A menos que você tem uma grande resistência e não se importa em ficar de pé segurando a câmera por um longo tempo, um tripé pode ajudar a manter a estabilidade das imagens e deixá-lo livre para fazer outras coisas. Se você não tiver um tripé, encoste sua câmera entre alguns livros, ou faça uma base personalizada para ela.

Intervalometer
intervalometer - time lapse

Se você tiver uma SLR, você pode comprar um intervalometer, também chamado de controle remoto ou temporizador. Com ele, você pode programar a câmera para tirar fotos em momentos e intervalos pré determinados, como uma foto a cada 5 segundos, ou a cada minuto, e assim por diante.

Na eMania – Foto e Vídeo você encontra este equipamento a preço variado, em nosso site www.emania.com.br . A vantagem é que ele o deixa livre e mantém a qualidade do seu Time Lapse.

Configuração da câmera

Ajuste sua câmera para gravar no formato JPG, para economizar espaço, vai poupar tempo e cartões de memória.

Defina o equilíbrio de branco da câmera para Manual, o automático pode mudar e variar muito, especialmente se for tirar fotos em tempos com luminosidade diferente. Deixá-lo no manual vai garantir um aspecto semelhante em todas as imagens, o que é incrível para o seu Time Lapse.
menu camera - time lapse

Da mesma forma, a exposição de sua câmera deve estar no formato manual e as justificativas são as mesmas, obter fotos o mais parecidas possível. A idéia é que os ajustes da câmera devem mudar o mínimo possível enquanto ela estiver capturando fotos para o seu Time Lapse.

Agora, lembre-se da forma que deseja o seu Time Lapse final, em blocos ou liso? Se quer uma aparência suave e sem costura entre as fotos ajuste a exposição da câmera para o maior tempo possível. Quando você força seu obturador da câmera a permanecer aberto por mais tempo, os objetos em movimento, como carros e pessoas, irão aparecer mais nitidamente. (Lembra quando falamos da velocidade lá em cima?)

Porém, nem tudo são flores, o efeito colateral da longa exposição é a luz excessiva impactada no sensor da câmera. Para evitar imagens demasiadamente claras, nós sugerimos a obtenção de um filtro de lente para ajudar a controlar a exposição da luz.

Definições de tempo – outras opções

Algumas câmeras, como as novas linhas da Nikon, já possuem o temporizador integrado ao menu, outras até fazem o Time Lapse automático. Entretanto, se você decidir usar uma câmera um pouco mais antiga vai precisar de algum equipamento extra para fazer isso.

Se o evento a ser fotografado não precisar de muitas fotos e nem for obtido em curto intervalo de tempo, você pode capturar essas fotos de forma manual, sem nenhum problema. Mas, se esse não é o seu caso, você pode contar com firmware hack, ou ainda aplicativos móveis que podem integrar o seu smartphone a sua câmera que fornecem este recurso.

Alguns apps móveis também fazem a conta matemática para você que vimos no passo 2, tudo o que precisa fazer é inserir os dados na interface do aplicativo e esperar o resultado. Aqui separamos alguns resultados do Google para você conferir algumas opções de app Time Lapse, clique aqui.

Software Time Lapse
timelapse software - time lapse

Surpreendentemente, usar uma webcam do seu computador também pode trazer um Time Lapse incrível, graças a alguns softwares disponíveis no mercado.

Para Mac, há o programa incrivelmente legal chamado Gawker. Ele reconhece imediatamente a webcam conectada em seu computador, ou ainda melhor, em qualquer computador disponível em sua rede local. Depois de especificar um intervalo para que possa tomar novas fotos irá aparecer um botão para iniciar a captura de seu Time Lapse.

O mais bacana é que com o Gawker, você também pode combinar pontos de vista de várias câmeras em um único vídeo clipe e ainda pode usar seu computador para armazenar as fotos e o Time Lapse.

Para equipamentos Windows, apresentamos o programa Webcam Timershot, parte do pacote do Microsoft PowerToys de softwares livres, faz da mesma forma como Gawker, mas não tem a capacidade de tela dividida nem grava o seu desktop. Para fazê-lo funcionar, especifique um intervalo e o Webcam Timershot tomará fotos a partir de sua webcam e irá salvá-las em seu computador, na pasta que você escolher.

Últimas observações

Com os equipamentos necessários, a configuração ideal da câmera, apps e softwares prontos, talvez você acha que já deve iniciar o seu Time Lapse. Antes de começar a sua aventura, temos algumas coisas de última hora:

  • Certifique-se que as baterias estão todas carregadas.
  • Será que o seu cartão de memória tem espaço suficiente? Se não, selecione uma configuração jpg inferior, ou compre um novo cartão de memória aqui.
  • Tente não deixar sua câmera muito tempo sozinha. Afinal de contas, o quesito segurança também é importante e você não quer ter seu equipamento roubado, não é mesmo?

Passo 4: Edite suas fotos
timelapse edicao - time lapse

Ufa. Depois de tudo isso, você pode acreditar que o mais difícil já passou, certo? Nem tanto! O que resta é baixar as fotos para o computador, editá-las, se quiser, e, com algum software, montá-las em um filme.

Entretanto, se você não tem muita intimidade com softwares de edição de fotos, isso pode ser um problema. Mas, tenho uma boa noticia, mesmo que você tenha um monte de fotos para montar o seu Time Lapse e elas precisem de alguns ajustes, você não precisa fazer essa correção uma a uma.

No Photoshop, o software mais comum de edição de fotos, você pode programar uma ação automática para editar um lote de imagens de uma só vez. Tudo o que precisa fazer é escolher os ajustes em uma foto primária, como saturação e exposição, gravar como uma ação do Photoshop e em seguida selecionar a pasta onde estão as fotos a serem editadas, os ajustes serão feitos e as novas imagens salvas em uma nova pasta. Pronto! Você já tem todas as fotos de seu Time Lapse editadas e prontas para uso.

Passo 5: Como montar fotos em Time Lapse?

Chegamos a melhor parte, como montar fotos em um Time Lapse. Parece complicado no inicio mas vai ver que tudo é mais simples do que imagina.

Use o QuickTime Pro para montar suas fotos em um filme
QuickTime - Time Lapse

Depois de ter baixado as suas fotos para o seu computador e salvá-las em uma pasta em algum lugar, nós encontramos a maneira mais rápida e fácil para montá-las em um Time Lapse. Use o QuickTime Pro da Apple, disponível tanto para MAC como para Windows.

Debaixo da janela de arquivo do QuickTime, selecione “Open Image Sequence”, em seguida, navegue até a pasta com as suas fotos e escolha a primeira. Duplo clique, e, em seguida, o QuickTime irá pedir-lhe quantos quadros por segundo você quer que seu filme tenha. O QuickTime irá fazer todo o resto para você.

A partir daqui, você pode exportá-lo para a web ou guardá-lo de modo que você possa adicionar títulos, música e outros efeitos a ele em um programa de edição de filmes.

Monte seu filme com o iMovie ou outro aplicativo
timelapse apple - time lapse

Encontramos o QuickTime Pro para ser o melhor e mais fácil para isso, mas você também pode conseguir praticamente a mesma coisa em outros programas de edição de vídeo.

Para usar o iMovie, por exemplo, importe todas as suas fotos para o iPhoto. Inicie um novo projeto no iMovie, encontre suas fotos na janela de Mídia, selecione todas elas (clicando e arrastando o mouse ou selecionando a primeira foto e segurando shift, e clicando sobre a última foto da lista) e, em seguida, abra as Definições de Fotografia.

Defina a duração para cada foto a um número pequeno, como “0:03”, faça isso em 3 fotos e depois clique em Aplicar a tudo. As fotografias serão adicionadas ao cronograma de seu filme e você terá o início de um vídeo Time Lapse maravilhoso.

Se você estiver usando outro aplicativo, além do iMovie ou Quicktime Pro, o processo provavelmente será o mesmo, abrir uma seqüência de imagens, ou adicionar manualmente suas fotos em ordem e ajustar a sua duração.

Passo 6: Adicionar títulos, música e efeitos

Depois que você tem um arquivo de filme Time Lapse, importe para um editor de vídeo padrão, como o iMovie, Windows Movie Maker ou Adobe Premiere, e comece a adicionar detalhes ao seu vídeo para deixá-lo mais agradável.

Adicione um pouco de música e títulos, e você está pronto para mostrar o seu filme final! Você também pode querer experimentar alguns efeitos, como pan e zoom sobre o seu filme Time Lapse, para adicionar movimento e aprimorar o resultado final.

Dicas extras e outros recursos

A criatividade é tudo! Você pode imprimir um flip book com as fotos do seu time-lapse. O site FlipClips.com permite fazer upload de vídeos curtos e, em seguida, imprimi-los como livros e e mandar para o seu email. Perfeito para qualquer projeto de Time Lapse.

Você também pode fazer um Time Lapse com o iStopMotion, outro programa para Mac. Embora seja principalmente para a criação de filmes em stop motion, ele faz Time Lapse muito bem, permitindo que você use uma câmera ou webcam, uma filmadora digital, ou mesmo uma série de câmeras digitais regulares. Confira!

Bem, agora que você sabe os segredos da fotografia Time Lapse, divirta-se! Não se esqueça de compartilhar os seus resultados com a gente no campo de comentários abaixo.

Comentários

comentários

Post anterior

Sua filmagem aérea está prestes a ficar muito melhor com a X5

Próximo post

Como se tornar um bom fotógrafo em 13 passos