Na Holanda, fotógrafo faz polêmica foto em álbum de casamento

3

Antes de fazer qualquer tipo de consideração em ato de reprovar ou condenar qualquer tipo de trabalho na área da fotografia, é importante considerar que o conceito de arte é extremamente subjetivo. Principalmente quando levamos em conta o fato importante e indispensável de que o que pode ser belo, inovador e válido para uns pode ser desrespeitoso, nojento e até mesmo impróprio para outros. Tudo dependerá dos seus conceitos, gostos, referências etc.

Quando tratamos de algo tão especial e precioso como o álbum de casamento, essa situação passa a ter olhares ainda mais extremos, seja lá para qual for o “lado da balança” para que se olha. Afinal de contas, muitos tratam esse momento como impossibilitando algo mais ousado para não “manchar” um momento considerado quase como sagrado, demonstrando o momento onde a união de duas pessoas é oficialmente selada.

na-holanda-fotografo-faz-polemica-foto-em-album-de-casamento-eMania-3-06-11
Foto: Divulgação

Porém, existe também o outro lado da moeda, principalmente quando se fala em relação a possibilidade de trazer novos conceitos, novos olhares e até mesmo um tom de bom humor bem mais aguçado do que todos estão habituados ao clima tradicionalmente romântico a fotografia de casamento.

Foi tentando seguir essa linha que o fotógrafo holandês Michel Klooster, em meio a um de seus trabalhos relacionados a álbum de casamento, decidiu de maneira conjunta com os noivos e até mesmo com a mãe da noiva fazer um foto que gerou intensos comentários para os dois lados da opinião pública. Isso porque, além de fazer parte do álbum, a imagem foi postada na rede social do próprio profissional.

na-holanda-fotografo-faz-polemica-foto-em-album-de-casamento-eMania-1-06-11
Foto: Reprodução/Pinterest

Na imagem em questão, contextualizada como sendo depois do matrimônio, ambos estão em meio a uma floresta como tentando fugir dos olhares mais curiosos e a já esposa simulava o ato do sexo oral. Na legenda da postagem de Klooster haviam os seguintes dizeres: “Alguns noivos não conseguem esperar pelo fim da festa de casamento. Sorte que eles já trocaram alianças e estão oficialmente casados.”

na-holanda-fotografo-faz-polemica-foto-em-album-de-casamento-eMania-2-06-11
Foto: Michel Klooster

Como não poderia deixar de ser, comentários reprovando a pose que contou com o aval não somente dos modelos da fotografia como até mesmo da própria mãe da noiva vieram aos montes na postagem. Percebendo a necessidade de argumentar sobre o tema, Michel Klooster alegou que as pessoas não precisam ser tão conservadoras como em outras épocas:

“Todos que acham isso ofensivo ainda vivem no ano de 1996, na minha opinião. Nem tudo deve ser tão formal. Vamos dar às pessoas o direito ao prazer. A vida já é cheia de pudores.”

você pode gostar também
3 Comentários
  1. Joao Carlos Agostini Diz

    A foto é boba, para o meu gosto é sem graça já que simula a intimidade de um casal. Com certeza os filhos adorarão ver essa foto no futuro. Mas também acho que se para eles tudo bem, faz parte da história do casal e até das famílias, já que a mãe concordou tudo bem, ela não é escandalosa e nem indecorosa, mas, para mim, desnecessária. Para quem for ver o álbum, acabará se envolvendo em uma intimidade que talvez não desejasse participar publicamente.

  2. Leo Veronimo Diz

    encarei como uma brincadeira. Hilária a foto! até para quebrar tanto formalismo. Acho também que é um modo de descontrair e rir de tudo, pois organizar e realizar a cerimônia é bastante cansativo, inclusive cansativo para o próprio fotógrafo.

  3. Junior Martins Diz

    Pra mim não é questão de pudor, mas eu não consegui entender muito bem se os noivos haviam aprovado essa foto. A arte é subjetiva, mas no caso, ela tem que agradar um publico muito especifico chamado cliente que no caso são os noivos. Eles realmente gostaram dessa foto?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.