Não se engane: o Lensa traz riscos a segurança dos seus dados

0 736

É bastante improvável que uma pessoa habituada ao uso das redes sociais ainda não tenha se deparado com alguém no seu círculo de amizades que não tenha aderido ao uso do Aplicativo Lensa. O APP que proporciona imagens das características mais diversas, baseadas nos cliques das mais diversas câmeras que são inseridas nele, se tornou uma grande febre e parece proporcionar uma interessante forma de brincar com a sua aparência.

nao-se-engane-o-lensa-traz-riscos-a-seguranca-dos-seus-dados-Blog-eMania
Reprodução/Instagram

Todavia, não é apenas da capacidade incrível de processamento de imagens via Inteligência Artificial e do poder de interação que as obras do APP Lensa são capazes de proporcionar que o aplicativo desenvolvido nos Estados Unidos pode ser abordado. Isso porque, na verdade, a questão envolvendo a segurança de dados altamente sensíveis tem causado relativa preocupação.

Quando se olha para elementos mais óbvios, o armazenamento das fotografias e filmagens em um servidor da nuvem da Prisma Labs, desenvolvedora do Lensa, podem servir como produto de revenda para bancos de dados ou mesmo, sendo alvo de vazamentos, ser utilizado para perigosas montagens de deepfake (produções que sintetizam rostos em pessoas diferentes onde ambientes e situações falsas são criadas).

nao-se-engane-o-lensa-traz-riscos-a-seguranca-dos-seus-dados-1-Blog-eMania
Reprodução/Instagram

Outro ponto menos notório, porém igualmente preocupante, se trata da necessidade de fornecer dados sigilosos como IP, histórico de navegação, dados de cartões, celulares e documentos, além do comportamento em sites. Informações essas que, obviamente, podem causar inúmeros problemas caso sejam obtidos por pessoas mal-intencionadas.

Até mesmo os Termos e Condições de Uso disponibilizado pelo APP Lensa é motivo de preocupação para a questão da segurança de dados. Isso porque, em um trecho, os desenvolvedores apontam que o app “concede uma licença perpétua, irrevogável, não exclusiva, isenta de royalties, mundial, totalmente paga, transferível, sublicenciável para usar, reproduzir, modificar, adaptar, traduzir, criar trabalhos derivados e transferir seu conteúdo de usuário, sem qualquer compensação adicional para você e sempre sujeito ao seu consentimento explícito adicional para tal uso quando exigido pela lei aplicável e conforme indicado em nossa Política de Privacidade.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.