Uma das atualizações mais chamativas do passado recente em firmwares de câmeras, certmente, foi a última da Nikon Z9. Isso porque a versão 5.10 da máquina recebeu a opção de ajuste individualizado entre velocidade e ângulo do obturador. Ou seja, algo que elimina a necessidade de qualquer cálculo separado com base na velocidade do obturador para se chegar ao melhor ângulo.
O ângulo do obturador é um ponto de suma importância para os amantes da fotografia. É com ele que se pode calcular, em resumo, a velocidade da taxa de frames captados pelo sensor de sua máquina. Assim, o ângulo do obturador funciona de maneira paralela com a velocidade do obturador (controle da luz) e compõem o grau de nitidez de uma imagem.
Dentro dessa nova função, os proprietários de uma Nikon Z9 podem ajustar em uma ampla gama de alternativas. Mais especificamente, de 1 até 15 passos onde o ângulo chega de 0.5 até o nível máximo, 360°.
Apesar de muito importante, esta não foi a única função agregada no mais novo firmware desta câmera da Nikon. Outros pontos no uso prático são a chance de mudar as cores disponíveis no chamado “Padrão Zebra” e também o nível de exposção em waveform e histograma.
A questão da praticidade também foi levada em consideração na versão 5.10 da Nikon Z9. Nesse sentido, o NX Mobile Air (aplicativo de suporte de imagens via celular) pode integrar as fotos diretamente com o sistema de nuvem via Frame.io.