No Canadá, assaltantes levam o equivalente a 35 anos de trabalho no fotojornalismo

0 174

O trabalho de um fotógrafo profissional requer vários cuidados como com lentes, iluminação, tripé etc, que dão todo o tom de particularidade a cada imagem que ele faz durante sua vida. Portanto, cada registro pode se considerar único, de valor incalculável e perder esse material seria quase que como tirar a própria vida dessa pessoa.

E, infelizmente, foi isso que aconteceu na cidade de Montreal, no Canadá, com um profissional de fotojornalismo renomado e premiado internacionalmente.

Segundo informações da TV canadense CBS News, o funcionário do jornal Le Devoir, Jacques Nadeau, percebeu que alguns bandidos invadiram a sua residência enquanto ele estava fora e roubaram os HD’s que continham todo o trabalho de Nadeau. Sendo que o mesmo não chegou a fazer nenhum tipo de “backup” dessas imagens.

Fotojornalismo-eMania-post-1-16-07

Além do trabalho em formato digital, foram levadas também algumas cópias impressas de uma das mais famosas fotos da carreira do fotojornalista, tirada no ano de 1981, onde mostra o Premier da província de Quebec, René Lévesque, jogando bilhar, um dos raros momentos de descontração da personalidade que desejava a separação da região do restante do país.

O cálculo feito pela própria vítima do crime seria de que haviam entre 30 a 50 mil photos gravadas nos discos-rígidos levados, todas elas fazendo parte dos 35 anos de carreira que possui Jacques no fotojornalismo.

Em tom emocionado durante a entrevista que fala sobre o ocorrido, cedida a própria CBS, Jacques Nadeau demonstrou o quão tinha apreço as suas fotografias:

“As pessoas podem pegar qualquer coisa da minha casa menos isso, não minhas fotos.”

Fotojornalismo-eMania-post-2-16-07

Não foram divulgadas informações sobre o rumo das investigações ou se já existe alguma pista de quem possa estar envolvido no assalto a residência do fotógrafo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.