Início » Artigos de Foto e Vídeo » No Oceano Pacífico, biólogo faz filmagem rara de tubarão-leopardo

Artigos de Foto e Vídeo

No Oceano Pacífico, biólogo faz filmagem rara de tubarão-leopardo

Conseguir registros de um animal em extinção como o tubarão-leopardo, em via de regra, já pode se considerar como uma filmagem rara. Entretanto, a captação feita no Oceano Pacífico, por parte do biólogo Hugo Lassauce, ...

no-oceano-pacifico-biologo-faz-filmagem-rara-de-tubarao-leopardo-blog-emania-capa

Conseguir registros de um animal em extinção como o tubarão-leopardo, em via de regra, já pode se considerar como uma filmagem rara. Entretanto, a captação feita no Oceano Pacífico, por parte do biólogo Hugo Lassauce, certamente ultrapassa o caráter de raridade.

Em parceria com o Aquarium des Lagons, situada na capital da Nova Caledônia (Nouméa), o profissional teve a oportunidade de filmar três tubarões-leopardo em um ato de acasalamento. Algo que, dentro dos registros conhecidos em toda a história, tem caráter inédito.

Apesar do momento em questão ter durado pouco mais de três minutos, Hugo afirma que o custo da filmagem rara foi considerável. Não necessariamente na questão financeira, mas, sim, nas questões físicas e também mentais, já que exigiu uma boa dose de paciência:

“Então, enquanto eu observava esse grupo em especial, vi uma fêmea com dois machos agarrando suas nadadeiras peitorais no fundo do mar. Esperei uma hora, congelando na água, até que finalmente começaram a se mover. Foi rápido para os dois machos, um depois do outro. O primeiro levou 63 segundos (para acasalar), o outro 47.”

no-oceano-pacifico-biologo-faz-filmagem-rara-de-tubarao-leopardo-blog-emania-interna
Hugo Lassauce

Além do biólogo, a filmagem da espécie que tem o nome científico de Triakis semifasciata envolveu a participação de toda uma equipe de suporte. Equipe essa, por sinal, que vibrou bastante quando soube do sucesso da operação:

“É raro testemunhar tubarões acasalando na natureza. Mas ver isso acontecer com uma espécie ameaçada, e conseguir filmar, foi tão empolgante que começamos a comemorar no barco.”


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados