O que fazer depois de comprar lentes novas

0 404

Comprou ou recebeu lentes novinhas? Aposto que a primeira coisa que você quer fazer com ela é acoplá-las em sua câmera e sair por aí tirando várias fotos, não é? No entendo, há algumas recomendações a serem feitas antes de você sair a campo com o seu equipamento novo. Confira algumas delas:

Inspecione as lentes

Na maioria das vezes, as lentes que você for comprar vão ser novinhas e não de segunda mão. No entanto, em alguns casos, alguns vendedores podem te vender lente usada como se fosse nova – por isso é tão importante escolher uma loja de qualidade, como a Emania.
Se você já fez o investimento em outro lugar, não vai fazer mal se você checar se elas estão em boas condições, ou não.
A primeira coisa a fazer é inspecionar a montagem da lente (onde o equipamento é acoplado ao corpo da câmera digital) e ver se há traços de uso. Alguns sinais de alerta são partículas de poeira e arranhões. Procure por esses sinais também no vidro da lente. Utilize uma lanterna para deixar as lentes contra a luz para enxergar melhor. É claro que pequenos flocos de poeira podem não significar nada, mas se você enxergar alguma partícula, arranhão ou mancha grande, você deve devolver a lente e trocá-la imediatamente.

camera

Limpe o suporte traseiro e conectores

Cada nova lente tem um pouco de graxa (algumas mais do que outras) sobre o encaixe das lentes e isso é normal. Essa graxa, na verdade, é adicionada pelo fabricante das lentes para fazer com que o encaixe e o desencaixe do equipamento fique mais suave para diminuir as chances de quebra.
No entanto, em alguns casos, há graxa em excesso e isso pode afetar a comunicação entre a câmera e a lente quando a graxa se misturar com a poeira e a sujeira. Às vezes, vestígios de graxa excessiva são evidentes mesmo na tampa traseira.
Quando isso acontecer, vale a pena limpar um pouco da gordura. Você pode fazer isso usando um pano de microfibra e um pouco de álcool.

Proteja as lentes com um filtro

Você pode usar filtros contra raios UV nas suas lentes por duas principais razões: para proteção e para facilitar a limpeza.
Os filtros protegem a lente de arranhões. Se você vai fazer uma foto no meio de uma mata densa, por exemplo, algum galho pode raspar e danificar o seu equipamento. Dessa forma, os galhos vão riscar apenas o filtro que poderá ser substituído depois.
É importante lembrar que um filtro de má qualidade podem diminuir também qualidade da imagem. Filtros sofisticados raramente vão afetar o poder da sua lente.
Se você está considerando comprar um item desses, certamente vai querer investir o seu dinheiro em um que valha a pena.

Filtros

Teste as lentes

Você já inspecionou, limpou e protegeu a sua lente com um filtro. Agora é a hora de testá-la e fazer umas imagens. Monte a lente em sua câmera e saia por aí fotografando tudo. Tente focar em objetos que estão distantes e depois fotografe elementos que estão próximos enquanto brinca com valores de abertura diferentes. Preste bastante atenção em como o seu equipamento foca e faça várias fotos do mesmo objeto desfocando e focando novamente.

Quando voltar para casa e descarregar as imagens veja todas as suas fotos e repare se gostou dos resultados. Se a maioria das suas imagens estiver fora de foco, você pode ter comprado uma lente com esse problema (ou você ainda não sabe como focar apropriadamente).
Enquanto alguns fabricantes são ótimos com o quesito qualidade, há aqueles que vendem lentes que precisam ser calibradas posteriormente. Testar o zoom da sua lente e o foco que ela faz em diferentes distâncias é fácil, mas você vai precisar de um tripé e um calibrador para resultados precisos.

Se você for um fotógrafo profissional, teste outras questões como elementos de lentes descentrados, aberração cromática excessiva, mudança de foco e campo de curvatura. Muitos desses itens são propriedades comuns da lente, por isso é recomendável que você leia reviews e opiniões de outros fotógrafos para ter certeza de que o que você está experimentando é realmente anormal.

Registre sua lente

Não se esqueça de registrar a lente com a Nikon, Canon, Sony ou com qualquer outra fabricante que você comprou seu equipamento. É uma boa ideia registrar sua lente de imediato, uma vez que fabricantes como a Nikon exigem o registro para dar a garantia estendida de cinco anos (eles ainda vão aceitar a lente para o serviço de garantia se você mostrar-lhes o recibo original e a prova de que você comprou de um revendedor autorizado da marca).
Os registros podem ser feitos nos próprios sites das marcas, geralmente no item “Serviços e Apoio”, ou “Registro de Produto”. Os processos costumam ser bem fáceis e garantem a segurança do fabricante ao seu equipamento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.