Depois de tantos anos comparecendo nos eventos mais importantes e perigosos da história nos seus mais de 20 anos de carreira como fotógrafo de diversas editorias, sendo seu principal objeto de trabalho as fotos de conflito social e em zonas de guerra, o japonês Q. Sakamaki se “redescobriu” através de uma ferramenta que, para muitos, hoje é indispensável: O Instagram.
Prêmios e mais prêmios podem ser atribuídos ao profissional que hoje vive na cidade de Nova York. Mas, mesmo assim, ele possuía uma frustração até algum tempo atrás: Não conseguir fazer com que sua vasta experiência em mais de 10 países diferentes fosse suficientemente atrativa no Insta, acumulando poucos seguidores.
Porém, em entrevista ao site norte-americano PDN, Sakamaki disse que a constância nas postagens e a inserção de sua identidade nas imagens foi fundamental para que ele pudesse ganhar um significativo aumento, contando hoje com 57,3 mil seguidores da rede social.
Além da possibilidade de englobar outros aspectos em seu portfólio, o vencedor do World Press Photo em 2007 na categoria News People (Notícias Populares) ressaltou a importância que sua estadia no Instagram tem até mesmo para seu ânimo em não continuar fazendo “mais do mesmo”:
“Eu vi isso em muitos fotógrafos geniais, em determinado momento eles simplesmente pararam (de fotografar). O Instagram me faz sentir mais fresco, sinto como se fosse um novo desafio.”
O estilo de Sakamaki sempre trouxe uma priorização das imagens mais naturais (em grande parte em preto e branco), demonstrando a realidade no seu aspecto mais puro, sem nenhum tipo de maquiagem ou “floreamento” do cenário. Não existiu jogo de luzes ou efeitos de super definição, apenas a câmera delineando o retrato social inserido nas fotos.
Mantendo a extrema naturalidade em seu trabalho, Sakamaki faz o abastecimento do seu Instagram com fotos tiradas exclusivamente através de seu iPhone, sem lentes especiais ou qualquer outro auxílio do tipo. O momento é capturado na sua essência, algo sempre colocado como sua marca registrada.