Hoje eu começo mais uma série relacionada com um tema que também tem uma grande importância: o som no cinema e vídeo, e neste post eu vou escrever sobre o microfone!
Vocês já perceberam que eu publico várias séries de posts sobre variados assuntos relacionados com os seguimentos da produção de cinema, vídeo e fotografia. Estas séries não são finitas, e com os rápidos avanços tecnológicos fica difícil terminá-las. Por isso elas sempre vão sendo atualizadas conforme o mercado do cinema, vídeo e fotografia vão progredindo. Aí o meu leitor sempre vai ficar bem informado e atualizado também.
O Som
Um dos erros mais comuns do vídeo-maker ou filmmaker iniciante é concentrar-se só nas imagens ou nos aspectos visuais da gravação, excluindo os elementos do som. Entretanto, a boa captação do som é um fator muito importante numa produção em vídeo ou melhor dizendo “audiovisual”. O som trafega através de ondas as famosa ondas sonoras que os locutores de rádio sempre mencionam. O conceito é mais fácil de se compreender se você compará-lo a vibração da água quando se joga uma pedra numa lagoa. As oscilações se irradiam a partir da fonte, num padrão regular.
Microfones
O microfone é um instrumento que transforma as ondas sonoras em sinais elétricos. E estes sinais, podem ou não serem registrados num mecanismo de gravação, tais como os gravadores analógicos e gravadores digitais de áudio ou serem gravados no próprio sistema de gravação das câmeras e armazenados em fitas ou vários tipos de mídias digitais como por exemplo o Cartões SD card ou o Compact Flash card. No próximo post eu vou escrever especificamente sobre os gravadores de áudio.
Infelizmente, a maioria dos microfones para câmeras não são bons. Porém a maior parte das Câmeras de Vídeo e as Câmeras DSLR são equipadas com entradas de áudio, que permite o uso de microfones com uma qualidade superior
Existem vários tipos de microfones os principais são:
Microfones Dinâmicos
Os microfones dinâmicos são bons para uso geral, e funcionam bem mesmo com um cabo longo. Microfones deste tipo não requerem bateria.
Microfones Capacitivos / Condensados (Condensador Eletreto)
O microfone capacitivo é mais sensível e utiliza uma bateria adicional para amplificar o sinal sonoro. Entretanto, ele não tolera cabos com comprimento superior a 18 metros.
Microfones Padrões Polares
O padrão polar de um microfone descreve sua resposta direcional, ou seja, a extensão em que ele capta o som, de modo uniforme, em direções diferentes. Há vários tipos de padrão polar:
Eu vou apresentar os microfones com um uso mais frequente nas áreas do cinema e vídeo:
Microfones Multidirecional (Omni-Direcional)
Um microfone multidirecional capta o som uniformemente de todas as direções. Nas frequências muito altas há uma tendência à captação maior pela frente, mas na maioria das aplicações isso é irrelevante. Muito utilizados nos estúdios para a gravação de voz, coros, locuções, etc.
Microfones Cardioide
O microfone cardioide capta o som principalmente da frente, e um pouco dos lados possuindo um alcance maior do que um microfone omnidirecional. de forma que reduz o ruído incidental. Graças ao seu padrão de captação voltado para a frente, cobrindo uma área parecido com uma forma de coração daí o nomenclatura “cardioide” ele possui uma alta relação entre a resposta a sons vindos na direção de seu eixo e a resposta a direções aleatória de forma que reduz o ruído incidental. O microfone cardioide é bom para uso geral, em entrevistas externas, conferencias, shows, etc.
Microfones Direcional (Unidirecional)
O microfone direcional quase não capta nenhum som dos lados, e definitivamente nada de trás. Sua característica principal é captar o som vindo de uma única direção, por este motivo respondem melhor aos sons situados num ângulo de menos de vinte graus de cada lado da direção que estão apontados (no eixo). Este tipo de microfone possui grande sensibilidade aos sons vindos da frente da cápsula, e muito pouca sensibilidade aos sons vindos das outras direções. Dentro do padrão de captação direcional podemos encontrar algumas variações. São elas: cardioide, supercardióide, hipercardióide e ultradirecional (também chamado de Shotgun).É muito utilizado no som direto das produções de cinema (longa, médias e curtas metragem, documentários, filmes publicitários, etc.) e televisão (jornalismo,teledramaturgia, etc.).
Nas imagens abaixo você vai conhecer os principais acessórios para o microfone direcional utilizados no cinema e vídeo:
Windscreen
É um acessório que auxilia muito na redução dos ruídos sofridos pelo o microfone em situações onde haja vento ou ventania. Existem vários modelos:
Microfones Shotgun
É literalmente um suporte em forma de uma pistola, com uma suspensão que evita e amortece os movimentos bruscos durante a operação do áudio de uma filmagem, assim ajudando o microfonista no som direto.
Vara de Boom (Boom pole)
É um acessório onde possibilita o microfonista ficar afastado, operando o microfone na área de segurança da cena.
Nós não podemos deixar de lembrar de dois outros tipos de microfone que são:
Microfones Lapela (Lavalier)
O microfone lapela resolve todos os problemas para a aproximação do microfone no ator ou locutor.O seu tamanho reduzido e o fato de ser preso a uma gravata, lapela, escondido no cabelo ou em alguma outra parte do corpo. Existem modelos com e sem fio.
Microfones Sem Fio
Os microfones sem fio normalmente vem em duas versões, uma maior multidirecional no modelo de um microfone de mão, e a outra no modelo lapela. As duas versões facilitam muito a movimentação do ator, jornalista ou locutor no cenário que a cena está sendo gravada. Utilizam um transmissor e um receptor nas frequências de rádio (FM), outros modelos mais sofisticados trabalham com frequências de rádio próprias como é o caso dos microfones da marca “Lectrosonics”, que operam sem nenhuma interferência e com um alcance muito maior. Mas no mercado existem diversas outras marcas que operam com diferente modalidades e com qualidade, tal qual como os microfones Sennheiser.
Abração a todos! Até o próximo post!
Fernando Rozzo