Pesquisa mostra uso da câmera de smartphone por fotógrafos profissionais

2 481

A evolução tecnológica notada nas últimas décadas com a evolução da qualidade de imagens que podem ser feitas por um smartphone é notória. Se há cerca de 20 anos fazer uma fotografia de alta nitidez com esses equipamentos parecia distante, hoje vemos que o mais comum é se utilizar desse recurso ao invés de fazer a compra de uma máquina fotográfica específica. Pensando também nesse aspecto, uma empresa norte-americana da área de pesquisa e análise de dados, a Suite 48 Analytics, resolveu adentrar de maneira mais profunda no assunto com as respostas de quem está justamente na outra ponta dessa realidade: os fotógrafos profissionais.

o-maior-concurso-de-fotografia-de-smartphone-do-mundo-abre-inscricoes-corpo-blog-emania-6122888

Utilizando um universo de pesquisa que incluiu as respostas de 881 pessoas radicadas tanto nos Estados Unidos como na Europa, as respostas demonstraram que o maior número de fotografias feitas para trabalho ainda pertence a seara de imagens com equipamento fotográfico profissional. Tanto é que 64% dos entrevistados apontou ter feito todos os seus jobs com o uso de câmeras específicas ao invés de um smartphone.

Contudo, tampouco podemos menosprezar o fato de que, para 11% dos entrevistados, a realidade de utilizar uma mescla de fotos com smartphone e fotos com câmera profissional é a mais presente. Sendo que, no caso de imagens feitas para a divulgação dos próprios negócios, dentre os entrevistados a margem foi de consideráveis 58%.

Quando o assunto são as fotos feitas sem a intenção de revenda ou por encomendas profissionais, os fotógrafos não mantêm algum tipo de receio ou “orgulho” para utilizarem seus smartphones, pelo contrário. O maior percentual encontrado foi aquele que faz justamente a divisão igualitária entre fotos com sua câmera e imagens de seu celular. Com o adendo de que o iPhone representa 86% dos aparelhos contra somente 14% dos equipamentos baseados no sistema operacional Android.

E você, qual a sua proporção de imagens feitas com câmera profissional e câmeras de seu smartphone? Deixe nos comentários!

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] post Pesquisa mostra uso da câmera de smartphone por fotógrafos profissionais apareceu primeiro em Blog […]

  2. […] post Pesquisa mostra uso da câmera de smartphone por fotógrafos profissionais apareceu primeiro em Blog […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.