Projeto de fotografia no interior de SP mostra a cidade através de seu povo

0 365

A tradução pelo menos da mínima noção do tamanho do patrimônio como o de uma cidade inteira é, certamente, a maneira como a fotografia tem a ação de “intérprete”. As paisagens, a cultura e muitos outros cenários podem, efetivamente, fazer com que tenhamos mais propriedade e se sentir cada vez mais perto, mais próximo desse local mesmo a muitos quilômetros de distância.

Encarando o papel da fotografia com essa importância e relevância para a sociedade e para a arte, o profissional Marcelo Ferreira Fernandes ainda aproveitou também a época de aniversário da cidade de Araçatuba, localizada na região norte do estado de São Paulo, para lançar o projeto “Filhos de Araçatuba”. Iniciativa que, como o próprio nome já diz, tem como elemento de protagonismo justamente a história do local contada em imagens por quem vive aquela realidade todos os dias.

projeto-de-fotografia-no-interior-de-sp-mostra-cidade-atraves-de-seu-povo-eMania-1-07-12
Foto: Reprodução/Instagram @filhosdearacatuba

Inicialmente, as imagens estão dispostas em cinco locais diferentes do município (Araçatuba Shopping, Praça Nova Araçatuba, Atende Fácil, Quintal Cultural e Senac Araçatuba). No entanto, a intenção tanto de Marcelo como da organizadora do evento, Fran Mariano, é conduzir ainda nessa semana todas as imagens “espalhadas” pela cidade unicamente para o Saguão da Biblioteca Municipal de Araçatuba.

A colaboração que foi dada pela população local foi algo extremamente comemorado pelo profissional da fotografia, ressaltando que não foram só nos cliques de sua câmera, jogo de luzes e todo o trabalho nas imagens que essa contribuição se deu:

“Comecei a pensar nas pessoas comuns da cidade e na relação delas com o seu processo de evolução. O que elas achavam e como elas viam Araçatuba. Eu vi que as pessoas sentiam orgulho de falar daquelas histórias. Às vezes, elas não contavam aquilo há anos e muitos fatos eram relembrados naquele momento. Elas sentiam felicidade em contar aquilo para alguém, porque muitas vezes não têm a quem contar. Sem contar que sentiam orgulho em participar do projeto.”

projeto-de-fotografia-no-interior-de-sp-mostra-cidade-atraves-de-seu-povo-eMania-2-07-12
Foto: Reprodução/Instagram @filhosdearacatuba

Além do cuidado em retratar Araçatuba através dos munícipes, Marcelo Fernandes também citou a importância de trazer a cultura local a possibilidade de consumir trabalhos com caráter mais autoral do que comercial:

“Podemos pensar dois caminhos, como uma forma de contar de Araçatuba sob a ótica das pessoas. A outra é trazer um pouco mais da fotografia para a cidade. Só consumidos as fotos comerciais. Agora, essa vertente de mostrar esse tipo de trabalho de fotografia autoral precisa ser reforçada.”

O trabalho que terá inauguração oficial no saguão da bibiloteca às 19h30 de amanhã (8) ficará exposto até o próximo dia 23 de dezembro com horário das 8 às 18h. A entrada é gratuita.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.