Em todos os setores a sociedade no sentido econômico está sendo afetada e, disso, nem mesmo a arte da fotografia está livre de sofrer o seu impacto. Com isso, profissionais que antes possuíam diversos trabalhos agendados ou mesmo aqueles que recém-entraram no mercado com expectativa de crescimento ficam um pouco sem perspectiva.
No entanto, esse tipo de situação não é absolutamente sem solução. É possível você utilizar pequenos recursos, porém extremamente objetivos e racionais, para fazer com que esse momento de dificuldade para você que ganha a vida ou mesmo complementa a sua renda com filmagens profissionais ou sessões de fotografia possa se manter com a menor margem de prejuízo possível.
O melhor de tudo é que, em muitas oportunidades, olhamos para essas medidas com certa resistência sem fazer ideia de que, se aplicadas da maneira correta e com a devida seriedade, é possível fazer sim com que elas sejam efetivas e funcionais.
Acompanhe as dicas e emplaque o seu trabalho!
O seu trabalho precisa ser visto. Mostre-o mais!
Eu sei que muitas vezes parece uma medida muito principiante, mas um trabalho só consegue efetivamente emplacar se ele estiver presente nos mais diversos lugares possíveis e atingindo de maneira clara e atualizada o seu público. Logo, se você não atualiza suas redes sociais ou mesmo o site sobre o seu portfólio, as coisas dificilmente vão melhorar.
É preciso que você tenha regularidade tanto em mostrar seus novos conhecimentos como também nos trabalhos desenvolvidos, mostrando as pessoas que você se interessa em evoluir sempre!
Deixe claro onde você pode chegar
Mesmo as pessoas que tem um conhecimento menor na arte da fotografia, mostre com absoluta clareza todos os cursos, técnicas, equipamento fotográfico, de edição, enfim, todos os recursos que você tem no sentido físico e de conhecimento sobre a área devidamente relatados. Dessa maneira, você poupa o seu tempo e também o tempo de quem procura alguém com especialidades mais específicas.
Apoie uma causa nobre
Além da questão de melhoria da sua imagem, é extremamente bonito e honroso utilizar o dom da fotografia e, com um jogo de luzes, lentes e outros recursos, conseguir arrancar um sorriso, um abraço ou mesmo doações para uma instituição de caridade. Procure próximo a sua residência ou estúdio fotográfico algum tipo de companhia que faça esse trabalho e, através dessa parceria, você conseguirá unir o útil ao extremamente agradável.
Parceira com fornecedores
Se você trabalha com eventos, as produtoras mais presentes em sua cidade ou região podem ser contatadas e, em troca de algum serviço, pode-se gerar uma nova fonte de clientes antes não atingida. Assim como a área de casamentos, aniversários, fotos de e-commerce etc. Dentro dessa medida, as possibilidades são infinitas e a possibilidade de resultados são bem positivas.