Refletores

0 1.483

O tema que eu vou abordar é sobre as fontes de luz artificial, ou seja, os principais refletores utilizados e suas respectivas lâmpadas. Mais para a frente eu também vou escrever sobre as fontes naturais de luz e suas características especificas. Agora eu vou explicar cada refletor com suas especificações e que fonte de luz eles utilizam, enfim, quais são as suas lâmpadas. Então vamos lá:

 

Refletor Aberto

Proporciona iluminação de alta intensidade, podendo receber lâmpadas de potências como 2.000W por exemplo. Seu diferencial é emitir um facho aberto de luz (e não concentrado, como no Fresnel). Este facho pode então ser “moldado” então através de bandeiras.

 

Refletores Aberto (2000w)
Refletor Aberto (2000w)

 

Refletor Fresnel

A lente Fresnel foi criada no século 19 pelo físico francês Augustin Jean Fresnel para aumentar o poder de luminosidade dos faróis marítimos. Lentes normais seriam muito pesadas para este tipo de uso. Refletor de Fresnel descobriu que o desvio dos raios não dependia da espessura da lente e sim de sua forma exterior.

Refletores Lente Fresnel
Lente Fresnel

Construiu então uma lente como se “fatiasse” uma lente normal. A vantagem: o mesmo objetivo era atingido com uma lente muito mais fina, e, portanto, mais leve.

Refletores Sistema da Lente Fresnel
Sistema da Lente Fresnel

As lentes Fresnel passaram então a ser utilizadas nos faróis, aumentando com isso sua luminosidade ao concentrar seus raios luminosos. Ao contrário de uma lente comum, que tem que formar uma imagem com precisão, a lente Fresnel só precisa concentrar a luz, tendo por isto custo bem mais baixo.

Farol - Lente Fresnel - Refletores
Farol – Lente Fresnel

Com a mesma finalidade é empregada hoje em dia em refletores para cinema e vídeo.

Refletores Fresnel
Refletor Fresnel

Refletor Fluo (Luz Fria)

Empregam lâmpadas fluorescentes especiais. Produzem luz mais extensa do que a dos refletores comuns, sem acarretar sombras. Este tipo de lâmpada foi criado para ser utilizado no filme Barfly, em 1987 e logo passou a ser comercializado pela empresa Kino-Flo, daí a referência, algumas vezes, a este nome como denominação para esses painéis.

Refletores Fluo
Refletor Fluo

 

Painel de Led (Led Panels )

Emprega um conjunto de LEDs de alta potência.Substitui com vantagem os refletores de luz incandescente, devido ao menor consumo de energia e menor aquecimento. Hoje um sistema muito utilizados e vários modelos já possuem correção de Temperatura de Cor, Dimeriza  e funciona com Baterias.

Refletores Iluminador Painel de Led
Painel de Led

 

 

Vários refletores convencionais que utilizam as lampadas, Tungstênio e Fluorescentes, já estão sendo adaptados para o uso do Led, como fonte geradora de luz, é o caso do Fresnel, Sun Gun e Fluorecentes.

Iluminador / Refletores Sun-Gun (Led)
Iluminador Sun-Gun (Led)

 

Refletores Fresnel (led)
Refletor Fresnel (led)

 

Lampada Led Fluorecente  - refletores
Lampada Led Fluorecente

Até a próxima!!!!

Abs!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.