Refletores

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
4
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O tema que eu vou abordar é sobre as fontes de luz artificial, ou seja, os principais refletores utilizados e suas respectivas lâmpadas. Mais para a frente eu também vou escrever sobre as fontes naturais de luz e suas características especificas. Agora eu vou explicar cada refletor com suas especificações e que fonte de luz eles utilizam, enfim, quais são as suas lâmpadas. Então vamos lá:

 

Refletor Aberto

Proporciona iluminação de alta intensidade, podendo receber lâmpadas de potências como 2.000W por exemplo. Seu diferencial é emitir um facho aberto de luz (e não concentrado, como no Fresnel). Este facho pode então ser “moldado” então através de bandeiras.

 

Refletores Aberto (2000w)
Refletor Aberto (2000w)

 

Refletor Fresnel

A lente Fresnel foi criada no século 19 pelo físico francês Augustin Jean Fresnel para aumentar o poder de luminosidade dos faróis marítimos. Lentes normais seriam muito pesadas para este tipo de uso. Refletor de Fresnel descobriu que o desvio dos raios não dependia da espessura da lente e sim de sua forma exterior.

Refletores Lente Fresnel
Lente Fresnel

Construiu então uma lente como se “fatiasse” uma lente normal. A vantagem: o mesmo objetivo era atingido com uma lente muito mais fina, e, portanto, mais leve.

Refletores Sistema da Lente Fresnel
Sistema da Lente Fresnel

As lentes Fresnel passaram então a ser utilizadas nos faróis, aumentando com isso sua luminosidade ao concentrar seus raios luminosos. Ao contrário de uma lente comum, que tem que formar uma imagem com precisão, a lente Fresnel só precisa concentrar a luz, tendo por isto custo bem mais baixo.

Farol - Lente Fresnel - Refletores
Farol – Lente Fresnel

Com a mesma finalidade é empregada hoje em dia em refletores para cinema e vídeo.

Refletores Fresnel
Refletor Fresnel

Refletor Fluo (Luz Fria)

Empregam lâmpadas fluorescentes especiais. Produzem luz mais extensa do que a dos refletores comuns, sem acarretar sombras. Este tipo de lâmpada foi criado para ser utilizado no filme Barfly, em 1987 e logo passou a ser comercializado pela empresa Kino-Flo, daí a referência, algumas vezes, a este nome como denominação para esses painéis.

Refletores Fluo
Refletor Fluo

 

Painel de Led (Led Panels )

Emprega um conjunto de LEDs de alta potência.Substitui com vantagem os refletores de luz incandescente, devido ao menor consumo de energia e menor aquecimento. Hoje um sistema muito utilizados e vários modelos já possuem correção de Temperatura de Cor, Dimeriza  e funciona com Baterias.

Refletores Iluminador Painel de Led
Painel de Led

 

 

Vários refletores convencionais que utilizam as lampadas, Tungstênio e Fluorescentes, já estão sendo adaptados para o uso do Led, como fonte geradora de luz, é o caso do Fresnel, Sun Gun e Fluorecentes.

Iluminador / Refletores Sun-Gun (Led)
Iluminador Sun-Gun (Led)

 

Refletores Fresnel (led)
Refletor Fresnel (led)

 

Lampada Led Fluorecente  - refletores
Lampada Led Fluorecente

Até a próxima!!!!

Abs!

Fernando Rozzo

Post anterior

No Canadá, assaltantes levam o equivalente a 35 anos de trabalho no fotojornalismo

Próximo post

Leica: história da câmera que conquistou o mundo em pouco tempo

O Autor

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras.
Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo.
Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam".
Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal:
“Ottica Art Magazine! ”