Exaltar diferentes culturas e ter em sua formação uma das maiores miscigenações de diversos itens como as religiões africanas ou cristãs, por exemplo, é uma das características marcantes do Brasil. É algo que nos marca positivamente e faz com que não consigamos simplesmente estabelecer um perfil único da população brasileira.
Uma das provas disso, por exemplo, é a cidade de Salvador e toda a sua influência de origem africana. Não à toa existe um dado estatístico onde a capital do estado da Bahia é a cidade com a maior taxa de negros fora do continente africano em todo o mundo.
Algo que fortalece e mantém viva a cultura de diversas religiões africanas, cada uma com sua particularidade.
Para mostrar isso de maneira mais profunda e com conhecimento de causa, a fotógrafa baiana Helen Salomão usou justamente como tema as religiões africanas para formar uma série fotográfica de beleza e conteúdo imperdíveis.
Dos mais diferentes ângulos de sua câmera fotográfica e tendo como um dos focos as tradições da religião Yorubá, vertente religiosa que teve influência em comportamentos como do Candomblé brasileiro.
Segundo relato feito pelo portal FHOX, o principal intuito de realizar as imagens foi, essencialmente, “para desmistificar preconceitos e despertar curiosidade.” Afinal, é sempre importante quebrar qualquer paradigma negativo e imagem preconceituosa que se forme em qualquer grupo de pessoas seja por questão racial, religiosa, sexual ou mesmo de opinião.
Se você quiser saber mais sobre esse e outros trabalhos da fotógrafa Helen Salomão, confira sua rede social.