Review: A leve e compacta Canon EOS RP Mirrorless

1 2.198

Enquanto seus concorrentes estão fazendo um grande esforço para criar câmeras mirrorless full-frame de ponta cada vez mais avançadas – e cada vez mais caras -, a Canon está atendendo aos consumidores que estão procurando por uma opção full-frame que não irá esvaziar seus bolsos. A Canon EOS RP Mirrorless é um grande sucesso nesse sentido, oferecendo funcionalidade full-frame e vídeo 4K em um pacote que é notavelmente menor, mais leve e mais barato do que quase todos os seus rivais. É o ideal para uma câmera full-frame de nível de entrada.

Review A leve e compacta Canon EOS RP Mirrorless
Canon EOS RP

Canon EOS RP: Especificações

Enquanto a Câmera Canon EOS RP Mirrorless é alimentada pelo novo processador Digic 8, seu sensor de 26.2MP é quase exatamente o mesmo que o da Canon 6D Mark II. Ele foi redesenhado um pouco, para otimizá-lo para funcionar com um sistema sem espelho e para acomodar a diferença na distância traseira do flange da montagem de RF, mas para todos os efeitos, é o mesmo sensor.
Por conseguinte, a Canon EOS RP Mirrorless tem o mesmo ISO 100-40.000 (expansível até 102.400), juntamente com Dual Pixel CMOS AF. Ele fará autofoco até -5EV, e a Canon fará o Claim ™ do fabricante familiar de que ele possui “a velocidade AF mais rápida do mundo” de 0,05 segundo.

A cobertura de AF é de 88% x 100% no sensor, fornecendo um número gigantesco de 4.779 posições de foco automático – que são divididas em 143 zonas se você estiver usando a funcionalidade AF automática. O Servo AF agora suporta Face Tracking com Eye AF, que foi uma omissão gritante na EOS R, juntamente com Spot AF de ponto único, que é outra coisa que foi transplantada da Canon 6D Mark II. Pode gravar em 4K até 25fps, mas perde Dual Pixel CMOS AF e sofre um corte de 1,76x ao fazê-lo. Em 1080p, pode disparar até 50fps, sem recorte e com o benefício do Dual Pixel.

  • Sensor: 26,2 MP full frame CMOS, 35,9 x 24 mm
  • Processador de imagem: Digic 8
  • Pontos AF: 4.779 posições AF Dual Pixel (143 zonas)
  • Faixa de ISO: 100 a 40.000 (exp. 50 a 102.400)
  • Tamanho máximo da imagem: 6.240 x 4.160
  • Modos de medição: avaliativos, parciais, pontuais, ponderados ao centro
  • Vídeo: 4K a 25p, FHD a 25p / 50p, HD a 25 / 50p
  • Visor: EVF de 0,39 polegadas, 2,36 m de pontos, 100% de cobertura
  • Cartão de memória: SD / SDHC / SDXC (suporta UHS-II)
  • LCD: ecrã táctil de 3 polegadas totalmente articulado, pontos de 1,04 m
  • Max burst: 5fps (One Shot), 4fps (Servo AF)
  • Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth
  • Tamanho: 132,5 x 85 x 70 mm
  • Peso: 440g (apenas corpo; 485g com cartão e bateria)

Canon EOS RP: Recursos

A Câmera Canon EOS RP Mirrorless possui alguns novos truques úteis em sua manga – como o Focus Bracketing , que é um recurso de macro útil encontrado em outros sistemas, mas que a Canon nunca tentou antes.
É um modo de empilhamento de foco semi automático no qual você diz à câmera quantas imagens deseja tirar e, em seguida, captura cada uma enquanto move o ponto de foco entre as fotos. O resultado é uma série de imagens que podem ser mescladas para aumentar a profundidade de campo, embora infelizmente a Canon EOS RP Mirrorless não faça isso na câmera – você precisará baixar a nova versão do Digital Photo Professional ou fazer manualmente em algo como o Photoshop .

Tanto a Canon RP, como a Canon EOS R, não tem estabilização de imagem no corpo. No entanto, utiliza a tecnologia Dual Sensing IS da Canon quando combinada com lentes Canon RF (como as seis novas lentes RF que acabaram de ser anunciadas). O sistema usa o giroscópio embutido nessas lentes para detectar o movimento da lente, em conjunto com o sensor CMOS e o processador Digic 8 para detectar o movimento do objeto.
Esses dados são realimentados na unidade ótica IS para instruí-la a se mover corretamente para eliminar o máximo de movimento possível – particularmente o movimento de baixa frequência, que é notoriamente difícil de corrigir (a estabilização normalmente ignora pequenas vibrações, de modo que não é confundida com respiração ou pequenos ajustes de panning). A Canon diz que o Dual Sensing IS é bom para cinco paradas de estabilização.

Canon EOS RP: Construção e Manuseio

Review A leve e compacta Canon EOS RP Mirrorless
Corpo da Canon EOS RP
Review A leve e compacta Canon EOS RP Mirrorless
Corpo da Canon EOS RP

Indiscutivelmente a coisa mais impressionante sobre a Canon EOS RP é o seu formato minúsculo. Pesando apenas 485g, incluindo uma bateria e um cartão de memória, é 175g mais leve que a EOS R e 280g mais leve que a 6D Mark II.
Na verdade, sua comparação mais próxima seria a Canon EOS Rebel T7i, que pesa exatamente o mesmo corpo (mas é 532g com bateria e cartão) e mede 131,0 x 99,9 x 76,2mm – muito mais grosseira do que a racionalizada 132.5 Quadro x 85 x 70mm.
Quando emparelhada com uma objectiva apropriada, como a Lente Canon RF 35 mm f / 1.8 IS Macro STM ou uma Lente Canon EF 50 mm f / 1.8 STM com o Adaptador de Montagem EF-EOS R, a câmera é tão ágil e manobrável como um sistema Fuji ou Olympus .

Review A leve e compacta Canon EOS RP Mirrorless
Visor articulado da Canon EOS RP

O visor eletrônico de 0,39 polegadas e 2,36 milhões de pontos foi transplantado da Canon EOS M50 e funciona perfeitamente bem, apesar de ser um pouco menor que a EOS R’s. Estamos extremamente gratos que a Canon tenha optado por manter a tela sensível ao toque totalmente articulada, que novamente com três polegadas e um milhão de pontos não é tão alta tecnologia quanto a de seu irmão mais velho, mas se alguma coisa realmente parece um pouco mais responsiva. O fato de as Mirrorless Canon R e RP serem as únicas duas câmeras full-frame mirrorless com telas articuladas é um grande negócio, especialmente para os videomakers.

Canon EOS RP: Performance

Embora seja tentador fazer comparações com outros modelos, como a Nikon Z6 ou até mesmo a Mirrorless EOS R, é importante lembrar que a EOS RP não está na mesma faixa dessas câmeras. Assim, embora seu desempenho pareça comparativamente mediano em alguns aspectos, a Canon EOS RP funciona muito bem para uma câmera em sua categoria – particularmente quando se trata de fotografias. Em termos de qualidade de imagem, fidelidade de arquivo e faixa dinâmica, as fotografias produzidas pela Canon EOS RP Mirrorless são excelentes e lidam de maneira muito similar a qualidade da 6D Mark II. Parece haver um pouco mais de detalhe nas sombras, graças ao processador Digic 8 dando um pouco mais de potência, mas você está efetivamente olhando para o mesmo tipo de níveis entre as duas câmeras.

Visor articulado da Canon EOS RP
Placa mãe da Canon EOS RP

A detecção facial, funciona muito bem e faz um ótimo trabalho ao seguir um rosto no quadro. O foco automático em geral funciona como um encanto, porém, especialmente em condições de pouca luz. A EOS R é um artista feroz neste aspecto, e a Canon EOS RP também. Filmamos dentro de casa em ambientes muito escuros, bem como durante as horas do crepúsculo depois que o sol desapareceu, e o foco nunca nos decepcionou – é rápido, preciso e muito confiável.

Canon EOS RP: Veredito

Ela é uma notável façanha de engenharia, enchendo efetivamente a potência e o desempenho de uma 6D Mark II em um corpo tão pequeno de 485g, ao mesmo tempo em que adiciona vídeo 4K e benefícios sem espelho, como um EVF.
Uma câmera mirrorless full-frame extremamente atraente para quem quer atualizar para um sensor maior, especialmente aquele que mantém as vantagens de tamanho e peso dos corpos APS-C que eles já estão usando. Na verdade, o tamanho compacto da Canon EOS RP pode até torná-la mais atraente do que a Câmera Canon EOS R Mirrorless para fotógrafos que precisam permanecer leves e ágeis, como os fotógrafos de viagens ou de rua.

Review A leve e compacta Canon EOS RP Mirrorless
Câmera Canon EOS RP Mirrorless com lente 16-35mm

Por fim, a Mirrorless Canon RP oferece uma experiência de gravação que parece familiar e intuitiva para os usuários da Canon – e com o adaptador de montagem EF-EOS R incluído na caixa, as lentes existentes podem ser usadas imediatamente. De fato, a Canon RP provavelmente combina melhor com as lentes EF-S e com o vidro EF mais leve do que com as óticas RF mais volumosas.
Isso realmente é uma Canon 6D Mark II em um corpo menor com um EVF e 4K – mesmo que o 4K venha com concessões, tornando o 1080p uma opção melhor para os videomakers mais sérios. Uma câmera fotográfica altamente capaz, que produz imagens que ficam lado a lado com qualquer corpo da linha da Canon, para aqueles que querem se formar em fotografia full-frame faria bem em considerar a Canon EOS RP.

Para adquirir a Câmera Canon EOS RP Mirrorless que está disponível a pronta entrega, visite nosso site: eMania Foto e Vídeo.

Confira também diversos outros produtos de foto, vídeo e cinema tais como câmeras, lentes, estabilizadores e muito mais.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] características desta Câmera Mirrorless Full-Frame? Veja o review completo da Câmera Mirrorless Canon EOS RP aqui no Blog […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.