Revista monta seleção de locais proibidos para turistas

0 362

Quando temos um tempo para nos dedicar a nós mesmos e nossa família, a opção de viajar logo vem a nossa mente, não é mesmo? Com a viagem, certamente vem também a mente registrar tudo o que for possível em fotos e vídeos seja usando a sua câmera, smartphone ou qualquer outro aparelho. O importante é, evidentemente, ter como eternizar a situação em algum registro para a posteridade.

No entanto, existem determinadas restrições em alguns lugares do globo (seja referente a cultura, segurança ou qualquer outro aspecto) que você pode NO MÁXIMO se contentar em absorver bastante a paisagem ou o conteúdo histórico na sua retina. Pois, no que se refere a imagens e filmagens, certamente você será proibido de fazer. E, se o fizer, corre até mesmo o risco de ser preso ou pior, morto.

Pensando nesse tipo de ambiente um tanto quanto restrito, a jornalista Tatiana Cunha, da Revista Veja, montou uma lista de sete localizações espalhadas em todo o mundo onde o nível de restrição chega a ser assustador. Porém, se analisarmos com calma e prudência, tem seu sentido até mesmo para preservar a raridade do local.

A seguir, confira essa lista de lugares onde apenas algumas pessoas específicas (ou mesmo NINGUÉM) pode ter acesso:

Área 51 – Estados Unidos

Essa rodovia que corta a região do estado de Nevada tem uma íntima relação com a atividade extraterrestre, já que muitas histórias e relatos garantem que o local abriga espécimes vindos do espaço e que já foram dissecados em autópsias. Porém, não é por isso que existe acesso restrito a militares, mas sim pelo funcionamento da Base Aérea de Edwards.

site-monta-lista-com-locais-proibidos-para-turistas-eMania-Área-51-09-03
Foto: Connection/REX/Shutterstock

Caverna de Lascaux – França

Esse local já foi bastante visitado por turistas curiosos para registrar através das lentes de suas câmeras as pinturas rupestres desde o ano de 1940, data de sua descoberta. No entanto, depois de análises de especialistas perceberem que a respiração das pessoas no interior das cavernas com essa arte pré-histórica emitia dióxido de carbono suficiente para deteriorar as pinturas, a visitação ficou limitada as cavernas da região sem esse tipo de expressão artística.

site-monta-lista-com-locais-proibidos-para-turistas-eMania-Caverna-de-Lascaux-09-03
Foto: Divulgação/Site oficial do turismo na França

Ilha da Queimada Grande – Brasil

Perto da faixa de litoral que pertence ao estado de São Paulo está uma ilha onde os únicos habitantes são as cobras. Milhares delas, por sinal, não à toa ela também é chamada de Ilha das Cobras. E, visando a preservações de muitas espécies em extinção, somente pesquisadores tem permissão de irem até o local.

site-monta-lista-com-locais-proibidos-para-turistas-eMania-Ilha-da-Queimada-Grande-09-03
Foto: Reprodução/Soul Peruíbe

Ilha de Diego Garcia – Reino Unido

Pense em uma região de clima praiano perfeito, bem distante de qualquer elemento da civilização e ideal para banhos de mar e de sol? A Ilha de Diego Garcia é assim, mas contenha-se. Ela teve sua população removida nos anos 70 e, no lugar, foi desenvolvida uma base militar pertencente a Grã-Bretanha.

site-monta-lista-com-locais-proibidos-para-turistas-eMania-Ilha-Diego-Garcia-09-03
Foto: Reprodução/Thoth3126

Ilha de Surtsey – Islândia

Patrimônio da humanidade declarado pela Unesco, essa ilha submergiu nos anos 60 e serve apenas como ponto de observação científica de um local sem a influência humana. Ou seja, visitas de civis, mergulhos ou construções ao redor são terminantemente proibidas.

site-monta-lista-com-locais-proibidos-para-turistas-eMania-Ilha-Surtsey-09-03
Foto: Reprodução/Ciências Para Todos

Santuário Ise Jingu – Japão

Além de ser um local belíssimo que contem cerca de 127 templos, a área tem como característica um ritual onde toda a estrutura é removida e depois construída tendo a simbologia de morte e renovação. Curioso para ver o processo? Pois abandone desde já seus planos de tirar fotos possivelmente aproveitando a luz ambiente já que, além da cerimônia acontecer bem raramente, só pode ser vistas por altos cargos religiosos e integrantes da família imperial japonesa.

site-monta-lista-com-locais-proibidos-para-turistas-eMania-Santuário-Ise-Jingu-09-03
Foto: Reprodução/Jornada Kamoi

Svaldbard Global Seed Vault – Noruega

Esse nada mais é do que um supercofre localizado nas regiões mais gélidas da Noruega onde estão armazenadas sementes de diversas espécies de flores, plantas e frutas. Com o intuito de estudos científicos e prevenção contra um acidente global, apenas as empresas que depositam sementes no cofre e funcionários tem acesso ao local.

Foto: Global Crop Diversity Trust
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.