Neste dia 19 de agosto, se comemora o Dia Mundial da Fotografia. Uma arte tão celebrada ao longo dos séculos e que persiste mesmo com toda a tecnologia disponível. Afinal de contas, todo o processo evolutivo tem, como intuito principal, fazer do seu clique algo cada vez mais nítido e realista. Esteja você em qualquer situação possível e digna de uma imagem eternizada.
Porém, além de celebrar algo tão importante para a história da humanidade, você já se perguntou porque a data é justamente 19 de agosto? Pois saiba que isso não aconteceu como aquela foto que você “esbarra” ou percebe o potencial de maneira súbita, muito pelo contrário.
O estabelecimento desse dia como o Dia Mundial da Fotografia é responsabilidade daquele que, certamente, é um dos patronos da arte: o francês Louis Daguerre. O sobrenome, aliás, inspira uma das primeiras patentes de tecnologia para a obtenção de uma foto, o daguerrótipo.
Depois de um série de estudos e experimentos para entender o sistema de exposição, abertura e fixação do resultado de um clique, Louis Daguerre chegou ao seu primeiro resultado prático. Mesmo que, na época, o tempo de captação para esse clique chegasse até a cinco minutos. Não por acaso, apenas duas pessoas aparecem no canto inferior direito mesmo que, durante a exposição, uma série de pessoas tenham passado na frente das lentes.
Com isso, a foto que retrata o amplificado ambiente de Paris, em 1839, se tornou a primeira foto com pessoas da história. Para divulgar seu feito, Daguerre organizou um grande evento justamente no dia 19 de agosto que se tornou marcante ao ponto de virar o Dia Internacional da Fotografia.