Seguro Equipamentos Fotográficos: Tudo o que você precisa saber…

0 979

Quando pensamos na linha do tempo da nossa carreira profissional, queremos acreditar que tudo correrá sempre muito bem e sem contratempos, claro. Mas no fundo, sabemos que não somos imunes às estatísticas. E que em algum momento de nossa jornada podemos sofrer acidentes ou roubos, entre outros riscos iminentes a atividade que praticamos. Se temos consciência dos riscos, nos resta apenas uma coisa a fazer: nos resguardar daquilo que não podemos controlar. Porque o arrependimento não traz de volta ou ameniza seu investimento e tranquilidade, mas o seguro sim.

O seguro tornou-se item obrigatório para quem investe em equipamentos fotográficos de qualidade e deseja proteger seus bens. E entender sobre o seguro e suas coberturas é tão importante quanto o ato de contratá-lo. Por isso, vamos abordar neste post as principais dúvidas sobre o seguro de equipamentos:

Qual é a abrangência e vigência do seguro?

 
Em geral o seguro já vem com vigência de 1 ano e abrangência nacional. Quem viaja para o exterior, pode adquirir seu seguro equipamento fotográfico com cobertura internacional, o custo adicional na cotação é de apenas 1% do valor do equipamento.

Sem Nota Fiscal

Essa talvez seja a situação mais recorrente no seguro para equipamentos, tendo em vista que bem mais de 50% dos clientes desse mercado de fato não possuem nota fiscal. Nesses casos, o cliente poderá encaminhar fotos dos equipamentos para análise de aceitação.

Para definir os valores de cobertura de equipamentos sem notas fiscais, ou adquiridos no exterior, é feita uma cotação de valor médio de mercado. A fórmula utilizada é a soma de 3 valores de diferentes lojistas, dividido por três.

O que posso incluir no seguro?

São permitidas inclusões de todo o tipo de periféricos, incluindo cartões de memória, mochilas de câmeras, lentes fotográficas, flashes, tripés, entre outros, desde que sejam contratados juntamente com uma câmera fotográfica. Equipamentos portáteis, como smartphones, notebooks e tablets, devem ser assegurados em apólices separadas.

E se eu quiser adicionar ou excluir itens depois de contratado o seguro?

O seguro proporciona flexibilidade para que a qualquer momento, durante a vigência da apólice, você possa adicionar novos itens e/ou excluir itens que você tenha trocado ou vendido sem nenhum custo adicional, apenas pagando a diferença pelos dias e valores adicionais, ou ainda recebendo de volta a diferença em casos de exclusões.

O que o seguro cobre?

  • Danos físicos ao bem

Cobertura para danos de origem externa e imprevisível (acidentes em geral):

  • Danos elétricos

Cobertura para danos causados por queda, oscilação ou sobrecarga de energia elétrica

  • Subtração do bem (Roubo e furto qualificado)

Cobertura de subtração sob ameaça física ou à vida e furtos quando houver quebra de obstáculos, como fechaduras ou cadeados.

  • Acessórios (Extensão para periféricos em geral)

Extensão das coberturas contratadas para acessórios

  • Cobertura internacional (Extensão para o exterior)

Extensão das coberturas contratadas para o exterior

 

E o que não está coberto?

Talvez tão ou mais importante quanto saber das coberturas, saber das exclusões de coberturas da sua apólice de seguro é importante para não ter uma expectativa aumentada e consequentemente frustrações com a seguradora no futuro. As principais exclusões estão abaixo, consulte sempre as condições gerais:

  • Queda simples
  • Furto simples (geralmente ocorre por falta de atenção e sem quebra de obstáculos)
  • Equipamentos guardados dentro de veículo SEM a presença do segurado

Que outros benefícios posso ter ao contratar um seguro para meus equipamentos?

  • Armazenamento de dados para backup de até 5GB
  • Recuperação de dados através do “salva dados”
  • Descarte certo, reciclagem de seus equipamentos sem custo
  • Sorteios de R$ 2.500 mensais em títulos de capitalização
  • CÂMERA EXTRA POR ATÉ 3 DIAS (esse benefício é exclusivo para seguros contratados na Safer Corretora)

Existe franquia?

Como todo seguro, o seguro para equipamentos fotográficos também possui franquia, mas apenas para as coberturas de danos físicos e elétricos. A Franquia para essas coberturas é de 15% do valor de conserto em caso de danos parciais ou perda total. Nas coberturas de Subtração do bem (Roubo e furto qualificado) o segurado recebe o valor do equipamento integral, SEM franquia.

Quanto custa e como posso pagar?

Em geral o seguro equipamentos é comercializado a 7% do valor do equipamento, mas quanto mais itens você incluir na proposta, ou maiores forem os valores dos equipamentos, a taxa pode ser reduzida a até 5%.

As opções de pagamento são: cartão de crédito, débito em conta corrente e boleto bancário, este último com acréscimo no parcelamento. É possível parcelar em até 4 vezes sem juros ou em até 11 vezes com acréscimos.

Como proceder quando tiver um sinistro?

Os clientes têm uma central de atendimento específica para abrir os processos de sinistro. Após abertura, o segurado recebe um e-mail com a documentação necessária para conclusão do processo. Essa documentação pode variar de acordo com a cobertura ou evento. De posse da documentação completa, a seguradora em geral responde em até 7 dias.

Safer Corretora e o Câmera Extra

Este post foi escrito por Aylson Santos, diretor da Safer Corretora, parceira do Emania.

A Safer Corretora já é referência no seguro de equipamentos fotográficos e tem como diferencial uma equipe de atendimento especializada nesse mercado. E inova neste mercado agora com um benefício único e exclusivo para seus clientes: o CÂMERA EXTRA. Em caso de roubo ou dano ao equipamento coberto pelo seguro, o cliente terá à disposição por três dias uma câmera reserva de igual marca e modelo, enquanto aguarda a indenização da seguradora. BENEFÍCIO GRATUITO!

Acesse a área de seguro equipamentos fotográficos da Safer Corretora, sabia mais e peça uma cotação.

Safer Corretora

SUSEP: 10.2011975.5

www.safercorretora.com.br

11 3532-1400

portateis@safercorretora.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.