Slider: Da imagem ao movimento

0 44
Tempo de leitura: 3 minutos

Slider para video

Um dos equipamentos que não se tem muito conhecimento, no entanto pode ser uma ferramenta muito útil para seus trabalhos, é o Slider.

Sliders são ferramentas utilizadas para capturar vídeos em diferentes ângulos, planos e posições. Os modelos variam, desde sliders pequenos e simples para objetos menores, até os gigantes para produções profissionais.

Atualmente, encontra-se no mercado uma grande variedade de sliders fotográficos, com a mesma função, mas com propósitos e funcionalidades diferentes. É indispensável para o cinegrafista tê-lo em mãos, mas com pouca informação e diversos modelos, saberia você escolher o correto?

Slider profissional

Vemos em muitos filmes, seriados de televisão, programas e filmagens em geral uma diversidade de ângulos que tornam a experiência de assistir muito mais prazerosa. Para isso, os sliders atuam em conjunto com a DSLR ou Filmadora (Para que ambos trabalhem em harmonia é necessário que se adquira a cabeça para slider compatível com o seu equipamento de filmagem, pois normalmente são vendidas separadamente.) sobre o motivo a ser gravado.

Tipos e Funções:

Slider Reto:

Esse tipo de Slider geralmente é encontrado em metal. Seu comprimento pode variar de 30 cm a até 2 metros – é possível encontrá-los em tamanhos maiores.

Este slider é muito usado para filmagens de níveis diferentes de uma mesma cena. Ele permite que acompanhe o movimento com base fixa, estabilizando sua Câmera Fotográfica e evitando o embasamento, desfoque e outros tipos de contratempos que atrapalhem sua gravação.

Usá-los, por exemplos, para gravar o caminhar de uma pessoa ou de um animal, o movimento de veículos em uma velocidade moderada, imagens panorâmicas ou contínuas de ruas, estradas, casas, pessoas e etc.

Slider para camera

Uma das vantagens de ter um Slider como esse, é que se torna possível adaptá-lo em tripés (vide o modelo no momento da compra) com entradas de ¼ ou de 3/8 para que você possa esbanjar de todos os planos possíveis, fazendo filmagens incríveis. Sobrepondo-o sobre um tripé com cabeça articulável 360º, os horizontes se expandem e as possibilidades se tornam múltiplas.

Slider profissional

Slider Curvo:

Este tipo de Slider é usado para Fotos panorâmicas e retratos de até 180º. Com a face interna dele, você tem uma aproximação do rosto (ou do objeto) muito maior, capturando as extremidades com a mesma proporção de imagem.


Slider circular slider circular profissional usando slider profissional

Já a face externa, pode ser usada para gravação da prática de skate, patins e uma enorme variedade de esportes para capturar imagens de manobras em plano baixo, podendo se aproximar do praticante e ter imagens de 180º, tendo em vídeo o início, o meio e o fim sem perder a base, ângulo ou detalhes da ação.

Sliders Ajustáveis:

Os ajustáveis são novos no mercado, uma inovação na área, sendo poucas a lojas que o vendem, mas é encontrado por um preço bem acessível. Tendo sua matéria prima a borra, ele pode ser moldado da maneia que o fotógrafo achar mais conveniente.

Pode ser levado para viagens em locais onde o terreno não é apto para receber, ou manter, os sliders convencionais, tripés ou outros tipos de estabilizadores de imagem. Com isso você ganha mais espaço e liberdade para fazer gravações.

Outra vantagem deste é a praticidade. Pode ser dobrado ou desdobrado facilmente para caber dentro de uma bolsa de transporte. Ele é muito leve e não oferece dificuldade de ser carregado. Pode aderir a qualquer lado, vários tipos de curvas sem ser danificado.

slider ajustavel

Gruas com Slider:

Outra novidade do mercado com as Gruas com Slider embutido. Gruas são equipamentos para filmagens profissionais, que recebem sua filmadora e faz gravações de planos altos. É muito comum em gravações em estúdios, para imagens com vista de cima, ou de longas distâncias (para filmar carros, pessoas em ambientes abertos e etc.).

As que possuem sliders têm funções parecidas com a do slider sobre o tripé fotográfico, mas com um alcance incrivelmente amplificado, com alcance maior e mais estabilidade. O preço, claro, é maior do que os convencionais, mas você garante um conjunto completo, de qualidade (as gruas são feitas de metal, com estrutura resistente e ajustável para às suas necessidades.).

Além disso, o controle sobre os ângulos, posicionamento são muito melhores, pois contam com uma guia em seu corpo e um sistema ajustável.

grua com slide slider em grua slider movel

Os preços variam de loja, modelo, tamanho e material. É necessário antes uma pesquisa e comparação, vale ressaltar que deve-se ter em mente a finalidade da utilização do produto, para que faça a escolha certa e tenha uma ótima experiência com suas filmagens!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade