Sony anuncia sistema que promove a acessibilidade na fotografia

0 198

Além da produção de sentimentos como alegria, encantamento e a capacidade de registrar momentos para a posteridade, a fotografia também pode ter como uma de suas funções o caráter de integração e promoção da acessibilidade. E foi pensando nesses aspectos que a Sony, em parceria com a QD Laser, produziu uma máquina fotográfica especial.

Adaptando a estrutura e configurações da Cyber-shot DSC-HX99, a junção entre as duas gigantes do mundo da tecnologia resultou na adição de um Kit de Câmera de Projeção Retinal batizado de RETISSA NEOVIEWER. Algo que, resumidamente, será capaz de trazer com precisão os elementos ao redor para pessoas com baixa visão.

sony-anuncia-sistema-que-promove-a-acessibilidade-na-fotografia-Blog-eMania-1
Divulgação/Sony

A tecnologia usada neste kit se baseia na projeção de imagem voltada diretamente para a retina, sem o trabalho exercitado pelos olhos para a devida focalização do campo de visão. Isso é possível graças a lasers semicondutores RGB que se combinam para criar um feixe de luz.

Por meio de um pequeno espelho vibratório, ele passa pela pupila e vai diretamente para a retina, eliminando a interferência de possíveis problemas oculares e trazendo uma perspectiva inédita para pessoas que, até então, tinham um obstáculo no seu caráter de apreciação e exercício da fotografia.

sony-anuncia-sistema-que-promove-a-acessibilidade-na-fotografia-Blog-eMania
Divulgação/Sony

O sistema de caráter inovador e pioneiro implementado na parceria entre Sony e QD Laser é resultado de um projeto extensamente conduzido pela QD desde 2020 e que foi chamado de With My Eyes (Com os Meus Olhos, em tradução literal). Desde o princípio, o objetivo desta iniciativa se mostrou bem claro em ‘transformar a dificuldade em enxergar em um campo de visão mais claro para as 2,5 bilhões de pessoas com baixa visão ao redor do planeta’.

Para tornar o equipamento fotográfico acessível, a Sony assumirá parte dos custos de produção e tem como objetivo lançar o equipamento com custo de 600 dólares à partir de junho deste ano. Valor esse que, na atual cotação, equivale a

E você, já imaginou como essa tecnologia pode influenciar em diversas outras áreas? Acha que estamos próximos de encontrar a solução para um dos problemas que afeta a maior quantidade de pessoas em todo o mundo?

Deixe sua opinião nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.