Se em tempos normais apreciar a arte já é importante, no cenário global da atualidade, mediante a pandemia do novo coronavírus, ela se torna ainda mais importante. Ainda mais quando falamos de uma qualidade tão elevada como a presente no Sony World Photography Awards, concurso mundial de fotografia que existe há 13 anos com a parceria entre Sony e a World Photography Organisation.
No total foram 10 categorias que estavam sendo julgadas pela premiação (Vida Selvagem e Mundo Natural, Arquitetura, Criativo, Cultura, Paisagem, Movimento, Retrato, Natureza Morta, Fotografia de Rua e Viagem) onde, na somatória das premiações máximas em dinheiro para cada uma delas, foram distribuídos 50 mil dólares, algo superior a faixa dos R$ 260 mil.
Quatro dos seis continentes do planeta tiveram representantes na lista de vencedores em concurso que, segundo a organização, recebeu mais de 345 mil inscrições. Número esse que teria sido o recorde na existência da premiação. Seis juízes compuseram o corpo de jurados que foram os responsáveis por eleger os vencedores de cada categoria: Brent Lewis, Claudi Carreras Guillén, Gwen Lee, Katie Hollander, Mike Trow e Touria El Glaoui.
No momento da divulgação do juri do concurso, o jurado-chefe, Mike Trow, exaltou que estava bastante empolgado para saber como os inscritos no concurso mundial de fotografia iriam lidar com a “sofisticada linguagem da imagem” usando suas câmeras e toda a inspiração:
“Para a premiação desse ano, eu estou empolgado para ver trabalhos dinâmicos, desafiadores e corajosos que estão vindo. Eu quero honrar os fotógrafos que lutam pela sofisticada linguagem da imagem, celebrar as criações que convidam o espectador a parar, se envolver e se sentir compelido a descobrir mais sobre o que eles estão olhando.”
Confira os vencedores:
Arquitetura
Criativo
Cultura
Fotografia de Rua
Paisagem
Movimento
Natureza Morta
Retrato
Viagem