Ter um canal (YouTube) de sucesso e fazer disso uma profissão é o desejo de cada vez mais pessoas, porém alguns passos são fundamentais para se destacar nesse meio tão concorrido.
Atualmente, qualquer pessoa com um celular ou câmera na mão pode atingir milhares de pessoas e se fazer ouvir no mundo inteiro. Com o compartilhamento massivo de vídeos, cada vez mais pessoas usam o YouTube para transmitir ideias, informar e produzir entretenimento, podendo até mesmo se tornar formadores de opinião. Tamanha popularidade acaba por moldar hábitos de adolescentes e adultos: escolher o que se quer assistir, quando se quer assistir está transformando a forma de criar e veicular conteúdo. O estrondoso sucesso da rede social deu origem até mesmo à uma nova categoria de celebridade: os Youtubers. Estes atraem milhares de seguidores e assim transformam seus canais pessoais em uma nova forma de se fazer marketing e dinheiro. Diante disso, a nova onda da internet é ter um canal e, se possível, viver dele. Se você é mais um adepto dessa revolução, saiba quais são os segredos por trás dos canais de sucesso da rede.
Existe uma fórmula para o sucesso?
O sucesso é um termo muito relativo quando se trata de alcançar o público. Um vídeo viral, por exemplo, pode atrair milhares de visualizações porém isso não implica na conquista do seguidor, que pode simplesmente abandonar o canal após ter assistido o conteúdo. Da mesma forma, ter muitos seguidores não significa ter seu conteúdo visualizado de fato. Muitos usuários se inscrevem mas não acompanham necessariamente o conteúdo postado, por outro lado, muitos Youtubers simplesmente abandonam o canal e deixam de produzir conteúdo, reduzindo o número de visualizações. A quantidade não é um parâmetro, principalmente quando se aborda um tema muito especializado direcionado a um nicho. Neste caso o que interessa é atingir um público qualificado e, consequentemente, menor.
Obviamente não existe uma fórmula mágica para se tornar um Youtuber de sucesso. Porém, é possível observar alguns pontos em comum nos canais referência da rede. Algumas atitudes predominam entre os canais mais bem sucedidos e podem servir como exemplo para aqueles que desejam se destacar com seu conteúdo:
- Identifique seu público e crie conteúdo voltado para ele: por ser uma rede vasta com muito conteúdo disponível, é extremamente importante focar em um grupo e produzir conteúdo voltado a ele, uma vez que falar sem objetivo pode não atingir ninguém.
- Seja autêntico: não basta abordar temas simplesmente pela sua popularidade, gostar do assunto é essencial para que o espectador se identifique com a mensagem que você está passando. Tratar assuntos que fujam do seu interesse podem diminuir sua motivação e prejudicar a qualidade do conteúdo. Busque transmitir sua verdade;
- Não copie, inspire-se: por mais que produzir um conteúdo inédito na rede possa parecer impossível, busque referencias que te auxiliem a criar uma nova abordagem. Mesmo tratando de temas muito populares como games, cultura pop, culinária e variedades é possível inovar e desenvolver sua própria marca pessoal;
- Informe-se: pesquisar e buscar informações que validem seu conteúdo é essencial para aumentar a credibilidade do seu canal. Porém é fundamental que você confirme a veracidade desses dados antes de propagar qualquer informação. Com a divulgação de conteúdo você está propenso a influenciar a opinião dos seus seguidores, logo deve ter o maior cuidado com essa questão;
- Interaja com seu público: o engajamento do seguidor é fundamental para o sucesso ou fracasso de um canal, por isso é extremamente importante que você mantenha contato com seu público respondendo os comentários, dúvidas e sugestões sempre que possível. Ser cordial mesmo quando surgirem críticas é importante para mudar a opinião negativa e conquistar o público em potencial;
- Invista no seu canal: muitos canais de sucesso na rede começaram de forma amadora e, conforme evoluíram, investiram em recursos capazes de melhorar sua qualidade e aumentar sua credibilidade. O investimento em tecnologia permite um visual mais profissional, atraente aos seguidores e a possíveis patrocinadores. Marcas que costumam anunciar no YouTube buscam associar sua imagem aos canais de qualidade profissional;
- Persista: Tenha paciência, os resultados aparecem com tempo e dedicação, na medida em que o trabalho evolui.
O investimento em equipamentos profissionais nos canais do YouTube aumenta na medida em que a plataforma é vista de uma forma mais profissional. Influenciadores digitais possuem cada vez mais aceitação na hora da escolha dos anunciantes. Muitas pessoas iniciam um canal na rede motivadas não apenas pela paixão mas também com o intuito de fazer disso profissão e obter lucros. O que as leva a questionar qual investimento deve ser feito para dar início a essa empreitada.
É obrigatório investir em tecnologia?
Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro passo para começar um bom canal no YouTube não passa necessariamente pela aquisição de uma câmera de última geração ou de equipamentos profissionais. Boa parte dos Youtubers de sucesso começa com uma câmera simples ou até mesmo com o celular. É necessário investir em um conteúdo de qualidade, pois isto atrairá o espectador e influenciará no alcance do seu vídeo.
Essa nova forma de assistir conteúdo resultou em usuários mais exigentes. Qualidade de imagem, áudio e recursos de interatividade podem ser determinantes na escolha do que se assistir. Enquanto na TV a concorrência é definida pela qualidade do conteúdo, uma vez que existem padrões de transmissão, no YouTube o diferencial entre dois canais que oferecem o mesmo conteúdo pode ser definido pela tecnologia envolvida na produção do vídeo.
Por mais que iniciar um canal no YT não dependa do investimento inicial em tecnologia isso é extremamente desejável e até mesmo fundamental para sua evolução. De acordo com o especialista da eMania, Nizar Escandar “A própria evolução do canal passa mais credibilidade e profissionalismo, melhorias tanto no som quanto na imagem, são consequências do investimento em equipamentos mais profissionais e em acessórios de filmagem. Com o crescimento do canal isso se torna cada vez mais evidente: iluminação, vinhetas e outros recursos interativos são até mesmo um indicador de sucesso, uma vez que as pessoas investem no canal quando enxergam uma oportunidade de ter lucros reais com ele.” – explica.
Ganhando dinheiro com o seu canal
O Youtube passou de um site de entretenimento a uma poderosa ferramenta de marketing. Conscientes disso, as empresas buscam utilizar cada vez mais esse meio como veículo de divulgação de seus produtos. A forma como o consumidor encara a propaganda também sofreu forte influência dos meios digitais. Ele quer se identificar com aquele que oferece o produto, quer algo autentico que não soe apenas como propaganda, mas também como uma indicação.
As empresas perceberam que o engajamento tem grande poder de venda: o consumidor satisfeito faz uma propaganda espontânea e autêntica capaz de influenciar dezenas de pessoas. Justamente neste ponto a figura do Youtuber se tornou tão atrativa para as marcas, pois sua proximidade com seu público faz com que ele influencie seus fãs. O grande diferencial neste tipo de propaganda é do público não precisar ser conquistado, uma vez que o canal já possui seguidores que confiam e acreditam no conteúdo veiculado, dessa forma, as chances de aceitação de um produto ou serviço aumentam. Hoje, os influenciadores digitais possuem 25% mais aceitação entre as grandes marcas, exemplo disso são as companhias de telefonia móvel que hoje possuem Youtubers de sucesso em boa parte de suas campanhas publicitárias.
Basicamente, o lucro de um canal é resultado de um bom trabalho de produção de conteúdo, divulgação e investimento nesse projeto. Atrair investidores e patrocinadores depende essencialmente da conquista do público, pois ele é o principal responsável pela propagação do conteúdo. Grande parte desses canais também divulgam produtos que eles utilizam, simplesmente para dar dicas e, de forma despretensiosa, acabam chamando a atenção de marcas e investidores. Um bom exemplo disso é o unpacking, que consiste em gravar a experiência de um produto desde a abertura da embalagem até a demonstração de suas funções. Além de atrair os consumidores que desejam conhecer o produto a fundo antes da compra, esse formato de propaganda acaba divulgando a marca de uma forma ainda mais qualificada.
Apesar de parecer difícil atingir êxito em fazer do YouTube uma profissão, qualquer um pode alcançar o sucesso por esta rede ser um meio de informação democrático e acessível. O importante é ter em mente que aprimorar-se e investir tanto no conteúdo quanto nos recursos tecnológicos é fundamental para se destacar em um meio tão concorrido. Ficar atento as tendências e manter o público interessado é essencial para que seu canal se torne uma referência e atraia colaboradores para seu projeto.
Fonte: eMania