Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Suportes e Estabilizadores – Shoulder Mount

Suportes e Estabilizadores – Shoulder Mount

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
6
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Continuando a série sobre suportes e estabilizadores, hoje nós vamos falar sobre o “Shoulder Mount” ou suporte de ombro. O suporte de ombro já existe faz um bom tempo, era mais utilizado pelas equipes de cinema do que pelas equipes de TV ou videomakers. As câmeras de cinemas, eram pesadas e pouco ergonômicas para utiliza-las no ombro, por isso foram criados vários modelos de suportes.  As câmeras portáteis de vídeo já eram projetadas para serem usadas no ombro. Atualmente, com o uso das câmeras HDSLR nas produções em vídeo e como elas  são incrivelmente leves e não são muito ergonômicas para as cenas feitas com a câmera na mão, o uso do  shoulder mount (suporte de ombro) se fez necessário. O suporte de ombro é um acessório dinâmico que dá ao operador de câmera, equilíbrio, estabilidade nos movimentos e o ajuda atenuar as imagens tremidas. O shoulder mount  não é estático como um tripé e nem preciso como um steadicam, mas ele permite aumentar a estabilidade da imagem durante a gravação do seu vídeo.

Shoulder Mount - ZACUTO
SHOULDER MOUNT – ZACUTO

Muitos diretores não apreciam cenas feitas com a câmera na mão, mas alguns filmes incríveis estão sendo produzidos com este estilo de movimento e ajudando os cineastas a criarem uma espécie de metáfora visual para algo acontecendo na narrativa do filme.”Câmera na mão e uma ideia na cabeça!”

 

Shoulder Mount StrapOnPad1_001

 

Shoulder Mount StapOnPad2

 

O que faz optar fazer uma cena com a câmera na mão?

A decisão de usar uma câmera na mão com um shoulder mount, vai ser determinado pelo que tipo de narrativa da história. Movimentos com uma câmera na mão coloca o público experimentando uma espécie participação subjetiva da cena, mas também pode ser utilizado para dar a cena um ritmo frenético, cheio de energia e pode até mesmo ajudar visualmente pontuar um momento caótico. Tomemos por exemplo o filme The Hurt Locker, dirigido por Kathryn Bigelow, que ganhou um Oscar de Melhor Filme.

Qual é o melhor Shoulder Mount sua câmera?

Nem todos os suportes de câmera são construídos pelos mesmos motivos ou para a mesma câmera. Portanto, antes de investir num suporte de ombro, você precisa perguntar a si mesmo qual modelo de shoulder mount  é melhor para o meu uso?

Em primeiro lugar, você precisa considerar qual shoulder mount é o mais adequado para câmera que você estará usando. Uma das primeiras coisas que você precisa considerar é se você quer um shoulder mount em linha reta ou um shoulder mount deslocado. Se você estiver usando o monitor LCD de uma DSLR como por exemplo, de uma Canon t5i que é articulado e abre para o lado, então você vai usar um shoulder mount em linha reta. Se você estiver usando uma câmera que o monitor de LCD não é articulado, aí você pode optar por um shoulder mount deslocado.

SHOULDER MOUNT - SEVENOAK
SHOULDER MOUNT – (RETO)

 

SHOULDER MOUNT (DESLOCADO)
SHOULDER MOUNT (DESLOCADO)

 

Existem acessórios para o seu suporte de câmera ficar bem completo, como por exemplo o Matte-Box, Follow-Focus e suportes para bateria e monitor.

 

SHOULDER MOUNT (C/ ACESSÓRIOS)
SHOULDER MOUNT (C/ ACESSÓRIOS)

 

Espero que vocês tenham gostado, segue abaixo um vídeo super legal da Light Film School. É um tutorial que  ensina como trabalhar com o shoulder mount.

Abs!

Fernando

 

Post anterior

Inscrições para curso gratuito de fotografia em São Paulo terminam amanhã

Próximo post

Panasonic revela nova câmera com 4K mais acessível

O Autor

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras.
Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo.
Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam".
Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal:
“Ottica Art Magazine! ”