Suportes e Estabilizadores – Shoulder Mount

0 394

Continuando a série sobre suportes e estabilizadores, hoje nós vamos falar sobre o “Shoulder Mount” ou suporte de ombro. O suporte de ombro já existe faz um bom tempo, era mais utilizado pelas equipes de cinema do que pelas equipes de TV ou videomakers. As câmeras de cinemas, eram pesadas e pouco ergonômicas para utiliza-las no ombro, por isso foram criados vários modelos de suportes.  As câmeras portáteis de vídeo já eram projetadas para serem usadas no ombro. Atualmente, com o uso das câmeras HDSLR nas produções em vídeo e como elas  são incrivelmente leves e não são muito ergonômicas para as cenas feitas com a câmera na mão, o uso do  shoulder mount (suporte de ombro) se fez necessário. O suporte de ombro é um acessório dinâmico que dá ao operador de câmera, equilíbrio, estabilidade nos movimentos e o ajuda atenuar as imagens tremidas. O shoulder mount  não é estático como um tripé e nem preciso como um steadicam, mas ele permite aumentar a estabilidade da imagem durante a gravação do seu vídeo.

Shoulder Mount - ZACUTO
SHOULDER MOUNT – ZACUTO

Muitos diretores não apreciam cenas feitas com a câmera na mão, mas alguns filmes incríveis estão sendo produzidos com este estilo de movimento e ajudando os cineastas a criarem uma espécie de metáfora visual para algo acontecendo na narrativa do filme.”Câmera na mão e uma ideia na cabeça!”

 

Shoulder Mount StrapOnPad1_001

 

Shoulder Mount StapOnPad2

 

O que faz optar fazer uma cena com a câmera na mão?

A decisão de usar uma câmera na mão com um shoulder mount, vai ser determinado pelo que tipo de narrativa da história. Movimentos com uma câmera na mão coloca o público experimentando uma espécie participação subjetiva da cena, mas também pode ser utilizado para dar a cena um ritmo frenético, cheio de energia e pode até mesmo ajudar visualmente pontuar um momento caótico. Tomemos por exemplo o filme The Hurt Locker, dirigido por Kathryn Bigelow, que ganhou um Oscar de Melhor Filme.

https://www.youtube.com/watch?v=2GxSDZc8etg

Qual é o melhor Shoulder Mount sua câmera?

Nem todos os suportes de câmera são construídos pelos mesmos motivos ou para a mesma câmera. Portanto, antes de investir num suporte de ombro, você precisa perguntar a si mesmo qual modelo de shoulder mount  é melhor para o meu uso?

Em primeiro lugar, você precisa considerar qual shoulder mount é o mais adequado para câmera que você estará usando. Uma das primeiras coisas que você precisa considerar é se você quer um shoulder mount em linha reta ou um shoulder mount deslocado. Se você estiver usando o monitor LCD de uma DSLR como por exemplo, de uma Canon t5i que é articulado e abre para o lado, então você vai usar um shoulder mount em linha reta. Se você estiver usando uma câmera que o monitor de LCD não é articulado, aí você pode optar por um shoulder mount deslocado.

SHOULDER MOUNT - SEVENOAK
SHOULDER MOUNT – (RETO)

 

SHOULDER MOUNT (DESLOCADO)
SHOULDER MOUNT (DESLOCADO)

 

Existem acessórios para o seu suporte de câmera ficar bem completo, como por exemplo o Matte-Box, Follow-Focus e suportes para bateria e monitor.

 

SHOULDER MOUNT (C/ ACESSÓRIOS)
SHOULDER MOUNT (C/ ACESSÓRIOS)

 

Espero que vocês tenham gostado, segue abaixo um vídeo super legal da Light Film School. É um tutorial que  ensina como trabalhar com o shoulder mount.

Abs!

Fernando

 

https://youtu.be/pBT2MeO74lo

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.