Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Suportes e Estabilizadores – STEADICAM

Suportes e Estabilizadores – STEADICAM

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

“ Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça! ” É uma celebre frase de Glauber Rocha, que eu a completaria de outra forma, “Uma câmera na mão com estabilização e uma ideia na cabeça! ”

É muito desagradável ver uma foto ou uma imagem em vídeo totalmente tremida, por isso a todo momento os fabricantes lançam uma nova tecnologia ou um novo equipamento para estabilizar e corrigir as imagens com movimentos indesejáveis. Eu vou escrever uma série sobre todos estes equipamentos que nos auxiliam a estabilizar as imagens. Neste post eu vou falar sobre um dos se não for o mais importante destes equipamentos o “Steadicam”.

steadicam
STEADICAM

O Steadicam foi criado por Garret Brown nos anos 70, mais precisamente em 1975. Basicamente o Steadicam é composto por um colete com um braço acoplado, com um sistema de molas e articulações, responsável pela estabilização das imagens. Os componentes que garantem a estabilização da imagem são:

1- O Colete

COLETE (steadicam)
COLETE (STEADICAM)

2- O Braço Isoelástico

BRAÇO (STEADICAM)
BRAÇO (STEADICAM)

3- O Poste

4- O Gimbal

steadicam  - PARTS
STEADICAM – PARTS

Este componentes é que garantem a estabilidade das imagens. O braço isoelástico, que liga o colete ao poste, onde ficam a câmera, os suportes de bateria e monitor externo, e o Gimbal, um sistema de rolamentos que gira livremente e suavemente tanto para os lados, como para cima e para baixo. Estes sistema e composto por eixos X, Y e Z. O Gimbal por si só já garante a estabilização da câmara, mas juntamente com o braço isoelástico, garante a perfeição do sistema de estabilização.  A Steadicam tem como função básica isolar os movimentos do operador, de modo que esse movimento não seja transferido para a câmera, causando as inconvenientes tremidas.

No início da década de 1970, o diretor de fotografia americano Garrett Brown teve uma ideia simples, porém revolucionária: fazer um dispositivo que poderia suavizar as cenas feitas com a câmera na mão. O resultado foi o Steadicam, que fez sua estréia no cinema no filme “Bound for Glory”, mas ganhou destaque nos filmes “Rocky” e “O Iluminado”.

Garrett Brown  nas filmagens do filme "Rock o lutador!" - steadicam
Garrett Brown nas filmagens do filme “Rock o lutador!”

 

steadicam Garrett Brown e Stanley Kubrick nas filmagens do filme "Iluminado"
Garrett Brown e Stanley Kubrick nas filmagens do filme “Iluminado”

Post anterior

Edição de fotos: 10 filtros que você deve usar

Próximo post

Três dicas para fazer documentários de alta qualidade.

O Autor

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras.
Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo.
Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam".
Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal:
“Ottica Art Magazine! ”