Suportes e Estabilizadores – STEADICAM

1 909

“ Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça! ” É uma celebre frase de Glauber Rocha, que eu a completaria de outra forma, “Uma câmera na mão com estabilização e uma ideia na cabeça! ”

É muito desagradável ver uma foto ou uma imagem em vídeo totalmente tremida, por isso a todo momento os fabricantes lançam uma nova tecnologia ou um novo equipamento para estabilizar e corrigir as imagens com movimentos indesejáveis. Eu vou escrever uma série sobre todos estes equipamentos que nos auxiliam a estabilizar as imagens. Neste post eu vou falar sobre um dos se não for o mais importante destes equipamentos o “Steadicam”.

steadicam
STEADICAM

O Steadicam foi criado por Garret Brown nos anos 70, mais precisamente em 1975. Basicamente o Steadicam é composto por um colete com um braço acoplado, com um sistema de molas e articulações, responsável pela estabilização das imagens. Os componentes que garantem a estabilização da imagem são:

1- O Colete

COLETE (steadicam)
COLETE (STEADICAM)

2- O Braço Isoelástico

BRAÇO (STEADICAM)
BRAÇO (STEADICAM)

3- O Poste

4- O Gimbal

steadicam  - PARTS
STEADICAM – PARTS

Este componentes é que garantem a estabilidade das imagens. O braço isoelástico, que liga o colete ao poste, onde ficam a câmera, os suportes de bateria e monitor externo, e o Gimbal, um sistema de rolamentos que gira livremente e suavemente tanto para os lados, como para cima e para baixo. Estes sistema e composto por eixos X, Y e Z. O Gimbal por si só já garante a estabilização da câmara, mas juntamente com o braço isoelástico, garante a perfeição do sistema de estabilização.  A Steadicam tem como função básica isolar os movimentos do operador, de modo que esse movimento não seja transferido para a câmera, causando as inconvenientes tremidas.

No início da década de 1970, o diretor de fotografia americano Garrett Brown teve uma ideia simples, porém revolucionária: fazer um dispositivo que poderia suavizar as cenas feitas com a câmera na mão. O resultado foi o Steadicam, que fez sua estréia no cinema no filme “Bound for Glory”, mas ganhou destaque nos filmes “Rocky” e “O Iluminado”.

Garrett Brown  nas filmagens do filme "Rock o lutador!" - steadicam
Garrett Brown nas filmagens do filme “Rock o lutador!”

 

steadicam Garrett Brown e Stanley Kubrick nas filmagens do filme "Iluminado"
Garrett Brown e Stanley Kubrick nas filmagens do filme “Iluminado”
você pode gostar também
1 comentário
  1. […] O gimbal também esta presente a muito tempo na industria cinematografica. Você pode encontrar a presença dele no pioneiro sistema de estabilização de imagem criado por Garrett Brown em 1975. Eu estou me referindo do steadicam. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.