Início » Artigos de Foto e Vídeo » Suposto fotógrafo de casamento usa imagens de IA em portfólio

Artigos de Foto e Vídeo

Suposto fotógrafo de casamento usa imagens de IA em portfólio

A fotógrafa sérvia Dunja Djudjic fez um importante alerta em conteúdo recentemente publicado no portal DIYPhotography. Em especial, pelo fato de “desmascarar” supostos profissionais da área de fotografia, já que o mesmo usava imagens de ...

suposto-fotografo-de-casamento-usa-imagens-de-ia-em-portfolio-blog-emania-capa

A fotógrafa sérvia Dunja Djudjic fez um importante alerta em conteúdo recentemente publicado no portal DIYPhotography. Em especial, pelo fato de “desmascarar” supostos profissionais da área de fotografia, já que o mesmo usava imagens de IA para promover seus serviços. Tudo isso sem a devids discriminação ou esclarecimento.

De acordo com Dunja, praticamente todas as fotografias na rede social que ela verificou possuíam claros traços de terem sido geradas por Inteligência Artificial. Ela contou, inclusive, com a colaboração de um amigo que também é fotógrafo (Aleksandar Čeliković) para engrossar o coro da denúncia.

Em postagem nas redes sociais, Aleksandar chegou a inserir uma mensagem mostrando dois perfis com imagens de IA e de caráter extremamente semelhante. Ou seja, ampliando o alcance junto a possíveis contratantes dos serviços de fotografia de casamento com base no trabalho de Inteligência Artificial.

suposto-fotografo-de-casamento-usa-imagens-de-ia-em-portfolio-blog-emania-interna
Google Gemini

Dunja Djudjic reconhece que existe a possibilidade de que nem todas as fotografias sejam inteiramente obra da IA. Também por isso, ela exibiu apenas os trabalhos sob suspeita, sem mencionar o @ ou mesmo o responsável pela possível farsa.

Entretanto, após apuração mais profunda, Dunja atesta que, mesmo nesses casos, o uso da Inteligência Artificial no processo de edição alterou consideravelmente o resultado.

“Não quero tirar conclusões precipitadas e dizer que (as imagens) foram totalmente geradas por IA. Há a possibilidade de serem fotos reais, mas editadas com aplicativos de IA. Numa delas, um amigo meu até reconheceu a localização. Mas ela foi ‘melhorada’ fortemente com o uso de IA. Ainda assim, todas essas publicações no Instagram contêm fotografias ou ‘fotos’ com um aspecto muito estranho”, detalhou a fotógrafa sérvia.

Dicas importantes para evitar esse tipo de golpe

  • Evite profissionais sem indicações de pessoas confiáveis;
  • Avalie a versatilidade e espontaneidade dos trabalho prévios;
  • Texturas fora de contexto ou anormais;
  • Traços sem tanto brilho ou com luminosidade artificial em exagero.

Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados