Switcher ATEM Mini Pro Blackmagic Review – Vale a Pena?

2 911

A Blackmagic Design lançou um novo Switcher de Transmissão para Vídeos ao Vivo com suporte a Streaming integrado, o Switcher ATEM Mini Pro, juntamente com uma atualização para as Câmeras Blackmagic Pocket Cinema que podem torná-las mais atraentes para os estúdios de bricolage. O ATEM Mini Pro baseia-se no modelo anterior ATEM Mini, adicionando novos recursos para Gravação e Streaming.

Testamos o sistema de comutação Switcher Blackmagic ATEM Mini Pro HDMI para canais do YouTube. A Transmissão e o Controle da Câmera ao vivo são uma atualização absolutamente enorme para qualquer serpentina ao vivo. O Switcher ATEM Mini Pro HDMI Blackmagic Live Stream permite alternar entre 4 dispositivos HDMI diferentes. O Sistema Transmissão ao Vivo Switcher Blackmagic também permite transmissão direta ao YouTube ou Facebook sem precisar de um computador ou notebook.

Embora o Switcher ATEM Mini Pro Blackmagic não seja o kit mais ‘econômico’ do mercado, com certeza é legal. Vamos dividir este Review em várias seções para vários casos de uso, para que você possa descobrir se é adequado para você.

Esta Review será da perspectiva do usuário e não cobrirá todos os aspectos técnicos. Se você quiser uma folha de especificações completa dos Dados Técnicos e Descrição no site eMania Foto e Vídeo, Revendedor Oficial de equipamentos Blackmagic aqui no Brasil.

radio-flash-pixel-flashgun-i-ttl-tr-331-trigger-nikon00001-1024x576-4926257
Switcher ATEM Mini Pro HDMI Blackmagic Live Stream (Transmissão ao Vivo)

Por que você iria querer um Switcher ATEM Mini Pro

A principal razão pela qual a maioria das pessoas está comprando uma Switcher é para Streaming de Transmissão e Comutação ao Vivo. Ter a capacidade de alternar entre as Câmeras com apenas o toque de um botão , isso é fantástico.

Imagine que você está configurando um podcast ou entrevista em vídeo, por exemplo. Você pode alternar entre as Câmeras em tempo real, dando à Transmissão Stream ao vivo uma sensação de qualidade de produção que excede em muito as webcams.

A segunda razão pela qual você deseja um Switcher ATEM Mini Pro Blackmagic é que você pode transmitir diretamente para a Internet sem ter um computador conectado! Isso é mais uma coisa incrível.

Em terceiro lugar, a capacidade de gravar em um disco rígido externo oferece uma gravação de vídeo de alta qualidade que pode ser gravada durante a transmissão ou sem transmissão.

Pra quem é o Switcher ATEM Mini Pro

Ideal para muitos Youtubers, e profissionais que fazem podcast de vídeo que geralmente pode durar até algumas horas. Convencionalmente, ao gravar isso em cartões SD, você deve importar as imagens para o corte e começar a editá-las.

switcher-atem-mini-pro-blackmagic-review-1024x819-5120090
SSD Samsung

O Blackmagic ATEM Mini Pro reduz o tempo de edição quase para zero. É capaz de alternar em tempo real, permitindo gravar o Podcasts e Vídeos em 1080p total no OBS (Open Broadcaster Software) ou em uma unidade SSD externa. Tudo o que resta fazer depois, de fato é ajustar o áudio e adicionar títulos e lower thirds (sobreposição gráfica colocada na área inferior da tela, destinada ao título). Isso é muito mais rápido e prático!

Adoramos que a Blackmagic Design pode sempre buscar o melhor em qualidade. Não basta gastar muito dinheiro em Câmeras e Lentes de qualidade, você precisa de um Switcher de Transmissão ao Vivo Live Stream Profissional.

Se você tiver o novo ATEM Mini Pro conectado a um computador via cabo USB, o computador verá como uma webcam de seu equipamento é vista. Você poderá fazer todo trabalho de Transmissão ao Vivo em seu dispositivo para YouTube, Streamyard, Skype em quase tudo que precisar.

Como Configurar o ATEM Mini Pro

switcher-atem-mini-pro-blackmagic-review-1-1024x576-8556314
Blackmagic Design

Testamos o ATEM Mini Pro com 3 Câmeras Mirrorless Sony e um Notebook. Isso nos permite alternar entre os ângulos das Câmeras Sony e o notebook de maneira muito simples.

A configuração do áudio é algo muito simples de ajustar no ATEM Mini ou o ATEM Mini Pro. Pois usamos em nossas Câmeras Sony o Sistema Microfone Sem Fio com Lapela Sennheiser XSW-D Portable Lavalier SET Wireless P2 com Montagem em Câmeras (2.4 GHz) que deixa o áudio surreal e muito fácil de usar.

Produza e Transmita com Qualidade

Ao abrir a caixa do Switcher ATEM Mini Pro HDMI Blackmagic Live Stream ficamos impressionados com o quão pequena ela realmente era! Pequeno não é ruim, porque eu não quero que a mesa inteira fique cheia de um simples Switcher. A qualidade geral do equipamento foi tudo muito bem feito e pensado. Embora este Switcher Blackmagic Live Stream seja chamado de “Mini Pro”, é bem menor do que pensávamos

A fonte de alimentação parece um pouco simples, e achamos que vem faltando botão liga / desliga no ATEM Mini Pro; portanto, você deve desconectá-lo na parede ou desconectar o cabo.

Todos os botões do ATEM Mini Pro são fantásticos e acendem com muito brilho. Você não terá problemas para ver qual câmera ou entrada HDMI está ativa, graças às teclas iluminadas por trás. Mesmo sob iluminação de estúdio, você não terá nenhum problema em ver o que está iluminado.

radio-flash-pixel-flashgun-i-ttl-tr-331-trigger-nikon00000-1024x577-3361721
O tamanho pequeno do ATEM Mini Pro é sem dúvida chocante a princípio.

O Switcher ATEM Mini Pro funciona com OBS?
(Open Broadcaster Software)

Ser capaz de gravar externamente em OBS a altas taxas de bits também é um enorme positivo. Nesse cenário, o OBS vê o dispositivo como ” Blackmagic Design ” e pode ser configurado e usado para gravar sem problemas. Ele funciona não apenas com o Cabo USB (não fornecido), mas também pode ser enviado diretamente através de outra fonte como uma Placa de Captura Externa. Não é necessário usar uma Placa de Captura Externa, mas se você não tiver um cabo USB longo o suficiente, essa é uma ótima opção.

radio-flash-pixel-flashgun-i-ttl-tr-331-trigger-nikon00002-5557391
ATEM Mini Pro OBS

Obtendo um Sinal HDMI Limpo da Câmera

A maioria das Câmeras Profissionais possui muitas informações na tela em suas telas de LCD. Esta informação também é mostrada quando você conecta a Câmera ao via HDMI a um monitor de referencia externo. A maioria das câmeras (mas não todas) possui boas maneiras de desativar essas informações na saída HDMI. Isso é conhecido como “Saída HDMI Limpa“. A câmera mostrará as informações na tela embutida e a saída HDMI será tão limpa como um assobio.

Às vezes, encontrar essa opção na sua Câmera Mirrorless e Profissional pode ser difícil, dependendo do sistema de menus. Por experiência, a maioria das Câmeras Sony, FujiFilm, Panasonic e Canon terão essa opção.

O Switcher ATEM Mini Pro Blackmagic é fácil de usar?

Uma das coisas que mais nos agrada é a simplicidade do Blackmagic ATEM Mini Pro. Muitos amigos que nunca tinham usado um Sistema de Comutação Switching HDMI antes de usar o ATEM, então não tinham certeza do que esperar. Os botões da unidade são muito simples de entender após alguns minutos tudo, irá entender descobrir até alguns dos recurso que você provavelmente nunca usará.

Você pode controlar a unidade com os botões frontais ou através do software para obter algumas funcionalidades estendidas.

radio-flash-pixel-flashgun-i-ttl-tr-331-trigger-nikon00003-1024x559-2285351
Visualização do ATEM Mini Pro através do Software Blackmagic ATEM Control

O ATEM Mini também funciona com os Gravadores Blackmagic Design HyperDeck Studio, para que você possa usar clipes pré-gravados em programas ao vivo. Você pode conectar até 4 HyperDecks como fontes, ideal para ver uma lista de clipes em cada um, selecionar um clipe, defini-lo, reproduzi-lo previamente e reproduzi-lo a qualquer momento. Isso é útil se você precisar adicionar pontos, promoções e rolos de crédito pré-gravados ao seu programa ao vivo.

Vídeo Encoder/Streamer

Facilitar a vida de quem tem uma boa conexão com a Internet é o fato de esta unidade transmitir diretamente para o YouTube e o Facebook. Esse streaming pode ser feito sem um computador. Como muitos aqui tem internet é muito limitada quando se trata de velocidade de upload, então pode ser usado o OBS (Open Broadcaster Software) para fazer seu streaming. Mas claro se sua internet tiver uma ótima velocidade para fazer Transmissão ao vivo você não precisará do OBS para converter o vídeo em um tamanho que funcione conforme a sua velocidade de upload.

No ATEM Mini Pro, você pode definir três opções de streaming diferentes. Baixo, Médio e Alto oferecem flexibilidade suficiente, dependendo das opções da Internet.

Uma pequena dificuldade em streaming diretamente do ATEM Mini é a falta de gráficos e sobreposições ou títulos imediatos que podem ser facilmente configurados com o OBS. Por isso muitos Profissionais mesmo com uma internet super veloz continua usando o Software Broadcaster Open.

Entradas HDMI

Cada uma das 4 entradas HDMI possui seu próprio conversor de padrões dedicado. Isso permite que o ATEM Mini converta automaticamente fontes de 1080p, 1080i e 720p no padrão de vídeo do comutador. Por padrão, o comutador define seu formato de vídeo automaticamente, mas você também pode alterá-lo manualmente, se necessário, para outro padrão de vídeo. Você não pode inserir uma fonte 4K ou UHD no ATEM Mini Pro.

A saída HDMI é uma verdadeira saída “aux” para que você possa limpar alternar cada entrada ou programa HDMI para esta saída. Você pode até “direcionar” a entrada 1 da saída HDMI para a produção de eSport de baixa latência. Se você estiver usando a alternância de programa / visualização, a saída HDMI pode ser selecionada para visualização ou, no modelo ATEM Mini Pro, pode ser selecionada para exibir uma visualização múltipla completa.

Saída USB-C

Tivemos duvidas por ter apenas uma saída USB-C com padrão USB 3.1. Muitos com equipamentos mais antigos que usam saídas USB 3.0 do Windows e também em algum modelo de MacBook. Hoje é muito fácil de adquirir um cabo USB-C para USB-A, assim você pode conectá-lo sem problemas. Esta é uma ótima notícia para quem não possui os computadores mais recentes. Aí vem a pergunta para Blackmagic, porque os Switchers ATEM Mini e o ATEM Mini Pro não vêm com nenhum cabo USB ?

Saída Ethernet

Um dos benefícios da Saída Ethernet é que você pode usá-lo para compartilhar a conexão à Internet do seu computador para transmitir no Switchers ATEM Mini Pro. Você pode fazer isso conectando o Blackmagic ATEM Mini Pro via Ethernet e configurando seu computador para compartilhar sua Internet. Se você estiver transmitindo no ATEM Mini Pro, configure também o seu computador para compartilhar sua Internet. Agora você obtém controle e streaming através do único cabo Ethernet. Isso permite que você conecte seu computador à Internet usando conexões sem fio, como Wi-Fi ou mesmo telefones conectados 4G e 5G.

switcher-atem-mini-pro-blackmagic-review-2-1024x576-1937908
Entradas e Saídas do Switcher

Conexões do Atem Mini Pro

  • Conexões: 4 entradas de vídeo
  • Saídas auxiliares: 1
  • Entradas de áudio:2 x mini-jack estéreo de 3,5 mm
  • Saídas de áudio: Nenhum, apenas áudio incorporado
  • Conexão Timecode: Nenhum
  • Entradas de vídeo HDMI: 4 x HDMI tipo A, HD de 10 bits selecionável e Áudio incorporado de 2 canais
  • Sincronização de entrada de vídeo: Em todas as 4 entradas HDMI.
  • Conversores de taxa de quadros e formato: Em todas as 4 entradas HDMI.
  • Saídas de Programas HDMI: 1
  • Ethernet: A Ethernet suporta 10/100/1000 BaseT para transmissão ao vivo, controle de software, atualizações de software e conexão direta ou em painel de rede.
  • Interface do Computador: 1 x USB Tipo C 3.1 Gen 1 para gravação de unidade externa, saída de webcam, controle de software, atualizações de software e conexão de painel.
Switcher ATEM Mini Pro Blackmagic Review
Conexões do Atem Mini Pro

O ATEM Mini Pro é bom para Gamers?

Se você possui um canal de jogos no YouTube, Facebook ou na Twitch, o Switcher ATEM Mini Pro Blackmagic pode ser exatamente o que você precisa. Este dispositivo aumentará bastante a capacidade de alternar entre fontes de vídeo e cuidará do processamento imagem e sua configuração.

Se você estiver jogando online com fones de ouvido, pode ser difícil trabalhar com esta unidade, porque não há conector para fones de ouvido em nenhum lugar. Você precisará monitorar o áudio do jogo em tempo real através de outra fonte de áudio. Isso também pode causar uma configuração mais complexa também com microfones.

Felizmente, o OBS (Open Broadcaster Software) pode definir tempos de atraso nos microfones USB para que tecnicamente funcionem, mas essa é uma situação que precisa ser testada. Esta é uma discussão complexa e eu posso acompanhar isso em uma postagem ou vídeo adicional do tutorial.

Vários Usuários

Com a Saída de Conexão Ethernet do ATEM Mini Pro significa que vários painéis de controle podem ser usados ​​ao mesmo tempo por várias pessoas. Você pode executar várias cópias do Software ATEM Control, onde diferentes pessoas podem alternar, gerenciar mídia, misturar câmeras de áudio e controle, tudo em computadores diferentes, para que não interfiram entre si durante o trabalho. Você pode até executar software remotamente pela Internet a partir de qualquer local do planeta.

ATEM Mini Pro para Gravação Vídeos ao Vivo

Este é um ótimo dispositivo para gravar uma transmissões de igrejas, palestras, bandas ao vivo em um estúdio ou em um local aberto. Isso ajudará a economizar tempo na edição, que é outro motivo importante para a compra. Ser capaz de trocar de câmera conforme a sua necessidade achar melhor no momento é uma maneira tão eficaz de trabalhar.

Mudar os ângulos da câmera em tempo real é um salva-vidas. Mesmo que isso seja limitado em 1080p 25/30p ou 50/60p, você sempre pode aumentá-lo para 4K na edição, se necessário.

switcher-atem-mini-pro-blackmagic-review-3-1024x537-5460417
Switcher HDMI Live Stream

ATEM Mini Pro vale a pena?

Se você já investiu em Câmeras de Produção, iluminação de estúdio e deseja transmissões ao vivo de alta qualidade, então sim. Se você está começando do zero, imaginando se o YouTube ou a transmissão ao vivo é para você, então não. Sugerimos ele para alguém que já tenha a maioria do que precisa para transmitir ao vivo ou gravar em alta qualidade.

Se você ainda não possui câmeras com saídas HDMI, precisará gastar muito mais para fazer isso. Ele é ideal para pessoas que tenham experiência com produção de vídeo e áudio ou produção de vídeo do YouTube.

Para aqueles que desejam uma experiência de troca rápida e acessível para gravar uma banda ao vivo, Shows, essa também é uma ótima opção. Ser capaz de gravar do ATEM Mini Pro em um disco rígido externo SSD é um salva-vidas para muitos de nós que desejam gravar em tempo real.

O ATEM Mini Pro é um pouco de 3 em 1. Ele foi projetado para ser usado para transmitir ao vivo para o YouTube ou Twitch. Você também pode gravar diretamente em um SSD externo ou pode ser usado através do OBS (Open Broadcaster Software). Por isso, é quase perfeito.

Recursos do ATEM Mini Pro

  • Código de tempo
  • Gravação direta – x porta de expansão USB-C 3.1 Gen 1 para mídia externa para gravar diretamente um .mp4 H.264 com áudio AAC no padrão de vídeo ATEM.
  • Controle de câmera de bolso
  • Novo formato de gravação para edição e reprodução fáceis
  • Controles de cores para cada câmera
  • Novo software
  • Visualização múltipla na saída de vídeo

Caso deseje este produto BlackMagic Design, veja na eMania Foto e Vídeo, que além de ser um Distribuidor Autorizado, possui muitos Equipamentos de Transmissão ao Vivo como Câmeras, Filmadoras, Iluminadores de Estúdio, Microfones Profissionais, e muito mais…

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Ricardo Diz

    Quais modelos de cameras recomendam usar para conectar ao Atem mini pro? Pensando ni custo benefício (qualidade x preço)

    1. eMania News Diz

      Olá, seja sempre bem vindo(a) ao Blog eMania!
      Depende do tipo de uso, mas a Canon SL3 é uma ótima opção, ela permite gravar e transmitir em 4k.
      Obrigado, eMania Foto e Vídeo.
      Visite nosso site: https://www.emania.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.