Você não precisa ser um chefe de cozinha profissional para querer compartilhar boas fotos de comida. Com o crescimento das redes sociais cada vez mais rápido e popularizado, qualquer pessoa pode usar destes canais para partilhar suas receitas e pratos fantásticos criados no dia a dia.
No entanto, existem fotógrafos de comida, isso mesmo, aqueles que transformam o seus alimentos em foco para excelentes fotografias e colecionam milhares de seguidores e fãs no Instagram e Facebook, por exemplo, ou ainda milhões de leitores “famintos” em seu blog, loucos para conhecer a próxima receita.
Porém, se você acha que ter uma receita secreta e iguarias saborosas já é o suficiente para ter lindas fotos de comida, está totalmente enganado. Abaixo, estão 10 dicas para melhorar suas próximas imagens de alimentos e tornar seu quadros um sucesso!
1. Use o equipamento certo
É um mito que você precisa de uma super câmera para tirar fotos de comida agradáveis. Uma Câmera DSLR é bastante razoável para tirar excelentes fotografias para um blog ou qualquer página na internet, a qualidade da imagem será mais do que suficiente.
É claro que sempre vale a pena investir em uma lente profissional para alavancar os seus resultados, mas o importante é fazer uso da tecnologia que você já tem, além de ser mais barato, também trará retratos incríveis de seu “rango”.
2. Tente não usar o flash
Os flashes da câmera não são recomendados para os fotógrafos de alimentos, a luz dissipada por este acessório irá iluminar seu prato e eliminar quaisquer sombras naturais que estavam presentes. A menos que você tenha acesso a equipamentos de iluminação de estúdio profissional, a sua melhor aposta é a de dispensar o flash durante as suas fotos de comida.
Evidentemente, um ambiente muito escuro pode remover todo o glamour da sua especialidade culinária, então neste caso pode ser necessário o uso do flash, ou quem sabe uma luminária simples pode obter o mesmo efeito e ainda manter a naturalidade do seu prato.
3. Sempre carregue um tripé
A iluminação não é o único ponto para uma boa foto de comida, não há nada pior do que você passar horas na composição da melhor fotografia e quando chegar na hora de conferir o resultado, perceber que a vibração da câmara detonou a sua imagem e a transformou em algo sombrio e obscuro.
Se você estiver usando uma Câmera DSLR, você poderia remover este risco por completo e evitar que seu esforço seja jogado por água abaixo com a ajuda de um tripé. Fique calmo, pois não precisa carregar um tripé gigantesco por ai, hoje existem tripés móveis, portáteis e que cabem em uma bolsa pequena, o que deve evitar o trabalho de carregar um grande equipamento, porém ainda manter a qualidade de suas fotos de comida.
4. Escolha adereços cuidadosamente
O prato a ser fotografado, sem dúvida, é o personagem principal de sua foto. Todavia, escolher adereços e acessórios atraentes para complementar a sua imagem será um jogada de mestre.
Talvez os espectadores não consigam reconhecê-los de imediato, mas escolher a toalha de mesa , prato e talheres, contribui sutilmente para o humor e o sucesso de sua fotografia.
5. Encontre o melhor ângulo
Cada receita possui uma identidade gráfica única, algumas delas podem apresentar um resultado incrível se forem tiradas de um ângulo superior, outras, no entanto, precisam ser filmadas a partir de um ângulo inferior.
Você precisa tentar obter a composição perfeita para a suas fotos de comida e fazer isso com antecedência para se concentrar quando chegar a hora de fotografar. Procure descobrir qual o melhor ponto de vista para retratar a sua comida, alguns testes e fotos extras podem ser importantes para obter a melhor foto.
6. Confie em seus instintos
Em algum momento as suas fotos de comida podem parecer difíceis de encontrar o melhor quadro. Algumas vezes pode ser necessário recomeçar a composição a partir do zero para ter um novo ponto de vista da cena, ou corrigir alguns problemas de sua foto. Não tenha medo de tentar o novo e usar de sua criatividade!
7. Não demore muito tempo
Você sabe qual o motivo de um prato ser preparado pouco antes de ser levado à mesa? Simples, os chefes sabem de algo que você como fotógrafo também deveria saber. Com o passar do tempo o alimento vai perdendo o seu caráter apetitoso e pode não ser tão fotogênico assim.
Não deixe um mesmo alimento exposto por muito tempo em busca da melhor imagem, aproveite cada segundo para tirar inúmeras fotos e escolher, posteriormente e com calma, a melhor fotografia do prato. Esta exposição pode secar as verduras, tornar as carnes gordurosas e assim por diante. Algo que você não vai querer retratar em suas fotos!
8. Acidentes acontecem e são ótimos
Se você está fotografando um biscoito e algumas migalhas caírem sobre o tampo da mesa, pode valer a pena deixá-los lá. Um pouco de bagunça acrescenta charme e pode fazer uma receita mais acessível para o observador. Às vezes uma perfeição rígida faz com que a perspectiva de recriar este prato possa parecer complicado demais para que seus fãs resolvam tentar por conta própria. Além disso, cozinhas impecáveis e sem imprevistos só acontecem na televisão e catálogos de móveis, na vida real estamos acostumados com a desordem.
9. Dê vida à cena
Tirar fotos de comida pode parecer um pouco monótono e sem vida, especialmente, porque o personagem principal permanece imóvel do jeito que o deixou. Desta maneira, improvisar algumas técnicas para dar mais vida e naturalidade à cena pode ser uma grande ideia. Jogue alguns respingos de água sobre os alimentos ou objetos da imagem, alterne os ângulos para dar a sensação de movimento, etc. Quanto mais natural parecerem suas fotos de comida mais pessoas irão querer reproduzir o feito em suas casas.
10. Esteja preparado
Por mais estranho que possa parecer, ter seus equipamento a mão onde quer que vá pode ajudar a obter fotos de comida incríveis durante o seu dia. A verdade é que você nunca sabe quando e onde irá surgir a melhor foto e quando falamos de alimentos é necessário manter toda a naturalidade da imagem possível.
Em algumas situações retratar circunstâncias do cotidiano, com alimentos simples, por exemplo, podem atrair a atenção de seus espectadores e dar um ótimo resultado em suas fotografias. A regra é se manter preparado para capturar a melhor imagem sempre que for necessário.
E você, conhece alguma técnica extra para tirar boas fotos de comida ou adorou nossas dicas? Então, mencione sua experiência no campo de comentários abaixo.