Tripé: A Base da sua Imagem

0 706

Tripés são suportes com três pernas que servem como estabilizadores de imagem para o seu equipamento de filmagem. Desde o início da história da fotografia os tripés sempre estiveram presentes.

Em 350 d.C. foram constatados os primeiros registros de captura de imagem, graças ao trabalhos de físicos e astrofísicos que tinham como objetivo obter imagens espaciais. Com o tempo, as pesquisas redirecionadas para os equipamentos astronômicos tornaram as “caixas pretas” em Máquinas Fotográficas e com isso, veio à necessidade de apoio para as mesmas.

Tripe antigo

Não se tem ideia ou registros dos primeiros tripés, mas sabe-se que eram feitas de madeira e que sua estrutura foi adaptada para distribuir o peso das imensas máquinas por igual. Atualmente, encontramos modelos de carbono, alumínio e diversos outros materiais que oferecem o apoio necessário para obter excelentes imagens.

Modelos de Tripé:

Embora nem sempre visto com o valor que merece, os tripés são de grande importância para todos aqueles que seguem no ramo da fotografia. Mesmo a melhor lente, a melhor câmera e o melhor momento podem ser afetados pelo deslize humano.

O ambiente pode não ser propício para manter-se de pé, o ângulo pode ser um pouco (ou muito) mais alto ou baixo e são as pequenas coisas como essas que diferem o bom e o excelente fotógrafo.

O tripé, como já dito, tem a função de estabilizar a imagem em relação ao motivo a ser capturado. O tipo de terreno ou ambiente em que geralmente o fotógrafo está mais habituado deve ser levado em conta na hora de escolher o tripé. Há uma enorme diferença entre o tripé que custa R$150,00 e o que custa R$500,00, além do preço. (Algumas empresas de fabricação própria podem oferecer tripés mais baratos com qualidade igual ou superior a outros de mesmo preço.).

Os modelos de tripés são bem relativos, por exemplo: O Tripé de alumínio geralmente é encontrado mais em conta nas lojas, alguns têm uma grande capacidade e oferecem ótima estabilidade, mas devido à oxidação de seu material, seu maior problema é a durabilidade.

Já o de carbono tem grande longevidade e resistência ao tempo e umidade. Oferece mais confiança, maiores capacidade de carga e estabilidade para sua câmera, no entanto seu preço é superior ao tripé de alumínio.

Tripe Alumínio e Carbono

Algo que todos os tripés possuem em comum e ao mesmo tempo é um grande diferencial entre eles e a Coluna central. Muitas marcas desenvolveram diversos tipos de colunas giratórias, com alcance 360º, ou de materiais mais resistentes e isso pode ser um grande diferencial no bolso.

Os tamanhos também podem variar (de 1,2m até 3 m) e podem ser utilizados em diferentes tipos de trabalho:

  • Use para fotos panorâmicas. Desta forma, você não perde o eixo nem corre o risco de ter uma surpresa ao se deparar uma imagem torta.
  • Efeito Time-Lapse: Quem nunca viu em filmes, novelas ou séries, imagens que parecem transcender o tempo? Para isso, além de paciência, é necessário um tripé que fique estável por horas em uma área especifica.
  • Modelos: O ângulo perfeito é superestimado e valioso no campo da fotografia. Um tripé pode de ajudar a não perder isso!

Essas são apenas algumas das maneiras de usar um tripé. Não importa se você vive de fotos ou as faz por hobbie, um tripé, mais cedo ou mais tarde será necessário, basta aderir àquele que mais se adequa às suas necessidades!

Alguns tripés são vendidos com a cabeça já inclusa, outros com o equipamento de cima à parte (Como já mencionado, deve-se levar em consideração a finalidade da compra). Procure ver o preço das cabeças separadamente e veja se compensa. Em alguns casos as cabeças articuladas têm preços superiores ao conjunto e comprar já com o item incluso é uma enorme vantagem.

tripe para camera

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.