Um guia básico sobre como contratar um fotógrafo de qualidade

0 479

Seja para fazer as imagens de um evento comercial, a festa de aniversário de pessoas especiais para você ou mesmo do seu casamento, é absolutamente essencial contratar um fotógrafo de qualidade. Isso porque a matemática nesse caso é muito simples: um profissional qualificado terá muito mais chances de entregar um trabalho qualificado do que o inverso.

Porém, isso dito no mundo das ideias é fácil, o complicado é conseguir traduzir essa certeza em uma escolha e estamos plenamente conscientes disso. É justamente pensando neste cenário que montamos um pequeno (porém bastante funcional) guia de como contratar um fotógrafo de qualidade. E o que é melhor: sem precisar de conhecimentos técnicos mirabolantes ou mesmo ampla experiência no mercado fotográfico.

Este guia é composto por algumas dicas pontuais e que, por vezes, parecem tão banais que acabamos justamente deixando elas “para depois”, tentando justificar a escolha do fotógrafo X ou Y por critérios muito mais mirabolantes. Quando, na verdade, é preciso ser objetivo e ter a certeza de que está fazendo a escolha certa baseada em situações e evidências concretas.

Depois de dar tantas explicações, vamos ao guia!

Escolha do Estilo Fotográfico

Diferenças entre Fotografia Comercial e Pessoal

Quando se faz um evento onde há a necessidade de contratar um fotógrafo, é preciso entender que existe naturalmente um estilo fotográfico identificado com o tipo de ocasião. Podemos estar falando, por exemplo, de algo que exige fotos mais clássicas (imagens posadas, algumas até mesmo no estilo preto e branco), espontâneas (que permitem cliques menos rígidos) ou mesmo que contem uma história específica.

Saiba exatamente qual é a ideia que você quer transmitir no seu evento para, à partir daí, conseguir procurar na hora de contratar um fotógrafo de qualidade, um profissional que combine mais com aquilo que você está buscando!

Análise de portfólio

Principais Dicas de Marketing Digital para Fotografia precisa do marketing digital

A história construída dentro de qualquer profissão que seja conta bastante da capacidade e conhecimento de um determinado profissional e, no caso da fotografia, ela pode ser analisada de maneira completa através do portfólio.

Não deixe de observar criteriosamente os trabalhos feitos pelo profissional que você está observando, seja aqueles mais próximos do que você deseja como também de estilos variados que ele possa trabalhar. Isso pode demonstrar um importante caráter de versatilidade que pode ser útil para a sua demanda.

Defina o Orçamento

5 coisas a considerar na hora de criar um orçamento de fotografia!

Contratar um fotógrafo de qualidade passa diretamente pela ciência do quanto você pode ou está disposto a investir financeiramente na contratação deste tipo de serviço. Isso é algo fundamental, mas acredite: por diversas vezes, acaba passando despercebido e até mesmo gerando situações bastante constrangedoras para ambos os lados, seja pela “pechincha” extrema de quem contrata como também na incômoda insistência de quem oferece o serviço.

Para evitar esse tipo de cenário, tenha em mente que fatores como experiência, quantidade de trabalhos, nicho e qualidade dos equipamentos de fotografia são pontos que naturalmente vão influenciar no preço final. Logo, você precisará encontrar o melhor equilibrio entre preço e qualidade dentro do seu orçamento.

Não hesite em Questionar

um-guia-basico-sobre-como-contratar-um-fotografo-de-qualidade-Blog-eMania-04-01

Você é a melhor pessoa para saber as suas expectativas para o evento o qual precisa contratar um fotógrafo de qualidade. Logo, também será você a pessoa ideal para ter autoridade na hora de fazer as mais diversas perguntas para o profissional com o qual precisa se reunir visando a possibilidade de contratação.

Seja por nervosismo ou qualquer outro fator, é fato que algumas questões podem passar despercebidas em um primeiro momento. Porém, não fique com a sensação de que veio a pergunta na cabeça e bateu aquela insegurança em questionar. Pergunte! É mais importante fazer a questão e perceber que a resposta é mais óbvia do que imaginava ao invés de ficar com a dúvida na cabeça sem saber como tirá-la.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.