Uma boa fotografia não é feita de modo “EXPRESS”

0 412

Dizer a famosa e até certo ponto desgastada frase que “A prática leva a perfeição” soa um tanto quanto saudosista, eu sei. Ainda mais quando estamos falando isso em um mundo onde a velocidade é um elemento que praticamente rege a vida de milhões de pessoas, para o bem e para o mal. Quando falamos a respeito de uma boa fotografia ou mesmo uma boa sessão de fotos, essa regra certamente se aplica por maior que seja em determinados momentos a nossa resistência.

Sabemos que o desejo de clientes ansiosos pelo resultado é de muita pressão. Sabemos também que o mercado cada vez mais competitivo e restrito como é o da área da fotografia também pressiona. Assim como a constante mudança dos equipamentos fotográficos, a sensação de “ficar para trás” nos conhecimentos técnicos e uma infinidade de outros elementos…

magia-dominacao-fotografia-subaquatica-eMania-3-24-05
Foto: Tim Davis

Mas, pare por um segundo que seja. Parou? Respirou? Agora, raciocine comigo:

-Quais obras geniais que você conhece que foram feitas com um “passe de mágica”, surpreendendo pelo tempo gasto mesmo sem ter sido planejada ou objeto de inspiração?

-Qual boa fotografia não demandou um bom estudo de iluminação natural e artificial, tipo de lente, ângulo, enfim, todo um estudo de cenário?

confira-o-trabalho-de-um-fotografo-profissional-de-brinquedos-eMania-23-04
Foto: Mitchel Wu

-Como você acha que os grandes nomes da atualidade e da história da fotografia aperfeiçoaram suas técnicas: Tirando meia-dúzia de fotos ou desenvolvendo um olhar clínico proveniente de uma infinidade de imagens?

São perguntas até certo ponto simples, mas que, no afã de entregar o mais rápido possível os álbuns, projetos solicitados ou mesmo postar com a maior velocidade possível em seu portfólio, acabamos simplesmente ignorando.

Um Olhar, Curso de Fotografia com Eduardo Tropia

Passando por cima de um conceito tão básico quanto sábio como é o da paciência.

A arte de observar, analisar, refletir para, depois de seguir os passos necessários para a presença de uma inspiração bem estruturada, conseguir uma boa fotografia e, muito provavelmente, uma porção delas com sua câmera fotográfica.

O “mundo EXPRESS“, na arte das imagens, só existe na hora de revelá-la ao mundo, não na hora de desvendá-lo com seu olhar.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.