Home»Artigos de Foto e Vídeo»Veja a incrível imagem espacial da Nebulosa Caranguejo do Sul

Veja a incrível imagem espacial da Nebulosa Caranguejo do Sul

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
7
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O monitoramento do Universo por parte do telescópio norte-americano Hubble completa quase três décadas. E, nesse período, fica difícil imaginar a incontável quantidade de descobertas e confirmações de teorias confirmadas no formato de imagem espacial.

Uma delas, aliás, foi divulgada pela NASA, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, em formato de comemoração de seus 29 anos de idade: A Nebulosa Caranguejo do Sul.

Corpo celeste descoberto ainda no final da década de 1960, a Caranguejo do Sul exigia uma evolução de equipamento que só foi obtida no fim dos anos 80 e a chegada dos potentes telescópios a essa área.

veja-a-incrivel-imagem-espacial-da-nebulosa-caranguejo-do-sul-Blog-eMania-1-23-04
Foto: ESA/Hubble, M. Kornmesser

No final dos anos 90, chegou-se a conclusão de que o corpo celeste vivia em constante evolução e com efeitos não muito distantes se compararmos o período em que eles comumente acontecem. Algo confirmado pela imagem espacial inédita exibida pelo Hubble no último dia 18 de abril.

O efeito de ‘choque’ que cria o desenho semelhante a uma ampulheta existente na imagem que foi divulgada pelo telescópio norte-americano provém de uma junção desigual entre uma estrela vermelha gigante e uma estrela anã branca segundo explicação dos responsáveis pela fotografia de câmera especial.

Apesar do nome referir-se a uma estrela anã, não se engane pois, na concepção dos especialistas, nesse grupo de estrelas pode ser incluído um corpo celeste onde sabemos muito bem de sua dimensão: O Sol.

Comente

Post anterior

Review: Canon EOS R é a fantástica Câmera Mirrorless que faz você se surpreender.

Próximo post

Review: A leve e compacta Canon EOS RP Mirrorless

O Autor

Alberto Barbosa

Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.