Você já viu a fabricação de uma câmera mirrorless?

0 599

Todos nós temos em nossa mente, desde muito pequenos, a curiosidade ou mesmo a imagem mental de como a fabricação de brinquedos ou itens do nosso dia a dia acontece. Sempre pensamos em grande fábricas com um incontável número de funcionários no melhor estilo do “fordismo” onde cada um tem a sua função específica. Apertando um parafuso, colocando uma peça, fazendo a vistoria, enfim, tudo em prol do resultado final de um belo item de decoração, um eletrodoméstico, uma câmera fotográfica Mirrorless etc.

Trazendo para a realidade do mundo da fotografia que cada vez mais envolve elementos tão sensíveis quanto altamente tecnológicos, praticamente todas as peças que compõem uma câmera digital, um smartphone ou qualquer outro aparelho que faça fotografias tem o seu processo de fabricação em particular. A sua maneira específica de ser constituída que, através de cada detalhe, é moldada buscando a perfeição.

Dentro desse tipo de procedimento podemos incluir a já citada Mirrorless (sem o espelho de reflexão da iluminação, fazendo com que a incidência de luz vá direto para o sensor) ganhou bastante espaço desde o seu lançamento e, consequentemente, os olhares curiosos dos amantes da fotografia que se perguntavam: Afinal, como esse tipo de equipamento é fabricado?

O cinegrafista Johnnie Behiri, do portal Cinema5D, teve a oportunidade de sanar boa parte desses dúvidas através de um convite feito pela gigantesca companhia do setor Fujifilm para que ele acompanhasse a produção em uma das fábricas da companhia localizada na cidade de Sendai, no Japão. E, como não poderia deixar de ser, o profissional registrou em vídeo a experiência que começa com um rígido controle de desinfecção e cuidado com o uso de roupas do máximo nível de proteção sanitária.

Chama a atenção também nas filmagens como efetivamente a fabricação segue um modelo bastante artesanal, prioritariamente feito por mãos humanas e de extrema habilidade em acertarem detalhes que parecem mínimos, mas que fazem total diferença no resultado de equipamento tão valiosos e poderosos como, por exemplo, a mirrorless XT-2, a Lente fotográfica Fujinon MK ou mesmo a câmera GFX 50S.

Veja o vídeo a seguir (em inglês):

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.