Você sabia que existe um banco de imagens voltado a fotos de pessoas negras?

1 578

Apesar da fotografia ser um aspecto amplamente globalizado, com o alcance mundial e a facilidade com que se tem para tirar uma boa foto mesmo sem usar uma câmera profissional de alta precisão nos seus requisitos, chega a ser difícil imaginar que, nos bancos de imagens existentes, existe uma lacuna em relação a fotos de pessoas negras.

Esse tipo de situação já foi relatado como um problema, inclusive, por pessoas que trabalham na área da fotografia a tal ponto que uma agência de fotos americana decidiu não apenas reclamar, mas agir.

voce-sabia-que-existe-um-banco-de-imagens-voltado-a-fotos-de-pessoas-negras-eMania-3-21-05

Para ser mais preciso, a SHADE, empresa radicada no famoso bairro nova-iorquino do Brooklyn, entendeu que seria importante formular um banco de imagens gratuito voltado principalmente a encontrar fotografias de pessoas negras em diversas situações, o Nappy.

O formato não tem muitas diferenças no que se refere a proposta de layout, mecanismos de pesquisa, uso de iluminação especial nas fotos ou qualquer outra coisa do tipo. A proposta é exatamente fazer o preenchimento de uma lacuna onde é mais difícil conseguir encontrar imagens de caráter ilustrativos contendo pessoas negras ou modelos negros.

A própria descrição do site em si já tenta conscientizar de que a criação do Nappy tem justamente como função essencial colocar em pauta a possibilidade de mais ilustrações de situações cotidianas possam ter como modelo as pessoas negras. Algo que, nos bancos de imagens gratuitos ou não mais eficientes, é uma tarefa mais complicada:

“Se você digitar a palavra “café” no Unsplash (outro site de imagens grátis), raramente verá uma xícara de café sendo segurada por mãos negras. É o mesmo resultado se você digitar termos como “computador” ou “viajar”. Você pode encontrar uma ou duas imagens, mas elas são muito raras. Mas os negros também bebem café, usamos computadores e certamente amamos viajar.”

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] fotos e imagens gratuitas dos sites de banco de imagens quase sempre são distribuídas sob uma licença CC. Antes de fazer o download, preste atenção […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.