Home»Dicas de Fotografia»10 Dicas vitais para um Fotógrafo de Casamentos

10 Dicas vitais para um Fotógrafo de Casamentos

eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Como qualquer fotógrafo de casamentos veterano vai dizer a você, fotografia de casamento nunca é tão simples quanto fazer alguns retratos por aí.

O profissional vai esbarrar em questões como a política da família, desafios logísticos e a pressão em fotografar o dia mais feliz de um casal. Você não vai poder desapontá-los e terá de tirar fotos incríveis, que capturem a conexão amorosa entre os protagonistas da cerimônia enquanto faz manobras para não ter sua presença sentida, ou atrapalhando a festa e a vista de alguém no meio do caminho.
Se você obter as poses perfeitas, seus clientes serão capazes de desfrutar a memória de seu dia especial por décadas. Se você tirar as fotos erradas, você vai arruinar as memórias de uma ocasião especial. Mas fotografar um casamento não precisa ser tão assustador quanto parece.

Se você está prestes a embarcar em sua primeira sessão de fotografia de casamento, ou se já está nesse ramo da profissão, essas dez dicas para fotógrafo de casamentos vão fazer todo esse processo ficar mais fácil.

fotógrafo de casamentos

Dê uma olhada:

1. Converse com seus clientes

Pode parecer simples, mas essa atitude deve ser encarada como parte essencial do seu trabalho. Conhecer o casal que será fotografado e entender suas características e gostos pode ajudar você a chegar na aparência perfeita de suas imagens.
Separe um tempo para você estudar fotos de outros casamentos com o casal antes da cerimônia deles e pergunte a opinião e quais os detalhes eles mais gostaram e menos gostaram. Aí, é só aplicar essa conversa no ensaio fotográfico.

2. Crie uma lista do ensaio

Ao mesmo tempo em que fotos espontâneas são sempre mais características e conseguem capturar a essência do casal, muitas pessoas podem ficar desapontadas se você perder alguma cena específica – elas podem ser a noiva com as madrinhas, o noivo com o tio preferido, não importa… Para ter certeza que você não vai perder nenhum momento importante, sente com o casal e crie uma lista para o ensaio para que nada escape das suas lentes!

3. Use uma lente longa para momentos íntimos

Se você está com dificuldades para encorajar os recém-casados a agir naturalmente e trocar carícias em frente à câmera digital, uma das melhores dicas para o fotógrafo de casamentos é dar um passo para trás, colocar uma lente longa na Câmera DSLR e começar a fotografar a uma certa distância. Isso vai fazer com que os noivos fiquem menos tímidos e vai ajudar a capturar fotos mais naturais e carinhosas.

fotógrafo de casamentos

4. Use uma exposição positiva para compensar a cor do vestido

Se você for fotografar um casamento tradicional, as chances da noiva estar com um vestido branco super claro são altas. Essa pode ser uma cor desafiante para ser capturada, já que a câmera tende a compensar demais grandes elementos claros em uma cena. Isso pode fazer com que o vestido fique subexposto e cinza. Use uma compensação de exposição positiva como uma maneira fácil de consertar esse problema.

5. Traga reforço

Não importa o quão confiável seu equipamento fotográfico é, todo fotógrafo de casamentos deve saber que é preciso levar reforços em uma sessão. Se a câmera, ou qualquer outra peça falhar, você estará bem encrencado! Sempre carregue lentes fotográficas extras para ter certeza que você não fique em maus lençóis e para que o pior não aconteça. E não se esqueça de levar baterias de câmera extras também!

6. Limpe a memória da câmera antes de ir fotografar

Ficar sem memória é tão desastroso quando uma falha no equipamento fotográfico e pode fazer com que as horas finais da cerimônia não sejam registradas. Evite esse constrangimento levando mais cartões de memória. Ter 30 GB disponíveis é o ideal, geralmente.

7. Seja apresentável, mas invisível

Um bom fotógrafo de casamentos consegue ter o controle da situação enquanto está fotografando, mas também precisa ter a consciência de que o dia é do noivo e da noiva, e que ele precisa tornar esse aspecto o melhor possível para o casal. Seja você mesmo e acrescente pitadas características sua quando puder, mas não exagere. No resto da noite, enquanto você está fazendo imagens espontâneas, você precisa dar um passo para trás e se misturar com a multidão. Durante os discursos, por exemplo, use uma lente longa e não fique no caminho!

8. Detalhes importam

Muito amor, cuidado, atenção e planejamento são dedicados a cada elemento de um casamento, por isso é importante registrar todos os detalhes, desde cobertura de belo até a unha e as jóias da noiva.

fotógrafo de casamentos

9. Fotografe o local

Chegar cedo e fazer fotos do local onde será realizada a cerimônia é importante. Isso não vai apenas satisfazer seus clientes que escolheram aquele lugar porque o amam, como também vai te dar a possibilidade de mostrar as imagens para o dono do estabelecimento que vai poder te usar como referência futuramente.

fotógrafo de casamentos

10. Planeje os cliques

Casamentos sempre começam com atraso. Isso pode fazer com que você se canse de tirar fotos antes mesmo de começar a cerimônia. Para evitar esse sofrimento, planeje seus cliques!

Post anterior

Dicas para usar luzes LED

Próximo post

Top 10: melhores fotos fine art de 2015 pelo site 500px