5 Dicas para Tornar Suas Fotografias com Smartphone um Sucesso

0 339

Nós já falamos em outra oportunidade sobre a mobilidade da fotografia e como os Smartphones estão ajudando a tornar qualquer pessoa um fotógrafo. Com as milhares de opções disponíveis no mercado de celulares de última geração, é praticamente impossível resistir a dar alguns “flashes” por aí, não é mesmo?

No entanto, ter o melhor equipamento de todos não é suficiente para garantir o sucesso de suas fotografias com smartphone, há uma série de coisas que precisa considerar para garantir o bom resultado com as suas imagens. Pensando nisso, aqui estão cinco dicas para tornar suas fotos com smartphone um verdadeiro destaque.

1. Use a regra dos terços
fotografias com smartphone regra dos terços

Quase todos os apps de câmera do smartphone tem uma grade incorporada para ajudar a dar estabilidade para as fotos. A grade, geralmente, possui nove partes que dividem a tela em pequenos quadrados. Você vai se surpreender com a facilidade para enquadrar a sua foto com este recurso, o que antes poderia ser um problema sério para os fotógrafos de primeira viagem.

Este recurso também é chamado de regra dos terços na fotografia. Ao configurá-lo corretamente, vai conseguir disparar a partir do ângulo correto e fazer com os expectadores vejam a sua foto como deve ser.  A perspectiva da imagem com este recurso é muito melhor e você vai notar isso.

2. Desligue o flash
fotografias com smartphone sem flash

Com os avanços em lentes inteligentes para smartphones, os dias de depender de um flash para imagens de baixa luminosidade, não existem mais. Ao desligar o flash, você tem uma aparência natural na foto, fazendo-a se destacar na multidão. Isto é mais perceptível nas fotos de pessoas, sem o flash da câmera os rostos ficarão menos claros, fornecendo uma naturalidade muito maior a cena e os personagens.

Para evitar o uso do flash e manter a luminosidade necessária para uma boa foto, use a luz disponível em sua vantagem. Por exemplo, se for fotografar em um quarto com uma janela, deixe que a luz entre em todo o quarto e procure manter a janela atrás da câmera, para evitar o reflexo.

Você também pode tocar na tela do smartphone, selecionando a parte da imagem que deseja destacar. A maioria destes gadgets conta com o ajuste automático de exposição de luz e fará está configuração adequadamente quando definir o foco da imagem pressionando o ecrã.

3. Segure o smartphone na horizontal
fotografias com smartphone na horizontal

Não seja uma daquelas pessoas que tira fotografias com smartphone na posição vertical. Quando a câmera está nesta posição, você perde uma enorme quantidade da cena, pois o espaço no visor é significativamente mais limitado que na horizontal. Além disso, as imagens ficam mais difíceis de imprimir, redimensionar ou editar quando tiradas desta maneira.

Experimente adquirir o hábito de fotografar com o smartphone na horizontal, as imagens serão mais fáceis de trabalhar posteriormente e mais suscetíveis a trazer a fotografia perfeita. Contudo, ainda temos que considerar as fotos e imagens no formato quadrado, utilizado por aplicativos muito populares, como o Instagram, por exemplo. Neste caso, a posição do smartphone na hora de fotografar não fará diferença.

4. Use o Modo burst
fotografias com smartphone disparo continuo

Também chamado de modo sequencial, ou disparo contínuo, o modo burst é um dos recursos menos utilizados na fotografia com smartphones. Todavia, isso não quer dizer que ele não sirva para alguma coisa, pelo contrário, este recurso pode ser muito útil para tirar diversas fotos de um mesmo acontecimento e proporcionar a seleção das mais adequadas em seguida.

Você pode usar o disparo continuo da câmera de seu smartphone quando for fotografar uma prática de esporte ou uma reunião em grupo, por exemplo.  Ele irá evitar que as fotos saiam fora do contexto, ou quem sabe, que algum integrante feche os olhos na hora errada.

5. Baixe um aplicativo para a câmera

Embora, a maioria dos smartphones já possua uma aplicação especifica para a câmera, muito funcional por sinal, um aplicativo de terceiro pode ser mais recomendado para este fim. O menu dos fabricantes para esta função geralmente é limitado e não cobrem todos os efeitos necessários para uma fotografia com smartphone de sucesso.

Desta maneira, navegue por sua loja de apps e procure conhecer os aplicativos para câmera disponíveis. Os melhores deles geralmente custam algumas dezenas de reais, mas valem cada centavo. Eles podem integrar efeitos como imagem panorâmica, multi cliques e assim por diante, caso a sua câmera já não tenha estes atributos.

As fotografias com smartphones, sem dúvida, são o ápice do momento. A selfie, por exemplo, é uma das fotos mais tiradas no mundo atualmente e, na maioria das vezes, precisa de um smartphone. Isso quer dizer, que você precisa aprender logo a tornar estas fotos um sucesso em suas redes sociais ou roda de amigos.

Neste artigo, apenas algumas dicas práticas e simples foram compartilhadas, mas, serão suficientes para melhorar o aspecto de suas fotografias com smartphone e  trazer grande destaque neste segmento.Aproveite para tirar as melhores fotos e compartilhar sua opinião sobre estas dicas conosco no campo abaixo. Há alguma dica que não foi mencionada, diga nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.