Home»Dicas de Fotografia»6 dicas de fotografia para festa infantil!

6 dicas de fotografia para festa infantil!

7
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Fotografar crianças nunca é fácil, no entanto, nessa idade existem muitas oportunidades para fazer fotos muito lindas. Nascimento, aniversário, batizado, formaturas e por aí vai. Oportunidades não faltam para fotógrafos de festas infantis.

Contudo, quem pensa que fotografar festas infantis é a mesma coisa que outras comemorações, está muito enganado. Nestas ocasiões, o fotógrafo precisa ter jogo de cintura, disposição e certo preparo físico. Afinal de contas, raramente as crianças vão parar e esperar você tirar uma fotografia, não é mesmo?

Da mesma forma, os pais da criança planejaram este momento com muito amor e carinho, então, não vá perder nenhum momento. Para ajudá-lo nesta tarefa, veja abaixo algumas dicas de fotografia para festa infantil e descubra como capturar imagens deslumbrantes.

1. Ame aquilo que faz

Na maioria das vezes, quando se gosta de crianças você não passa por problemas durante a fotografia para festa infantil. É uma troca! Demonstre carinho e afeto para as crianças e elas vão facilitar o seu trabalho, caso contrário, as coisas serão muito mais difíceis para você.

Nenhum fotógrafo terá sucesso se não gostar daquilo que faz, mas em fotos de crianças isso é ainda mais importante. Não se esqueça que você estará no espaço das crianças, na festa delas e elas não o conhecem. Por conta disto, tenha muita paciência!

Caso o aniversariante não esteja disposto a posar para foto agora, tudo bem! Tente capturar a imagem mais tarde ou fotografe-o de forma espontânea. Lembre-se que as crianças querem se divertir na festa, então não seja um chato.

Interagir com o aniversariante também ajuda. Chegue mais cedo e procure conversar com o pequeno, leve um presente e crie uma amizade com ele. Assim, quando começar a comemoração ele verá você como um amigo e não vai estranhar sua presença próxima o tempo todo na festa.

2. Se abaixe!

Sinceramente fotografia para festa infantil é um dos estilos mais trabalhosos. Sempre que você for capturar imagens de crianças é preciso ficar no mesmo nível delas, ou seja, você precisa se ajoelhar um pouco.

Enquanto este abaixa e levanta se torna um pouco cansativo, as imagens capturadas terão muito mais qualidade. A captura de baixo para cima, com o fotógrafo em pé, só é recomendada para demonstrar a fragilidade das crianças e outras ocasiões artísticas. No caso da fotografia para festa infantil, se abaixe para fazer os registros.

Caso seja necessário, carregue uma almofada junto com você para ficar mais confortável. Só não se esqueça de manter o físico em dia e bem preparado. Afinal de contas, você não quer colecionar algumas dores no final da festa, não é mesmo?

3. Fotografe os detalhes

Quando se prepara uma festa de aniversário ou batizado para os filhos, todos os detalhes importam. Logo, os pais da criança vão querer guardar recordações da decoração, brinquedos e dos doces. Sendo assim, capture esses pequenos detalhes também.

No entanto, não é possível capturar essas imagens com os convidados e crianças circulando pelo local. Deste modo, chegue de 20 a 30 minutos antes do horário da festa para fazer esses registros.

Quando for montar o álbum da festa infantil, com certeza esses pequenos detalhes serão muito valorizados pelos pais e pela criança mais tarde. Então, não deixe escapar essa oportunidade.

4. Registre os momentos importantes

Dependendo da temática da festa, as ocasiões importantes podem ser diferentes. Mas fotos do aniversariante apagando a vela, abrindo os presentes e assim por diante, são indispensáveis na fotografia para festa infantil.

Esses momentos ajudam a recordar a data e também reúnem uma série de emoções dos pais e da criança. Também é possível capturar expressões muito curiosas dos convidados, então não abandone os momentos mais importantes do evento, mesmo que eles pareçam clichê.

Para sair da monotonia, no entanto, invista em novas perspectivas para esses momentos. Mude o ângulo da captura, experimente um novo olhar para a cena e por aí vai. O importante é ter um registro desses momentos para ilustrar o álbum da festa.

5. Capture imagens espontâneas

O que mais chama a atenção em fotos de criança é a espontaneidade. Risadas, caretas ou brincadeiras, tudo pode render lindas fotografias de uma festa infantil. Exatamente por esse motivo, fique de olho em tudo.

Mantenha o foco no aniversariante, familiares, amigos e os pais da criança. Quando surgir uma oportunidade, registre aqueles momentos não planejados e sem poses para a foto. Geralmente, essas ocasiões rendem imagens deslumbrantes.

Uma alternativa interessante é registrar o relacionamento da criança com seus pais e amigos. A troca de olhares e brincadeiras ajuda a transmitir a emoção da festa infantil à fotografia. Além disso, os pais ficam impressionados com essas capturas, na maioria das vezes.

6. Seja criativo!

Falar em criatividade para fotógrafos é puro clichê. A fotografia para festa infantil ou qualquer outro estilo, exige criatividade por natureza. Contudo, nunca é demais lembrar a importância de um olhar criativo nessas horas. Isso porque, ao fotografar crianças nem tudo sai como o planejado e, na maioria das vezes, o fotógrafo de festas infantis tem de “se virar nos 30”.

Dessa forma, não subestime uma boa foto e nem tenha medo de inovar. Apesar de uma festa infantil ser muito rápida e dinâmica, às vezes um clique diferenciado pode ser o destaque de todo o álbum.

Por isso, esteja aberto para novas perspectivas e faça todos os registros que puder. Uma imagem que não lhe pareceu boa no visor da câmera, ainda pode ter salvação com pequenas edições em seu computador, por exemplo.

Para isso, leve alguns cartões de memória de reserva e inclua os pais da criança na escolha das imagens posteriormente. Uma imagem sem importância para você pode significar muito para os familiares!

Depois de ler essas 6 dicas de fotografia para festa infantil, sem dúvida, você está mais preparado para fazer lindas fotos de criança. Porém, não se esqueça de preparar os seus equipamentos fotográficos.

Uma câmera DSLR e duas lentes fotográficas, Lente 50mm 1.8 e a Lente 24-70mm 2.8, dão conta do recado. Mas cartões de memória, baterias para sua câmera, flash e outros acessórios fotográficos também são importantes. Principalmente, porque você terá apenas uma chance para fazer as fotos.

Dito isto, tudo o que você tem a fazer agora é capturar as imagens e se divertir. Boa sorte!

E você, trabalha com fotografia para festa infantil e tem mais dicas? Deixe o seu comentário abaixo, isso ajuda a enriquecer este conteúdo.

Post anterior

Olympus adere totalmente à Montagem Micro Four Thirds (MFT-M4/3)

Próximo post

MULHERES NA FOTOGRAFIA: GISELE BÜNDCHEN, A MODELO MAIS FOTOGRAFADA DO MUNDO