8 dicas rápidas para melhorar suas fotos de detalhes arquitetônicos

0 346

Quando você está fotografando arquitetura, é fácil se perder na grandeza de alguns prédios. Isso não é algo ruim, apesar de parecer. Eles foram projetados para serem assim: um espetáculo.
Catedrais, palácios, casas de opera e arranha-céus são exemplos de arquiteturas que foram feitas para impressionar.
Essa é a ideia geral. Em termos de fotografia, no entanto, talvez seja melhor você se afastar das coisas grandes e procurar oportunidades nos detalhes. Todos os prédios e estruturas são feitos de partes menores e são essas partes que podem gerar fotografias interessantes.
Fotografar esses detalhes requer algumas considerações. É por isso que esse texto vai apontar algumas coisas que você precisa dar atenção enquanto você estiver procurando por detalhes em obras majestosas, além de oito dicas para melhorar suas fotografias de detalhes arquitetônicos.

1. Iluminação de baixo contraste

Se o clima não favorece e o céu está sem graça, de um cinza sem cor, pode parecer que essa não é uma oportunidade para fotografar. Esse pode ser o caso de alguns temas fotográficos, no entanto, esses dias nublados promovem uma iluminação suave incrível que combina muito bem com os detalhes arquitetônicos. Essa suavidade permite que você capture elementos com detalhes finos, que normalmente seriam perdidos no contraste.
Da mesma maneira, fique de olho em oportunidades fotográficas em áreas com sombras. Você pode precisar de um tripé para te auxiliar nesse caso, mas o esforço extra vai valer a pena.

detalhes arquitetonicos

2. Iluminação lateral

Para fotografias ousadas, procure por cenas com uma iluminação forte vinda da lateral. Esse tipo de iluminação vai aumentar o contraste, especialmente na textura, e vai ajudar e enfatizar a forma do elemento arquitetônico.

detalhes arquitetonicos

3.Texturas em luz e sombra

Preste atenção na maneira em como a luz atinge os vários elementos da fotografia. Quando você está fotografando detalhes arquitetônicos, sombras e focos de luz podem se tornar um importante elemento composicional.

detalhes arquitetonicos

4. Texturas

Uma das melhores partes de se fotografar detalhes arquitetônicos é a riqueza de possibilidades composicionais. Essas estruturas feitas por homens são repletas de texturas e formas que podem ser exploradas nas fotografias.
Tire vantagem disso ajustando a composição da sua foto para dar a ela uma sensação e visual abstrato.

detalhes arquitetonicos

5. Reflexos

Para toda a arquitetura magnífica do mundo, há também os prédios e construções que são tão feios que parecem não poder dar nada de interessante a fotógrafos. Porém, na verdade, eles quase sempre têm algo, por mínimo que seja, que valha a pena capturar, mas pode te custar um tempo até descobrir o que é. Uma maneira de adicionar interesse nesses elementos é procurar por reflexos. Os reflexos podem adicionar um interesse visual e cor a prédios que, em um primeiro momento, eram tediosos.

detalhes arquitetonicos

6. Texturas externas

A fotografia de detalhes arquitetônicos não precisa ficar concentrada apenas nos prédios. As texturas externas podem ser procuradas no cenário e podem adicionar uma qualidade visual extra na sua fotografia. Quando você escolher um cenário, procure por placas, sinais luminosos, outdoors, câmeras de segurança e postes que possam ser interessantes para a sua composição fotográfica.

detalhes arquitetonicos

7. Estátuas e monumentos

Quando você pensa em arquitetura, as estátuas provavelmente são uma das últimas coisas que passam pela sua cabeça. No entanto, elas podem ser um elemento chave para vários prédios e monumentos. Por exemplo, a Ponte Charles, em Praga, possui 30 grandes e bem detalhadas estátuas que praticamente imploram para serem fotografadas.

detalhes arquitetonicos

8. Detalhes arquitetônicos em preto e branco

Essa última dica é para quando você já estiver em casa. Se as suas fotografias estão cheias de textura e padrões fortes, considere convertê-las ao preto e branco. Retirar o elemento da cor dessas fotos pode ajudar a enfatizar os seus elementos composicionais e deixar as imagens muito mais fortes e interessantes.

detalhes arquitetonicos

Experimente

Todas essas dicas são muito fáceis de serem executadas, já que não são cansativas e só abordem a superfície de todas as possibilidades disponíveis de quando você vai fotografar detalhes arquitetônicos.
Se há algo que o homem fez, há algo nisso que merece ser fotografado. Basta você procurar, explorar e experimentar as suas possibilidades até você encontrá-las.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.