Sistema de armazenamento em nuvem que foi comprado em 2021 pela Adobe, o Frame.io sempre priorizou o estoque de projetos de filmagem. Entretanto, em movimento recente, a multinacional da tecnologia mostrou que quer aproximar a ferramenta também daqueles que trabalham mais com a área da fotografia.
Assim, a companhia anunciou um função na fase beta onde é possível fazer uma transferência direta de imagens no Frame.io para o Adobe Lightroom. Seja em caráter individual como também através de seleção de multiplas imagens. Para aqueles em que a função estiver habilitada, uma caixa de mensagem vai aparecer para a integração entre sua conta do Lightroom e o Frame.io. Como ambas são da mesma desenvolvedora, a validação ocorre através do Adobe ID.
Esse tipo de ação vai ao encontro de iniciativas que vem ocorrendo nos últimos tempos entre a Adobe e conhecidas fabricantes de câmeras como Fujifilm e Panasonic.
Nesse sentido, os lançamentos dessas empresas tem conexão direta com o Frame.io via backup automático no sistema de armazenamento em nuvem. Basta uma conexão a internet e está apta a transferência dos cliques para um ambiente seguro. Com isso, naturalmente se evita problemas de hardware que possam comprometer o seu trabalho ou mesmo aquelas fotos feitas em uma viagem especial.
Além da praticidade, a própria Adobe trouxe como exemplo de utilidade da função um evento com diferentes pessoas atuando de maneira presencial e remota. Em caso de um evento promocional, se torna possível transferir para a nuvem onde um designer tem não só acesso imediato, mas a chance de trazer rapidamente o arquivo para o ambiente de edição. Tudo isso, evidentemente, sem qualquer perda de qualidade.