A demonstração de poder e grandeza no mundo atual quando falamos nas maiores multinacionais também pode ser traduzida com um recado bem significativo ao ambiente corporativo através da magnificência e luxuosidade de suas respectivas sedes. Isso porque, se nos reinos antigos os palácios e castelos eram erguidos pelos monarcas para cada vez mostrar mais domínio e soberania sobre os povos, atualmente os bilionários tem em suas sedes a chance de traduzir essa mesma sensação milhares de anos depois como é o caso de Google, Apple, Facebook e o Instagram, por exemplo.
No caso da última companhia citada, ela recentemente inaugurou sua nova sede na cidade de Nova York, um dos mais importantes centros comerciais, turísticos e de arquitetura em todo o planeta. Com o trabalho de decoração desenhado pelo escritório de arquitetura Gehry Partners. Empresa radicada na Califórnia, o Gehry tem como inclusive premissa dentro da história reunir apenas os mais experientes e gabaritados arquitetos especialistas em projetos de diferentes ambientes: Acadêmicos, comerciais, museus e também residenciais.
Voltando a nova sede do Instagram, as fotos conseguem tranquilamente traduzir que a aposta de decoração foi justamente buscar o ambiente informal e mais descontraído que tem marcado a nova época das empresas. Ou seja, o esforço constante principalmente nas áreas de comunicação, fotografia ou mesmo da tecnologia em trazer os funcionários para um local de menor pressão para potencializar a capacidade de cada um demonstrar seus talentos.
Além das cores e ambientação entrarem nesse clima “cool”, outros elementos também mostram claramente o segmento dessa linha por parte do Instagram: Cozinha onde café além de outras bebidas e comidas são totalmente liberadas, livres de cobrança. Outro local impossível de se imaginar relacionado dentro do ambiente de uma empresa é o fato de existir um bar dentro da sede em Nova York onde são comercializadas cervejas e outros drinks.
Biblioteca, estúdio fotográfico, ambiente de palestras e outras atividades com decoração transitória… o investimento feito pelo Instagram em sua nova sede certamente não deve ter sido dos mais baratos e não é pra menos. Além de lhe render uma aparição de destaque na famosa revista de negócios Business Insider, agora a companhia multinacional poderá abrigar em média 1/3 dos engenheiros que trabalham atualmente na empresa.