Não apenas pensando na prestação dos serviços de fotografia, mas também um caráter geral, conseguir fazer a correta precificação é um verdadeiro “sacrifício” para diversas pessoas. Principalmente quando estamos falando de profissionais que ainda estão no início da trajetória e que, não contando com o embasamento teórico ou mesmo a experiência de mercado, acabam fugindo para mais ou, principalmente, para menos do que a base do setor propõe.
Além disso, existe também a outra face da questão que é os meios para justificar de maneira lógica o preço estabelecido na prestação do serviço. Isso porque, dependendo da resposta dada a um cliente em potencial, você pode tanto fidelizar uma pessoa como também fazer justamente o inverso, deixando pouco provável que aquela pessoa não apenas deixe de te contratar como também não a indique aos mais próximos. Logo, não basta pegar sua câmera, pensar por algum momento e “jogar” um valor de acordo com padrões que não sejam condizientes com a realidade do mercado. É preciso que o cálculo tenha sentido para você e para o cliente em potencial.
É justamente pensando no equilíbrio entre conhecimento (prático e teórico) além do potencial de marketing agregado dos serviços de fotografia que o publisher Leo Saldanha, da revista fotográfica especializada FHOX, desenvolveu o aplicativo chamado de ImagePrice.
A equação estabelecida por Leo para o desenvolvimento do ImagePrice passa diretamente por questões mais intangíveis do que, por exemplo, qual a precificação que a tendência do mercado tem dado para determinado serviço. No cálculo do app, são analisados elementos como custos fixos e variáveis, tempo estimado para o trabalho, depreciação do equipamento e até mesmo o preço por hora da sua dedicação profissional.
“Novo aplicativo foi criado para ser prático e fácil de usar na hora do fotógrafo profissional precificar o trabalho. ImagePrice surgiu de uma necessidade dos próprios fotógrafos”, ressalta Leo na descrição do aplicativo.
O aplicativo em questão foi desenvolvido para as plataformas mais conhecidas no mercado dos smartphones (iOS e Android) e pode ser acessada via contato direto com o seu desenvolvedor que, além de publisher do veículo citado, também cuida do núcleo de cursos batizado de Escola de Negócios FHOX.