No último dia 19 de agosto, foi comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Como os amantes da tão brilhante arte da fotografia sabem, esse “batismo” veio por conta do anúncio oficial do Daguerrótipo via Academia Francesa de Ciências.
Porém, para quem ama, vive, tem como profissão a arte da fotografia, sabe que esse dia é somente uma oficialização. O dia desse verdadeiro “dom” de eternizar momentos únicos é simplesmente maravilhoso. Ainda mais encantador quando unido ao talento humano e ao poder assombroso da tecnologia.
Pense em como é mágico quando se olha para uma foto. Seja da família em uma reunião anual. Com os amigos na balada. Com aquela pessoa que, infelizmente, não está mais entre nós
Somente de ler sobre o assunto, eu sei que algo desperta dentro de você. Alegria. Tristeza. Nostalgia. Emoção. Tudo isso graças a arte da fotografia e a força que ela possui na humanidade.
Por mais que os anos passem, simplesmente não fomos ainda capazes de realmente traduzir esses sentimentos com precisão. Ao olhar e analisar bem uma imagem, podemos passar horas em uma mistura inigualável de sensações.
Isso é tão maravilhoso quanto pensar que, na evolução, essa sensação passou do papel para as telas. Grandes e pequenas. E, mesmo assim, o impacto segue inabalável. Intempestivo. Encantador.
Porém, infelizmente o mesmo mundo que cresceu e se desenvolveu para o bem da arte da fotografia também o fez para o inverso. Roubo de fotografias e equipamentos. Uso indevido das imagens. Tentativa de produzir obras na velocidade do “business” e não da inspiração.
Para tudo isso, felizmente, existem mecanismos de proibição ou até mesmo prisão para os responsáveis. Porém, o mais importante aqui é dizer que precisamos sempre, acima de tudo, respeitar a arte da fotografia.
Respeite o trabalho alheio. Respeite quem pode ter gostos fotográficos diferentes. Respeite a evolução tecnológica como um novo recurso e não uma “morte” da arte. Simplesmente respeite.
A arte também começa pelo respeito. Celebremos a arte da fotografia apreciando e respeitando!