Bolha de lava gigante é captada em fotografia de paisagem

1 357

A fotografia de paisagem possui um característica que pode não ser única, mas que certamente chama a atenção também por isso: A total e absoluta imprevisibilidade. Mesmo com a previsão meteorológica em mãos, estudo de anos e mais anos de um local e qualquer outro elemento que seja, em alguns minutos tudo pode mudar quando se trata da natureza.

E, quando isso acontece, os seus planos de captar com suas lentes fotográficas um fenômeno em especial podem ser superados a infinita potência quando algo extremamente grandioso surge e recompensa toda a sua espera. Aquele momento onde você percebe ser um verdadeiro privilegiado de estar com uma câmera digital na mão em frente a ação por vezes muito sutil ou extremamente violenta da natureza.

bolha-de-lava-gigante-e-captada-em-fotografia-de-paisagem-Blog-eMania-2-6-04
Foto: Reprodução/Hypescience

Pensando em todos esses aspectos da fotografia de paisagem, o site norte-americano Petapixel conseguiu encontrar nos arquivos mais profundos da United States Geological Survey (Exames Geológicos dos Estados Unidos) uma imagem que, se impressiona a primeira vista, causa ainda mais espanto quando se entende o conteúdo: Uma imensa bolha de lava que chega a atingir de maneira totalmente simétrica a altura de 20 metros.

Segundo informou a própria USGS quando contatada pelo site, esse retrato foi tirado no mês de outubro, mas não se sabendo ao certo exatamente a data. Estima-se, pelos registros, que tenha sido entre os dias 10 e 13 de outubro no ano de 1969 onde estava sendo monitorada a atividade do vulcão Killauea, localizado no Havaí.

bolha-de-lava-gigante-e-captada-em-fotografia-de-paisagem-Blog-eMania-1-6-04
Foto: J.B. Judd/USGS

De acordo com o que declarou o instituto, a situação mais impressionante não é necessariamente a altura que atingiu essa bolha que faz parte do fenômeno batizado pelos especialistas como “Domo de Lava”, mas sim a altura que ela conseguiu atingir permanecendo visivelmente uniforme.

Através de seu banco de imagens, é possível ver um outro ângulo em fotografia de paisagem dessa mesma região onde, de maneira ligeiramente menos uniforme, foi estimado que o domo de lava chegou a atingir a mais assombrosa ainda marca de 75 metros de altura!

você pode gostar também
1 comentário
  1. Ricardo Franklin Diz

    Excelente conteúdo! Rico em detalhes, bem estruturado e
    extremamente informativo. Parabéns pela qualidade do
    material, é inspirador e esclarecedor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.