Cartões CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras

0 954

Antes que você venha reclamar sobre mais um novo tipo de mídia que você precisa comprar, devo dizer que o formato mais recente é uma atualização definitiva. Esta não é uma simples batalha entre dois formatos concorrentes; esta é uma evolução que tornará as coisas melhores para todos os envolvidos. O que é esse herói em ascensão? Os Cartões de Memória CFexpress.

 Cartões de Memória CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras

Por que precisamos dos Cartões CFexpress?

A razão é simplesmente que CFexpress são Cartões de Memória oferece velocidades muito superiores às mídias da geração atual, como Cartões XQD ou Cartões SD. Também tem espaço para melhorias e vários formatos para uso em diferentes tipos de equipamentos. Inclusive já passamos do Cartão CFexpress 1.0 para o 2.0, desbloqueando diferentes tamanhos e maiores velocidades.

 Cartões de Memória CFexpress Lexar

A Associação CompactFlash tem um objetivo muito claro com este formato: começar a unificar padrões. O Cartão de Memória CFexpress usa a interface PCIe 3.0 e pode oferecer de 1 a 4 vias de transferência de 1 GB/s. Ele também funcionará com NVMe para um desempenho mais rápido. Com base nesses números, você pode ter um Cartão de Memória para Câmeras que transfere dados a uma taxa de 4 GB/s. Isso é incrível. Os Cartões XQD só pode atingir velocidades alvo de até 0.5 GB/s.

No futuro, os Cartões de Memória CFexpress poderão adotar as especificações PCIe 4.0 e, esperançosamente, permanecer compatível com versões anteriores com o mesmo formato.

Cartões CFexpress Type : o próximo formato de Memória para Câmeras

Dividindo os diferentes Types “Tipos” disponíveis, dois estão disponíveis para compra, com um terceiro aguardando seu momento de brilhar. Os dois que você verá nos equipamentos de fotografia e vídeo do consumidor são o Type-A “Tipo A” e o Type-B “Tipo B”. O Cartão CFexpress Type-C “Tipo C” é maior e tem maiores velocidades potenciais, mas ninguém o implementou ainda.

Cartões CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras
CFexpress Type-A mostrado em uso com a Sony a7S III. O tamanho do cartão oferece velocidade aprimorada, permitindo que a câmera suporte cartões SD usando um design de slot exclusivo.

O Cartão CFexpress Type-A tem tamanho próximo ao de um Cartão de Memória SD e é um pouco menor, mas mais espesso. A primeira Câmera Digital de consumo a usar esse formato é a Câmera Sony Alpha a7S III Mirrorless 4K Full-Frame, e o primeiro fabricante a produzi-las também foi a Sony com sua Série TOUGH CEA-G Acredito que esse formato se tornará muito mais popular nos próximos anos, em Câmeras com formatos menores.

Intensificando, temos o formato mais popular Type-B. Agora, você pode estar pensando que isso parece familiar, e você estaria certo. Cartões CFexpress Type-B e Cartões XQD usam exatamente o mesmo fator de forma e conectores. Por causa disso, muitas Câmeras, como as Câmeras Nikon Z Series e Panasonic S Series, que originalmente tinham suporte para Cartão XQD, conseguiram habilitar o CFexpress por meio de atualizações de firmware. O Cartão XQD já oferecia benefícios em relação a muitos tipos de cartões de memória convencionais e é notavelmente menor que o formato CFast concorrente, por isso é fácil ver por que ele decolou no início da expansão do CFexpress.

Finalmente, há o Cartão CFexpress Types-C. Tem um tamanho próximo aos Cartões CompactFlash e CFast, embora ofereça velocidades muito mais rápidas. Ainda não foi usado em nenhum produto de consumo, mas pude ver que será popular para câmeras de cinema no futuro com sua velocidade adicional e o fato de as próprias câmeras serem maiores.

Hoje temos duas opções para os formatos Cartões CFexpress: Type-A e Type-B. A grande maioria das Câmeras existentes faz uso do formato Type B, provavelmente porque foi uma transição suave do modelo XQD. No entanto, a Sony produziu os primeiros Cartões CFexpress Types-A quando lançou a Câmera Mirrorless a7S III com Slots CFexpress Type-A. Para a maioria dos fotógrafos, o Type-B é o que você precisa.

Cartões CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras

Felizmente, o CFexpress Type-B já existe há algum tempo, e muitos grandes fabricantes de Cartões de Memória para Câmeras agora produzem suas próprias linhas de cartões de alto desempenho. Vou passar por alguns agora.

Sony

O primeira desta lista é a Sony, que recebeu um bom aviso anteriormente por ser a única a oferecer Cartões Sony CFexpress Type-A. Eles explodem os Cartões SD com velocidade de gravação 700 MB/s e velocidade de leitura chegando a 800 MB/s. Eles também são classificados como parte da linha de Cartões de Memória TOUGH da Sony, o que significa que são duráveis e aguentam fluxos de trabalho profissionais – e acidentes – sem preocupação. No momento existem apenas opções Cartões CFexpress Type-A de 80GB e 160GB, e elas funcionam apenas com as Sony a7S III.

Cartões CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras
Cartão de Memória Sony CFexpress Type-A TOUGH de 160GB

Os Cartões CFexpress Type-B ainda é algo que a Sony oferece, com uma linha direta de Cartões com capacidade de 128, 256 e 512GB. Estes também são robustos, os Cartões TOUGH oferecem velocidades máximas de gravação de 1480MB/s e de leitura até 1700MB/s. Outra ótima escolha.

Cartao de Memoria CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras
Cartão de Memória CFexpress Type-B Sony TOUGH de 512GB

Falando em Sony, uma ótima opção Leitor para Cartão de Memória CFexpress Type-B seria o Leitor Sony MRW-G1 de interface USB de alto desempenho dos Cartões de Memória CFexpress e XQD. Este leitor de cartão compacto e fácil de transportar transfere dados em alta velocidade para um PC, permite que você mova dados por USB 3.1 Gen 2 para edição de pós-produção e armazenamento de arquivos, melhorando drasticamente o fluxo de trabalho, suportando transferências rápidas de arquivos de até 10Gb/s.

SanDisk

A programação da SanDisk é bastante simples, o que é útil, na minha opinião. A empresa oferece uma única linha de Cartões CFexpress Types-B Extreme PRO. Eles foram desenvolvidos para Câmeras DSLR como a Canon EOS-1D X Mark III, para lidar com sua velocidade impressionante e vídeo RAW. As velocidades oferecidas nos Cartões de Memória 128GB e maiores atingem velocidade de leitura 1700MB/s e velocidade de gravação até 1400MB/s. A versão de 64GB é um pouco mais conservadora, com velocidade de leitura de 1500MB/s e de gravação de 800MB/s.

Cartao de Memoria CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras
Cartão CFexpress Type B SanDisk Extreme PRO de 128Gb

ProGrade Digital

Outra marca sólida para mídia profissional é a ProGrade Digital, que saltou de cabeça para o Cartões CFexpress. Tem várias formações e versões. Considerando as duas opções principais, temos as Séries Gold “Ouro” e Cobalt “Cobalto”. A Série Gold será a escolha para a maioria dos fotógrafos e cinegrafistas, com velocidades de gravação sustentadas de 300MB/s ou mais (600-1000MB/s para qualquer coisa menor que 256GB). Há também uma velocidade máxima de leitura de até 1600MB/s, para que você possa revisar e transferir arquivos rapidamente.

Cartões CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras
Cartão de Memória CFexpress 2.0 Gold ProGrade Digital Type B de 512Gb

A Série Cobalt, por outro lado, leva as coisas ao extremo com velocidades de gravação sustentadas mínimas de 1300MB/s. Isso lidará com os formatos de vídeo RAW mais recentes sem problemas, porque você pode gravar nessas velocidades até preencher o cartão. Videomakers de vídeos profissionais vão querer a Série Cobalt.

Cartões CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras
Cartão de Memória ProGrade Digital Cobalt CFexpress 2.0 Type B 650GB

Delkin Devices

Outro fabricante de Cartões de Memória confiável invadindo o espaço CFexpress é a Delkin Devices. Ele tem uma linha sensata de CFexpress Type-B, embora comece com o modelo PRIME razoável de 64 GB e suas velocidades de gravação de 450 MB/s e leitura de 1450 MB/s. Movendo-se para 128 GB, você entra na série POWER, que aumenta até 600 MB/s de gravação e 1600 MB/s de leitura. Então, continuando no POWER de 256 GB até incríveis 2 TB, você obtém impressionantes velocidade de gravação de 1430 MB/s e de leitura 1730 MB/s. Esta é uma situação em que tamanhos maiores equivalem a velocidades maiores.

Cartões CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras
Cartão de Memória CFexpress Type B Delkin Devices POWER 2TB

Lexar

Bem conhecido e respeitada no espaço Cartões de Memória, só faz sentido ver a Lexar entrando na arena do CFexpress Type-B. A Lexar mantém sua marca “Profissional” e faz sentido com todos os seus cartões – de 64 GB a 512 GB – atingindo velocidades de gravação de 1.000 MB/s e leitura de 1.750 MB/s. Não há muito mais para entrar lá. É um desempenho sólido de uma empresa sólida.

Cartao de Memoria CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras
Cartão Lexar CFexpres Type-B Professional de 512 GB

Olhando para o Futuro

Uma grande vantagem do formato CFexpress é que teoricamente ele pode ser planejado para funcionar com a próxima especificação PCIe 4.0, levando a velocidades dramaticamente aumentadas. Da mesma forma que os Cartões SD obtiveram seu poder de permanência ao serem atualizados para lidar com velocidades cada vez mais rápidas, espero que os Cartões CFexpress se torne o próximo padrão por um longo tempo.

Ainda não sabemos o que esse novo formato de mídia tornará possível. Os primeiros movimentos mostram que ele é capaz de suportar vídeo 4K RAW e altas taxas de dados, mas os fabricantes de Câmeras e dispositivos em breve poderão usar essa taxa de transferência extra em seus próximos planos. Quem sabe? Talvez a captura de imagem em RAW em mais de 30fms de resolução esteja no horizonte ou imagens 6K e 8K em uma Câmera de bolso. O tempo vai dizer.

Cartões CFexpress: o próximo formato de Memória para Câmeras

Você está pronto para o CFexpress? Sei que nós estamos. Também estamos pensando um uma abreviação. O que estamos pensando? CFx? Deixe-nos saber seus pensamentos e perguntas na seção de comentários, abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.