No post de hoje eu vou falar de dois itens muito importantes, e que muita gente não dá o minimo valor, mas que ajuda o fotógrafo, o diretor de fotografia, o cinegrafista, o operador de câmera, o filmmaker, enfim todo profissional que trabalha com registros de imagens tanto analógicas como digitais. Ele são de um grande auxilio, principalmente para exposição da luz e ajustes do branco (white balance), eu estou me referindo da “escala de cinza” (gray scale) e do cartão de cinza 18% (gray card).
O Cartão de Cinza (Gray Card)
Quando nós estamos medindo a intensidade de uma determinada fonte de luz de uma cena, com a finalidade de efetuar o ajuste correto ou o desejado da exposição, nós utilizamos um fotômetro que mede a luz incidente ou um Spot meter que mede a luz refletida. Hoje em dia todas câmeras fotográficas e câmeras de vídeo possuem fotômetros embutidos que medem a luz refletida. Mas se você se você se encontra numa situação de ter que corrigir a exposição de uma cena que é constituída por áreas claras e escuras, é possível que algumas tonalidades intermediárias não existam nesse cenário real, a maioria dos fotômetros produzira resultados insatisfatórios. Então neste caso você pode apontar a câmera, para uma área que contenha uma tonalidade média de cinza. Existe um tom de cinza que se refere a esta tonalidade média de 18% numa escala de tons que vai do branco absoluto ao preto absoluto. Você pode utilizar um cartão de cinza 18% para fazer um fotometria por substituição, para obter uma melhor exposição da luz. É um método relativamente simples. Quando você estiver numa situação, por exemplo com uma área extremamente clara, aponte a lente de sua câmera para um cartão de cinza (médio) 18%, deixe em modo manual, considere a leitura do fotômetro e veja também a combinação de velocidade e abertura. Na realidade uma cena mediana não reflete 18% e sim 13% da luz que incide sobre ela.Quando você estiver utilizando um cartão de cinza 18% numa fotometragem, aumente 1/2 ponto na exposição (fator de compensação) para a maioria das situações, mas se você estiver numa situação que for muito clara diminua 1/2 ponto na exposição. Isso ajudará a conservar as texturas e os detalhes.
A Escala de Cinza (Gray Scale)
Uma escala de cinza (gray scale) possui graduações de valores de cinza, onde em um dos extremos é o branco total (fora da área cinza) e no outro extremo o preto total ou preto profundo (fora da área cinza), em seu ponto médio a tonalidade existente será a do cinza que determina o valor da porcentagem de luz refletida por esta zona, conhecida como cinza médio ou neutro (neutral gray) 50%. Ela é muito utilizada para ajustes das cores pelo white balance (balanço do branco) das câmeras fotográficas e câmeras de vídeo, calibrar monitores de vídeo e computadores e estudar o sistema de zonas, que consiste em examinar a latitude e variação de luminosidade de uma determinada cena ou fotografia. Quando nós estamos focados na luminosidade ignorando a questão das cores, é possível utilizar uma escala de cinza (grey scale chart) em que cada tom existente na escala, representa o dobro de luminosidade em relação a tonalidade anterior, que funciona de uma forma logarítmica, onde o fotógrafo americano Ansel Adams definiu o seu sistema de zonas. Num próximo post eu vou esclarecer melhor sobre este sistema de zonas e a latitude de uma câmera e de uma imagem.
Confira na eMania – Foto e Video o Cartão Cinza 3 em 1 para Balanço de Branco
Abraços a todos!
E espero que vocês tenham gostado, até o próximo post!
Fernando Rozzo